• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

1ª Casa da Mulher Brasileira será inaugurada, nesta 3ª feira, em Campo Grande



03.02.2015


Presidenta Dilma Rousseff e ministra Eleonora Menicucci darão início a atendimentos de mulheres em situação de violência. Espaço terá condição de atender cerca de 4.000 pessoas por mês

 

Com informações da SPM

 

1ª Casa da Mulher Brasileira será inaugurada, nesta 3ª feira, em Campo Grande/

Espaço integra serviços públicos para atender mulheres em situação de violência
Foto: SPM

Um local para concentrar os serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, facilitar a acolhida delas e acelerar os encaminhamentos ao poder público para o enfrentamento à impunidade. É com essa inovação que será inaugurada nesta terça-feira (3/2), em Campo Grande (MS), a primeira Casa da Mulher Brasileira – um dos eixos estratégicos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

O ato solene será conduzido pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Dentre as autoridades, estarão presentes a diretora regional da ONU Mulheres para América Latina e Caribe, Luiza Carvalho, e a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

“A Casa da Mulher Brasileira é um dos exemplos positivos para toda a América Latina e o Caribe na área de enfrentamento à violência. Estamos otimistas de que o Brasil inspire nações ao redor do mundo a traçarem estratégias de serviços integrados para apoiar as mulheres em situação de violência e enfrentar a impunidade”, considera a diretora regional da ONU Mulheres para América Latina e Caribe, Luiza Carvalho.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a Casa da Mulher Brasileira tem a capacidade de proporcionar “às potenciais usuárias um porto seguro e acolhedor que lhes ajude a retomar as suas vidas por meio do exercício dos seus direitos. Percebemos, ainda, que para a sociedade brasileira estão sendo ofertadas as condições para reverter e eliminar o quadro de violência que corrói vidas humanas. E, por fim, ao poder público, entendemos que aqui se inscreve mais uma importante resposta do papel do Estado de assegurar os direitos humanos das mulheres”.

Localizada na Rua Brasília, s/n, Lote 10 A, quadra 2, Jardim Imá, na cidade de Campo Grande (MS), a Casa tem capacidade para abrigar até 108 pessoas trabalhando simultaneamente, com capacidade de mais de 4.000 atendimentos ao mês. Somente em infraestrutura foram investidos na obra R$ 9,3 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O Programa Mulher, Viver sem Violência integra serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda. Sob a coordenação da SPM, o programa inclui a transformação do Ligue 180 em disque-denúncia, unidades móveis de atendimento para mulheres do campo, da floresta e das águas, centros de Atendimento às Mulheres nas Regiões de Fronteiras Secas e a humanização da coleta de vestígios de crimes sexuais.

Inauguração da 1ª Casa da Mulher Brasileira – programa Mulher, Viver sem Violência
Data: 3 de fevereiro de 2015 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Casa da Mulher Brasileira (Rua Brasília, s/n, Lote 10 A, quadra 2, Jardim Imá) – Campo Grande/MS