• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Conferência de População do Cairo de 1994 é destaque na Assembleia Geral da ONU



17.09.2014


A saúde e os direitos das mulheres e pessoas jovens, em especial das meninas e adolescentes, são o foco de vários eventos a serem realizados por ocasião da 69ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja abertura ocorre no próximo dia 24 de setembro na sede da ONU em Nova York.

O diretor executivo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Babatunde Osotimehin, falará aos líderes mundiais sobre a vital importância dos investimentos em mulheres e pessoas jovens para o cumprimento das metas da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) do Cairo, de 1994, e o alcance das metas da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Osotimehin, que está disponível para entrevistas, está programado para participar dos seguintes eventos:

Quinta-feira e sexta-feira, 18 e 19 de setembro
• Consulta mundial sobre Fé e Saúde Reprodutiva no Pós-2015

Representantes de várias religiões e organizações religiosas são esperados para reafirmar seu apoio à saúde sexual e reprodutiva e aos direitos reprodutivos, bem como lançar um apelo à comunidade internacional para defender esses direitos na agenda de desenvolvimento pós-2015.
Onde: Sala de Conferências 9, Sede das Nações Unidas
Quando: 10h – 17h
Domingo, 21 de setembro

• Cúpula do Bem Social
Dr. Osotimehin e a supermodelo e ativista etíope Liya Kebede discutirão a saúde materna, o papel da juventude no desenvolvimento futuro e formas de aproveitar o dinâmico cenário das mídias sociais e das rápidas inovações tecnológicas para permitir que as pessoas jovens possam realizar o seu pleno potencial.
Onde: 92nd Street Y, 1395 Lexington Ave, Nova Iorque
Quando: 13h15 – 14h15

Segunda-feira, 22 de setembro

• Sessão Especial da Assembleia Geral sobre a CIPD além de 2014
Líderes de todo o mundo, incluindo presidentes e chefes de governo, irão avaliar o estado de implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) e renovar seu compromisso com as ações necessárias para o pleno alcance de suas metas e objetivos.
Onde: Salão da Assembleia Geral, Sede das Nações Unidas, Nova Iorque
Quando: 13h – 21h

• Evento de Alto Nível sobre o bônus demográfico no Sahel
Os participantes, incluindo os presidentes do Chade, Costa do Marfim e Mali; Melinda Gates; e os líderes do Banco Mundial e das Nações Unidas, participarão de uma discussão interativa sobre os progressos e os compromissos assumidos por meio de uma parceria multissetorial única, incluindo o Banco Mundial, o UNFPA e os países do Sahel, para que esses países possam colher os bônus de investir em seus jovens.
(Obs.: o Sahel é a região da África Subsaariana situada entre o deserto do Saara, ao norte, e a savana do Sudão, ao sul).
Onde: Sala de Conferências 6, Sede das Nações Unidas
Quando: 9h – 10h30

• Evento de alto nível de Primeiras-Damas Africanas sobre saúde materna e neonatal
Várias primeiras-damas de países da África irão renovar seu compromisso com a saúde materna e neonatal e com a mobilização de lideranças políticas e parcerias estratégicas para a obtenção de investimentos adicionais que reduzam a mortalidade materna e promovam o bem-estar de meninas africanas.
Onde: Sala da ECOSOC, Sede das Nações Unidas
Quando: 10h – 12h30