• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Diálogos Intergeracionais Pequim+20 reúnem, nesta 6ª feira, gerações de ativistas feministas



12.09.2014



Atividade será transmitida ao vivo pela internet: http://youtu.be/lYCD79gOqT0

Diálogos Intergeracionais Pequim+20 reúnem, nesta 6ª feira, gerações de ativistas feministas/

Feministas e pesquisadoras discutirão avanços e desafios para a igualdade de gênero

A ONU Mulheres Brasil realiza, nesta sexta-feira (12/9), o Diálogos Intergeracionais Pequim+20 com ativistas feministas participantes da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, ocorrida em 1995, e novas lideranças dos movimentos feminista e de mulheres. Com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a atividade acontecerá entre 11h e 13h, em Belo Horizonte, com transmissão pela internet: http://youtu.be/lYCD79gOqT0

A roda intergeracional será composta por oito lideranças: quatro delas estiveram, há quase 20 anos, em Pequim: Nilza Iraci, presidenta de Geledés – Instituto da Mulher Negra; Denise Dora, vice-presidenta do Fundo Brasil de Direitos Humanos e integrante do Comitê Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil; Neuma Aguiar doutora em Sociologia e em Ciências Políticas e membro vitalício da Associação Internacional de Pesquisas sobre Uso do Tempo; e Lydia Alpizar, diretora executiva da Associação pelos Direitos das Mulheres e o Desenvolvimento.

As lideranças da nova geração estarão representadas por quatro jovens: três mulheres – Lia Lopes, do Coletivo Jovens Feministas de São Paulo; Cássia Reis e Thaís Zimbwe, jornalista e coordenadora da Ujima Brasil contra o racismo e pelos direitos humanos; e um homem – Ivens Reis Reyner, ativista de juventude, direitos sexuais e reprodutivos.

Os Diálogos Intergeracionais Pequim+20 serão mediados pela jornalista Fernanda Rodrigues, do programa Observatório Feminino, da Rádio Itatiaia. A atividade tem como objetivo atualizar o debate sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero no contexto da celebração dos 20 anos da Conferência de Pequim. Está inserida nos IV Seminários Internacional Política e Feminismo e de 30 anos do NEPEM.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, os Diálogos Intergeracionais promovem “a aproximação de ativistas que vivenciaram o processo de preparação e monitoramento de Pequim, em 1995, com as novas gerações dos movimentos feminista e de mulheres”. De acordo com Gasman, a troca de experiências e saberes mantém o diálogo e a memória entre gerações e poderá “atualizar, a partir das realidades plurais e trajetórias de mulheres, as pautas de reivindicação que deverão conduzir a agenda internacional pós-2015”.

Pequim+20 – Em maio deste ano, a ONU Mulheres lançou a campanha “Empoderar as Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” para mobilizar governos, cidadãos e cidadãs para imaginar um mundo em que a igualdade de gênero seja uma realidade e se unir a um debate mundial.
Esta iniciativa tem como objetivo celebrar os 20 anos da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, reafirmando o compromisso com o cumprimento da Plataforma de Ação de Pequim.

O processo Pequim+20 pretende envolver as diferentes gerações de ativistas, gestoras e gestores, especialistas em gênero por meio das seguintes ações globais, revisitando as 12 áreas prioritárias do Plano de Ação: Mulheres e pobreza; Educação e Capacitação de Mulheres; Mulheres e Saúde; Violência contra a Mulher; Mulheres e Conflitos Armados; Mulheres e Economia; Mulheres no Poder e na liderança; Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; Direitos Humanos das Mulheres; Mulheres e a mídia; Mulheres e Meio Ambiente e Direitos das Meninas.

Diálogos Intergeracionais Pequim+20
Data: 12 de setembro de 2014 (sexta-feira)
Horário: das 11h às 13h
Local: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha) – Belo Horizonte/MG
Transmissão ao vivo: http://youtu.be/lYCD79gOqT0