• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Governo federal lança a publicação Jovens Mulheres e Políticas Públicas sobre empoderamento feminino



22.01.2015


 

“Jovens mulheres e políticas públicas” apresenta o processo de capacitação e empoderamento para a participação de mulheres entre 15 e 29 anos na construção de políticas públicas e diretrizes para a juventude no Governo Federal.

 

Governo federal lança a publicação Jovens Mulheres e Políticas Públicas sobre empoderamento feminino/

Em dezembro de 2014, se encerrou programa do governo federal com o apoio das Nações Unidas Foto:
Bárbara de Oliveira/PNUD

Em 2011, a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) criaram o grupo de trabalho Jovens Mulheres como um esforço para que 25 milhões de brasileiras de diferentes classes sociais, raças, etnias e territórios se tornassem pauta prioritária das políticas públicas no Brasil. Esse esforço se deu pelo Plano Plurianual 2012-2015 que prevê ações de autonomia, inclusão social e produtiva e da perspectiva de gênero nas políticas públicas de juventude. E na proposição do capítulo 10 do III Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM), dedicado a políticas de promoção da igualdade para as mulheres jovens, idosas e mulheres com deficiência.

O grupo de trabalho Jovens Mulheres, composto por Governo, sociedade civil e organismos internacionais, levantou as principais pautas nas quais se articulavam os recortes de gênero e juventude. O debate iniciado culminou no I Seminário Nacional de Políticas Públicas para Jovens Mulheres, realizado em Brasília, em junho de 2013, e no Encontro Jovens Mulheres Líderes, em dezembro de 2014. As ações tiveram o apoio da ONU Mulheres e do Programa das Nações Unidas (PNUD) que elaborou o curso “Jovens Mulheres Líderes: Programa de Fortalecimento em Questões de Gênero e Juventude” com 15 participantes que durante nove meses debateram políticas específicas, que respondam às suas necessidades e expectativas.

O livro contém artigos que contemplam, na primeira parte, a construção das políticas e, na segunda, as pautas e demandas identificadas.

Acesse a publicação em PDF: Jovens_Mulheres_e_politicas_publicas