• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONG colombiana de direitos das mulheres recebe maior premiação mundial de refugiados



12.09.2014


Com os mais modestos recursos, as mulheres fazem seu trabalho a pé, de ônibus ou de bicicleta. Como cautela, como se deve, elas transitam pelos bairros mais perigosos ajudando as mulheres a ter acesso a cuidados médicos e a denunciar crimes

ONG colombiana de direitos das mulheres recebe maior premiação mundial de refugiados/

Afrocolombianas Maritza, Gloria e Mery prestam apoio e orientação a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual

A ganhadora do Prêmio Nansen para Refugiados 2014 é a ONG colombiana Rede Borboletas com Novas Asas, Construindo um Futuro, ou somente Rede Borboletas. Suas integrantes arriscam suas próprias vidas para ajudar sobreviventes de deslocamento interno e abuso sexual.

Atuando na cidade litorânea de Buenaventura, a Rede Borboletas – onde todas trabalham como voluntárias – já ajudou mais de mil mulheres e suas famílias.

A Colômbia é o segundo país no mundo com maior número de deslocados internos, o primeiro é a Síria. Nenhum outro lugar no país foi tão devastado pelo conflito quanto a região de Buenaventura. Este porto industrial tem algumas das mais altas taxas de violência e deslocamento na Colômbia devido aos crescentes conflitos entre grupos armados ilegais. Mulheres e crianças são alvos frequentes, já que os abusos contra elas, como tortura, estupro e assassinato, servem como demonstração de força e poder.

“Essas mulheres fazem um trabalho extraordinário no mais desafiador dos contextos”, afirmou o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados António Guterres. “Dia após dia elas arriscam a vida para curar as feridas das mulheres e crianças de Buenaventura. Não há palavras para definir sua coragem”.

Segundo o Alto Comissário Guterres, “a situação em Buenaventura ilustra o devastador impacto dos conflitos nas famílias e quão essencial é o trabalho da Rede Borboletas”.

“Em sua disputa para ganhar territórios, os grupos armados ilegais em Buenaventura visam destruir a estrutura social das comunidades. Eles violam os mais vulneráveis por agressão sexual, sequestro e assassinato. As voluntárias da Rede Borboletas colocam as deslocadas e vítimas de abuso sob suas asas e as ajudam a recuperar suas vidas e a fazer valer de seus direitos”, acrescentou.

Com os mais modestos recursos, as mulheres fazem seu trabalho a pé, de ônibus ou de bicicleta. Como cautela, como se deve, elas transitam pelos bairros mais perigosos ajudando as mulheres a ter acesso a cuidados médicos e a denunciar crimes. Este trabalho no interior das comunidades permite que elas cheguem às mulheres mais vulneráveis, mas também traz o perigo e as ameaças de grupos armados ilegais.

As mulheres que vivem nas áreas mais pobres de Buenaventura muitas vezes têm medo de denunciar a violência sexual. As poucas que o fazem ficam desprotegidas, pois muitas vezes vivem ao lado de seus agressores. Construir a confiança neste tipo de ambiente é um processo lento e desafiador. A Rede Borboletas opera com o princípio de “comadreo”, que tem um significado especial na cultura afro-colombiana, unindo respeito, verdadeira solidariedade e confidencialidade.

Um componente essencial da assistência que a Rede Borboletas promove são as oficinas sobre legislação e direitos da mulher, assim como capacitações para aquisição de habilidades e competências. Juntas, as mulheres percebem que não estão sozinhas em seu sofrimento, e recuperam lentamente sua autoestima e força.

Enviada Especial do ACNUR, a atriz Angelina Jolie elogiou o trabalho das vencedoras. Enquanto ativista pelo combate à impunidade da violência sexual em cenários de conflito, Jolie afirmou que o trabalho da Rede Borboletas “salva vidas”.

“A Rede Borboletas aproveita sua força feminina para ajudar milhares de pessoas vulneráveis, que de outra forma não teriam acesso a seus direitos e proteção. Espero que este prêmio ajude mais pessoas a entender que temos de mudar de atitude em relação à violência sexual, assim como ajude a acabar com a impunidade”, disse Jolie.

Cerimônia de Premiação – A Rede Borboletas receberá a Medalha do Prêmio Nansen de Refugiados em uma cerimônia em Genebra, Suíça, no dia 29 de setembro. O grupo será representado por três mulheres; Gloria Amparo, Maritza Asprilla Cruz e Mery Medina.

A cerimônia de premiação contará com uma palestra de abertura da Enviada Especial do ACNUR Angelina Jolie (em vídeo) e apresentações musicais de apoiadores do ACNUR, o cantor e compositor sueco-libanês Maher Zain e da cantora e compositora do Mali Rokia Traoré. A dupla mexicana Rodrigo e Gabriela também tocará na cerimônia.

Um material multimídia está disponível para jornalistas no link: www.unhcr.org/nansenmaterials www.unhcr.org/nansenmaterials

Sobre o Prêmio Nansen de Refugiados – Em seu 60º aniversário, o Prêmio reconhece trabalhos humanitários extraordinários em favor dos refugiados, deslocados internos ou apátridas. A premiação inclui uma medalha comemorativa e um aporte financeiro no valor de US$100 mil. E colaboração conjunta com o ACNUR, o vencedor usa o prêmio para financiar um projeto que complementa o seu trabalho já existente.

A cerimônia do Prêmio Nansen de Refugiados é o momento mais visível do abrangente programa do Prêmio Nansen para os Refugiados. A cerimônia funciona como uma plataforma de advocacy, que permite ao ACNUR e seus parceiros aumentarem a conscientização e apoio à causa dos refugiados. É também um fórum para a diplomacia informal entre os funcionários de alto escalão, além de uma oportunidade para destacar o trabalho humanitário extraordinário daqueles que vão além do seu dever em prol dos refugiados, deslocados internos ou apátridas. A cerimônia é promovida pelo ACNUR e seus parceiros; os governos da Suíça e da Noruega, o Conselho Norueguês para os Refugiados e da Fundação IKEA. A cerimônia será apresentada por Isabelle Kumar da Euronews.

As candidaturas para o Prêmio 2015 estão abertas. Para mais informação: www.unhcr.org/nansenwww.unhcr.org/nansen