• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres faz, nesta 3ª feira, hangouts sobre Pequim+20



21.07.2014


Evento online coloca em evidência o tema Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões – uma das 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim

 

ONU Mulheres faz, nesta 3ª feira, hangouts sobre Pequim+20/

Joseanes Lima, Lúcia Avelar e Margaret Groff compõem o time de entrevistadas sobre Mulheres no Poder e na Tomada de Decisão

Passados quase 20 anos da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, houve mudança sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão? Elas estão mais concentradas em que áreas? O que muda quando as mulheres são destacadas para a representação política? Elas têm feito diferença nas empresas? Essas e outras questões estarão em evidência no hangouts sobre Pequim+20, processo que traz para a discussão as 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim, de 1995.Durante uma hora, três blogueiras entrevistarão três mulheres que ocupam espaços importantes na política, na economia e na pesquisa acadêmica sobre gênero e poder. O evento online acontecerá nesta terça-feira, (22/7), das 14h às 15h, no seguinte endereço eletrônico: https://plus.google.com/u/0/events/cpum0n7p10drr1pnuelrgm25ru0

O time de entrevistadas é composto por Joseanes Lima é especialista em Elaboração e Análise de Políticas Públicas para Gênero, Raça e Etnia, é pós-graduada em Gestão Pública e integra o Comitê Gestor Pró-Equidade da Câmara dos Deputados. A pesquisadora Lúcia Avelar, doutora em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, agregará à entrevista com seus conhecimentos em torno dos estudos “As mulheres, os partidos e o recrutamento de candidaturas”, “50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile” e “Participação político-eleitoral da mulher e consciência feminina”.

A terceira convidada é a engenheira Margaret Groff, diretora financeira executiva da Hidrelétrica de Itaipu e primeira funcionária de carreira a chegar à diretoria da Itaipu. O empenho nas ações de equidade de gênero dentro e fora da empresa resultaram em prêmios como o Oslo Business for Peace Award 2013, considerado a maior forma de reconhecimento de líderes de negócios por seus esforços na promoção da paz nas relações entre empresas e sociedade. Desde o ano passado, é presidente do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, grupo que reúne 64 gestoras e empresárias de diversos setores da indústria e comércio.

O hangouts terá a participação de Jarid Arraes, autora do blog “Questão de Gênero”, do site da Revista Fórum; Juliana Gonçalves, uma das 15 jovens líderes selecionadas pela ONU Mulheres, SNJ e PNUD para o Programa Jovens Mulheres Líderes; e Lola Aronovich, autora do blog “Escreva Lola Escreva” que já ultrapassou dez milhões de visitas.

Pequim+20 – A ONU Mulheres está fazendo uma mobilização internacional no contexto do 20º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, no ano de 1995. Trata-se de um momento histórico que definiu, para o mundo, o conceito de gênero, a noção de empoderamento das mulheres e a estratégia de políticas transversais com perspectiva de gênero. Tornou-se, assim, um marco global para os direitos das mulheres e meninas.

Pequim + 20 se iniciou em 22 de maio e será construído até o ano de 2015 sob o lema “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!”. O objetivo é envolver uma rede global em torno do tema geral da Conferência de Pequim: empoderamento das mulheres e igualdade de gênero.

Em março de 2015, avanços e lacunas da Declaração e da Plataforma de Pequim serão discutidas na Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), culminando com um evento de alto nível na Assembleia Geral da ONU, em setembro. Será um posicionamento importante sobre a agenda pós-2015, propondo um modelo de desenvolvimento para o futuro em que a garantia dos direitos das mulheres, a autonomia e a igualdade de gênero fazem parte dos grandes debates e acordos mundiais.