• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Visão geral


Acesso rápido :::: ONU Mulheres Brasil | ONU Mulheres no mundo

Publicações | Campanhas |  Vídeos |  Fotos | Apoiadoras públicas | Notícias |

Visão geral/

 

O Escritório da ONU Mulheres no Brasil está empenhado em apoiar o país para endereçar de forma abrangente e integrada as barreiras estruturantes referentes à promoção da igualdade entre mulheres e homens. A ONU Mulheres cumpre esse compromisso ao alavancar seu triplo mandato de apoio normativo, coordenação interagencial no Sistema ONU e suas atividades operacionais (implementação de seus programas e projetos).

Por meio do componente normativo de seu mandato, a ONU Mulheres apoia, sob demanda, o governo brasileiro a contextualizar e adaptar as normas, políticas e marcos globais ao contexto e às prioridades nacionais. Apoia também a preparação e participação de representantes do Estado Brasileiro em fóruns intergovernamentais e a elaboração de relatórios nacionais para os Órgãos de Tratado de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Por meio do componente de Coordenação Interagencial de seu mandato, a ONU Mulheres apoia o sistema das Nações Unidas no Brasil, assim como parceiros nacionais e subnacionais, a alcançar resultados em suas áreas de atuação, incluindo o aumento de sua responsividade em relação aos os compromissos internacionais e à efetiva incorporação das perspectivas dos direitos das mulheres e das populações negra e indígena. Apoia também a prestação de contas por meio da elaboração de relatórios sobre as atividades realizadas por todo o Sistema ONU junto aos órgãos intergovernamentais. A ONU Mulheres preside e lidera o Grupo Temático Interagencial de Gênero, Raça e Etnia, que possui, atualmente, 16 Agências, Fundos e Programas da ONU.

Por meio do componente operacional de seu mandato, a ONU Mulheres oferece assessoria política integrada direcionada aos governos federal e subnacionais, ao Judiciário e ao Parlamento, mediante solicitação. Apoia também, se apropriado, a mobilização social e ações de fortalecimento de capacidades para a implementação eficaz de políticas, programas, planos e práticas nacionais, responsivos às necessidades específicas dos diversos grupos de mulheres no Brasil.