• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Campanhas


2021

SOMOS INDÍGENAS 

Mulheres indígenas participantes do Acampamento Terra Livre 2021, em Brasília, somaram as suas vozes à campanha “Somos Indígenas”, da ONU, e “Geração Igualdade”, da ONU Mulheres, destacando questões como identidade, povos, territórios, educação, saúde como parte do ativismo em defesa dos direitos humanos. 

Confira algumas peças da campanha nas redes sociais #SomosIndígenas

 

Campanhas/

 

 

UNA-SE PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES 

 

Campanhas/

 

A ONU Brasil promoveu, entre 20 de novembro e 10 de dezembro de 2021, a edição anual da campanha do secretário-geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Desenvolvida desde 2008, ela apoia os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Neste ano, a iniciativa completa três décadas de mobilização internacional. Em todo o mundo, a ONU abordou o tema: “Pinte o mundo de laranja: fim da violência contra as mulheres, agora!”. 

A campanha da ONU Brasil pediu união de esforços e de ações para garantir a vida e a dignidade a todas as mulheres e meninas, inclusive na recuperação da COVID-19. A pandemia exacerbou fatores de risco para a violência contra mulheres e meninas, incluindo desemprego e pobreza, e reforçou muitas das causas profundas, como estereótipos de gênero e normas sociais preconceituosas. 

Estima-se que 11 milhões de meninas podem não retornar à escola por causa da COVID-19, o que aumenta o risco de casamento infantil. Estima-se também que os efeitos econômicos prejudiquem mais de 47 milhões de mulheres e meninas vivendo em situação de pobreza extrema em 2021, revertendo décadas de progresso e perpetuando desigualdades estruturais que reforçam a violência contra as mulheres e meninas. 

Acesse as peças da campanha: vídeos | cards 

 

 

2020

 

CAMPANHA #VIOLÊNCIANÃO PELOS DIREITOS POLÍTICOS DAS MULHERES 


 Campanhas/

 

A ONU Mulheres Brasil, em parceria com a União Europeia, lançou a campanha #ViolênciaNão – Pelos Direitos Políticos das Mulheres, uma mobilização nacional de prevenção à violência contra as mulheres em contextos eleitorais. A iniciativa foi apresentada ao público, em outubro de 2020,  no canal da ONU Mulheres Brasil no YouTube. 

Centrada nas redes sociais e no diálogo com tomadoras e tomadores de decisão, a campanha ressalta que a violência política é uma das barreiras que impede as mulheres de usufruírem de seus direitos humanos. Destaca também obstáculos adicionais referentes às discriminações cruzadas experimentadas por mulheres negras, indígenas, jovens, com deficiência e de outros grupos, submetendo-as a formas específicas de agressões e violações de direitos. 

#ViolênciaNão – Pelos Direitos Políticos das Mulheres é uma campanha que conta com a parceria do projeto “Conectando Mulheres, Defendendo Direitos”, iniciativa implementada pela ONU Mulheres com o apoio da União Europeia, e que atua especificamente com defensoras de direitos humanos no Brasil, em seus esforços para promover e sustentar estratégias de prevenção e resposta a violações de direitos humanos e violências contra mulheres e meninas. Espera-se que a ação contribua para que as mulheres, em toda a sua diversidade, tenham possibilidade de atuar em defesa de direitos sem sofrerem violências e sem serem ameaçadas. 

Acesse os materiais da campanha: newsletters | vídeos | áudios

 

UNA-SE PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES 

 

Campanhas/

 

Em 2020, a Organização das Nações Unidas no Brasil conferiu visibilidade às mulheres e meninas que enfrentaram a violência antes e durante a pandemia com o lançamento da campanha nacional “Onde Você Está que Não me Vê?”, com o conceito Somos Nossa Existência. A ação foi implementada nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, entre 20 de novembro a 10 de dezembro. 

Ao longo deste período, a ONU Brasil destacou o processo de invisibilização e violência que as mulheres e meninas enfrentaram na pandemia da COVID 19. A campanha foi inspirada na canção “O que se Cala”, composição de Douglas Germano e interpretação de Elza Soares. 

Mulheres das cinco regiões do Brasil e que defendem diferentes causas sociais foram contempladas na narrativa da campanha, que trouxe foco para a diversidade das mulheres, seu lugar de fala, território, assim como a prevenção e eliminação de diferentes formas de violências, especialmente agravadas pela pandemia da COVID-19. Foram visibilizadas lideranças femininas de mobilizações sociais, mulheres ativistas, defensoras de direitos na linha de frente dos movimentos, nos sindicatos, nas organizações populares, nos espaços políticos, na academia, nos campos, nas florestas e nas águas.  

Confira as peças da campanha: #UNASE