• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Brasil 50-50


As eleições 2018 trazem a oportunidade para abordar as demandas por um Brasil e por estados com igualdade para as mulheres e incentivar compromisso público de candidatos e candidatas aos cargos eletivos. É o período de aniversário de 30 anos da Constituição Federal, o que poderia chamar a sociedade brasileira a refletir sobre os princípios que a regem como a igualdade e a garantia de direitos civis, políticos, econômicos e sociais.

No que se refere à resposta institucional da ONU Mulheres, uma das ferramentas de trabalho é o Marco Normativo da Democracia, adotado pelo Parlatino e desenvolvido com apoio técnico da ONU Mulheres, o qual apresenta o conceito de democracia paritária, que, por sua vez, expõe os limites da democracia e até mesmo a sua invalidação, quando as mulheres estão alijadas nos espaços de poder e decisão. A Democracia Paritária é um modelo político no qual a paridade e a igualdade substantiva se constituem como a coluna vertebral do Estado inclusivo e paritário. Para alcançar a Democracia Paritária, é necessário um compromisso suprapartidário e intersetorial, com vontade política, para propor leis e políticas públicas com recursos apropriados que garantam que mulheres e homens em sua diversidade tenham as mesmas oportunidades e condições de igualdade nos âmbitos político, econômico, social e cultural.

Ademais, a democracia paritária lança luz sobre a diversidade das mulheres nos espaços de tomada de decisão. Uma sociedade só poderá ser chamada de democrática se a participação das mulheres em sua diversidade for uma realidade. Mulheres negras, indígenas, ciganas, quilombolas, meninas, jovens, idosas, lésbicas, bissexuais, trans, com deficiência, mães, estudantes, trabalhadoras, prostitutas, migrantes, refugiadas, da cidade e do campo, entre tantas, devem ter as oportunidades, as condições e o direito de decidirem sobre seu destino e o de sua comunidade.