• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios


Ganha Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios/

Programa criado por meio da aliança entre ONU Mulheres, OIT e União Europeia busca fortalecer o protagonismo das mulheres no setor privado

Saiba mais sobre: Ganha-Ganha Linkedin | Ganha-Ganha Latam | Ganha-Ganha | Princípios de Empoderamento das Mulheres

Sobre o Fórum WEPs 2018, acesse as redes sociais da ONU Mulheres Brasil: Flickr | Facebook | Youtube

 

Ganha Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios/

Empoderamento econômico de refugiadas é uma das frentes de atuação de projeto para inclusão de mulheres de diferentes nacionalidades
Foto: Pacto Global/Felippe Abreu

O empoderamento econômico das mulheres é um dos temas centrais do mandato da ONU Mulheres. Essa área de atuação não se limita ao acesso das mulheres à própria renda, mas também ao controle e uso desses recursos e à capacidade de reconhecer seus direitos, capacidades e interesses. Nesse sentido, a partir de 2018 se desenvolve o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, fruto da aliança estratégica e da cooperação entre a ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia (UE) para a promoção da igualdade de gênero no setor privado.

Essa iniciativa é implementada em seis países da América Latina e Caribe (ALC) – Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai, sendo que o escritório da ONU Mulheres Brasil atua na coordenação regional – e nos países da União Europeia.

O objetivo geral do Programa é contribuir para o empoderamento econômico das mulheres, reconhecendo-as como beneficiárias e parceiras do crescimento e desenvolvimento, aumentando o compromisso do setor privado – empresas e organizações de empregadores – com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Em última instância, o projeto contribuirá para a conquista da igualdade de gênero ao permitir a liderança empreendedora das mulheres, sua participação na força de trabalho, o empreendedorismo, o empoderamento econômico e, portanto, sua participação plena e igualitária na sociedade.

O Programa destina-se a empresas e redes de negócios lideradas por mulheres, empresas multinacionais e partes interessadas relevantes na Europa e em países selecionados da América Latina e Caribe para promover laços comerciais e inovação entre as mulheres de ambas as regiões, apoiando o diálogo inter-regional e o intercâmbio de boas práticas para aumentar a capacidade do setor privado na implementação de negócios com igualdade de gênero.

Ganha Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios/

 

O Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios procura alcançar três grandes resultados:

1. Aumentar a cooperação e ampliar as oportunidades entre empresas lideradas por mulheres na América Latina e Caribe e na União Europeia;
2. Criar um modelo sustentável de engajamento do setor privado com a questão de gênero para apoiar o alcance dos ODS;
3. Liderança birregional das mulheres na inovação e nos negócios.

 

Ganha Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios/

A igualdade entre mulheres e homens na força de trabalho é algo positivo para as empresas e para o desenvolvimento de forma geral, segundo informe do Instituto Global McKinsey
Foto: PNUD

 

 

De acordo com o Instituto Global McKinsey, se as mulheres desempenhassem o mesmo papel dos homens no mercado, quase US$ 28 trilhões – ou 26% – poderia ser adicionado ao PIB global antes de 2025. Nesse sentido, o Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios reforça a importância da liderança das mulheres nas empresas, da sua participação na força de trabalho, do seu acesso ao trabalho decente e a mecanismos de empreendedorismo e de seu empoderamento econômico. Além disso, o Programa estimula a parceria entre empresas lideradas por mulheres e empreendedoras na América Latina e Caribe e suas pares na União Europeia.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), criados pela ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU em 2010 e assinados por quase 2 mil empresas em todo o mundo, serão a principal plataforma do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios. O Brasil tem mais de 170 empresas que assinaram os WEPs e figura como o terceiro país com o maior número de signatários. Os WEPs proporcionam às empresas a oportunidade de adotar políticas e investir na promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, em sua cadeia produtiva e nas comunidades em que está presente.

As ferramentas e as metodologias para a capacitação de empresas e empreendedoras, produzidas pela ONU Mulheres, OIT e outras organizações parceiras, também servem de base para que a iniciativa promova a mudança das práticas empresariais. O Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios ainda pretende criar um mecanismo de investimento de alto impacto para a igualdade de gênero.

O Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios abre caminho para que o setor privado assuma seu papel no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 10 (Redução das desigualdades) e ODS 17 (Parcerias para alcançar os objetivos). O Programa também contribui para o avanço da aliança birregional entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), uma vez que a igualdade de gênero é um elemento-chave da Estratégia Europa 2020 e uma das prioridades identificadas no Plano de Ação UE-CELAC de 2015.