• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Coalizões de Ação Geração Igualdade


 

Campanha Geração Igualdade | Sobre o Fórum Geração Igualdade | Engajamento da sociedade civil | Vozes da sociedade civil | Coalizões de Ação |
Líderanças da Geração Igualdade | Notícias |

 

Coalizões de Ação Geração Igualdade/

Equipe da ONU Mulheres durante as discussões do setor privado sobre igualdade de geração no Quênia
Foto: ONU Mulheres/Kennedy Okoth

Ativistas feministas, juntamente com os governos do México, França e ONU Mulheres, estão entusiasmadas em anunciar os temas da Coalizão de Ação para a Geração Igualdade.

2020: um ano transformador para a igualdade de gênero
2020 marca os 25 anos desde a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, a agenda global mais abrangente para mulheres e meninas em todas as áreas da vida. Apesar de alguns progressos, a mudança real tem sido lenta e até o momento, nem um único país alcançou a igualdade de gênero. Agora, o mundo está enfrentando um conjunto sem precedentes de desafios que ameaçam o progresso dos direitos das mulheres e meninas.

O Fórum Geração Igualdade é um encontro global liderado pela sociedade civil para a igualdade de gênero, organizado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos do México e da França. Este encontro global reunirá agentes, especialmente jovens, para traçar uma agenda feminista nova e ousada, um dos objetivos centrais do Fórum Geração Igualdade. Da mesma forma, o Fórum procura reunir um grupo de países aliados para criar uma parceria multilateral progressista de gênero.

As Coalizões de Ação refletem outro objetivo do Fórum Geração Igualdade: alcançar resultados tangíveis sobre igualdade de gênero durante a Década de Ação das Nações Unidas (2020-2030) para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Geração Igualdade busca avançar uma agenda extraordinária, tanto na abordagem quanto no nível de ambição, para acelerar o progresso na igualdade de gênero em todo o mundo.

O que são as Coalizões de Ação?
As Coalizões de Ação são parcerias globais, inovadoras e com várias partes interessadas que mobilizarão governos, sociedade civil, organizações internacionais e o setor privado para:
• catalisar ação coletiva;
• desencadear conversas globais e locais entre gerações;
• impulsionar o aumento do investimento público e privado;
• fornecer resultados concretos e revolucionários em gerações para mulheres e meninas.

 

Coalizões de Ação Geração Igualdade/
Com base nos princípios de direitos humanos e por meio de um processo de consulta orientada a dados com grupos feministas internacionais, organizações ativistas de base, governos e outras parcerias, os temas selecionados das Coalizões de Ação para a Geração Igualdade são:
1. Violência baseada em gênero
2. Justiça e direitos econômicos
3. Autonomia sobre o corpo, a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos (SRHR)
4. Ação feminista pela justiça climática
5. Tecnologia e inovação para a igualdade de gênero
6. Movimentos feministas e liderança

Cada Coalizão de Ação lançará um conjunto direcionado de ações concretas, ambiciosas e imediatas no período 2020-2025 para proporcionar um impacto tangível na igualdade de gênero e nos direitos humanos das mulheres e meninas. O financiamento de resultados será uma parte central desta agenda, pois as lacunas de recursos sistêmicos até agora dificultaram o impacto das ações.

Para atender a essas metas, as Coalizões de Ação para a Geração Igualdade promoverão novas parcerias, implementarão soluções direcionadas e informarão anualmente sobre o progresso em direção à mudança prevista coletivamente, especialmente para mulheres e meninas deixadas para trás devido à pobreza ou a marginalização.

Como as Coalizões de Ação aceleram uma agenda transformadora de mudança geracional?
Essa agenda de ação acelerada abordará as seguintes questões transversais, a fim de fornecer resultados tangíveis:
• financiamento;
• transformação das normas de gênero (inclusive envolvendo homens e meninos);
• reforma de leis e políticas;
• educação;
• dados de gênero e responsabilidade;
• abordar a discriminação interseccional;
• foco nas mudanças sistêmicas, abordando as desigualdades estruturais.
Além disso, contextos frágeis e afetados por conflitos serão abordados intencionalmente por meio de ações explícitas. Por exemplo, o contexto de conflito pode ser incorporado ao tema Violência de Gênero.

 

Centralidade em meninas adolescentes e mulheres jovens:
No centro da Geração Igualdade, campanha inovadora e multigeracional, estão as meninas e mulheres jovens. As mulheres jovens (junto com os homens jovens) estão se mobilizando e fazendo ouvir suas vozes, elevando as que foram silenciadas, estigmatizadas e envergonhadas por muito tempo e promovendo mudanças transformadoras. Essa nova geração de mobilizadoras e mobilizadores está aproveitando o momento para reimaginar suas vidas, sociedades, economias e sistemas para defender os direitos humanos, alcançar a igualdade de gênero e garantir que ninguém seja deixado para trás.

Uma das ações concretas de cada Coalizão de Ação incidirá específica e intencionalmente sobre os direitos das meninas adolescentes e das mulheres jovens. As meninas e mulheres jovens se envolverão ativamente na definição de prioridades e estarão envolvidas intencionalmente no monitoramento dos resultados.
Na Década de Ação das Nações Unidas para alcançar os ODS, o culminar dessas ações formará uma agenda holística de mudança para as e os adolescentes e mulheres jovens – colocando suas prioridades, vozes e direitos no centro da mudança intergeracional.

Como as Coalizões de Ação serão desenvolvidas?
Cada Coalizão de Ação terá um plano individual que inclui:
(a) justificativa do motivo pelo qual o tema foi selecionado;
(b) um conjunto focado de ações concretas que unirão esforços diversos e proporcionarão resultados revolucionários;
(c) conceber princípios para informar e orientar como as ações são realizadas;
(d) uma análise de financiamento que estima o custo total necessário para gerar resultados;
(e) um catálogo de compromissos (incluindo compromissos nacionais) que os membros da Ação de Coalizão devem assumir para acelerar o progresso;
(f) estrutura de responsabilidade e metas anuais de sucesso que destacam como as ações serão medidas e avaliadas; e
(g) princípios gerais sobre como os resultados serão relatados.

 

Como as Coalizões de Ação operarão?
Convocadora: A ONU Mulheres, com o apoio de todo o Sistema da ONU, será a convocadora internacional das Coalizões de Ação com uma equipe de Secretariado-Geral das Nações Unidas, dedicada para orientar e apoiar a co-elaboração, implementação, monitoramento e supervisão.

Liderança: Cada Coalizão de Ação será liderada por um grupo de parcerias: Estados-Membros (do Sul e Norte Global), movimento de mulheres e agentes da sociedade civil (do Sul e Norte Global) e entidades do setor privado. Dependendo do tema, agências da ONU, outras organizações internacionais ou agentes especializadas e especializados (como liderança de jovens) também serão incluídas como líderes da Coalizão de Ação. Toda a liderança em potencial da Coalizão de Ação assumirá um compromisso de mudar o jogo na área de ação que desejam liderar.

Associação: as Coalizões de Ação são abertas a todas e todos que atendem aos critérios de associação e serão vitais para uma coalizão de parceria forte, vibrante e baseada em resultados.
Critérios: Os detalhes sobre o modelo operacional da Coalizão de Ação, incluindo a liderança completa e os critérios gerais de associação, serão publicados no site da Geração Igualdade em 31 de janeiro de 2020, após o qual a liderança e membros da Coalizão de Ação serão convidadas e convidados a enviar suas propostas.

Quais são os próximos passos?
A liderança e as instituições que integram a Mobilização da Coalizão de Ação ganharão impulso nos próximos meses, juntamente com o desenvolvimento dos Projetos da Coalizão de Ação. As ferramentas de colaboração virtual serão lançadas como uma maneira estratégica de pessoas, especialistas e organizações se engajarem em uma conversa pública digital sobre as Coalizões de Ação, para reunir idéias de multidões que, juntamente com dados e evidências disponíveis, serão usadas para desenvolver ações e compromissos em cada tema.

A Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW 64) será uma oportunidade importante para que parceiras, parceiros e especialistas no assunto se unam. Os marcos de atuação serão aprimorados durante o Fórum Geração Igualdade no México, de 7 a 8 de maio de 2020, e serão lançados por Chefias de Estado, lideranças da sociedade civil, organizações internacionais e setor privado durante o Fórum Geração Igualdade em Paris, de 7 a 10 de julho de 2020, farão o anúncio de compromissos públicos. Na Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2020, os resultados do Fórum Geração Igualdade serão apresentados à comunidade internacional.