• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero



18.06.2015


Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero /

Homens e meninos podem fazer adesão online no site www.heforshe.org

ONU Mulheres está liderando frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, mídia e homens públicos, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero

 

Conquistar o apoio de um bilhão de homens e meninos de todo o mundo em defesa dos direitos de mulheres e meninas e promover transformações em empresas, governos e universidades com a perspectiva de gênero. Com este objetivo, o Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero dá suporte à estratégia global da entidade para acelerar mudanças, políticas, práticas e ações em favor de mulheres e meninas.

No Brasil, o Movimento ElesPorElas articula apoios de peso. Por meio do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe), a ONU Mulheres está liderando uma frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, mídia e homens públicos, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global  www.heforshe.org/pt e ações concretas e inovadoras para a igualdade de gênero. A nominata completa do Comitê será anunciada, na próxima quinta-feira (25/6), em Foz do Iguaçu, durante a adesão da Itaipu Binacional em apoio ao movimento ElesPorElas no Brasil e no Paraguai.

“Nossas parceiras e parceiros estão confiantes de que a hora para acelerar o passo pela igualdade de gênero é agora e isso exige respostas e engajamentos de diversos setores. Para a ONU Mulheres, neste país, gênero precisa estar articulado com raça, para enfrentar o racismo e o sexismo, núcleos estruturantes das desigualdades. Acreditamos que o Brasil tem políticas para as mulheres inovadoras e que podemos nos unir para dar exemplos mais fortes para o país de que é estratégico e possível promover a inclusão efetiva de mulheres e meninas. Convidamos os 100 milhões de homens e meninos brasileiros para que se somem a este movimento solidário de transformação social por meio do debate público, ações nas redes sociais e adesão individual na plataforma global  www.heforshe.org/pt”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Apoio de celebridades – Dentre as ações lideradas por membros do Comitê, está o lançamento de campanha de comunicação #ElesPorElas pelo GNT/Globosat, parceiro da ONU Mulheres Brasil, estrelada por Rodrigo Hilbert, Marcelo Tas, Leo Jaime, Xico Sá, entre outros. O time de mulheres é composto por Astrid Fontenelle, Bela Gil, Bete Lago, Mariana Weickert, entre outras. Por meio da campanha, o GNT está liderando a adesão de atletas em ação parceira com o Sport TV, da Globosat.

 

Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero /

Leo Jaime também está no movimento #ElesPorElas

 

Além de fotos e mensagens nas redes sociais e spot para TV, a campanha prevê a inclusão de conteúdos sobre igualdade de gênero nos programas e hotsite (http://gnt.globo.com/especiais/eles-por-elas) com produtos multimídia, alguns deles produzidos pela Rádio ONU Português, em Nova Iorque, e pelo Centro de Informação Pública da ONU Brasil (UNIC Rio).

O modelo Paulo Zulu é outro apoiador do Movimento ElesPorElas, associando a causa pela igualdade de gênero ao seus compromissos com a sustentabilidade ambiental.

Corporações – No setor empresarial, a Itaipu Binacional fará a primeira adesão ao movimento ElesPorElas no Brasil e no Paraguai, em ato a ser realizado na próxima quinta-feira (25/6), em Foz do Iguaçu. Líder em energia renovável, os diretores-gerais da empresa Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai) assumiram a mobilização de funcionários para adesão individual à plataforma  www.heforshe.org e estão articulando empresas a adotar mudanças na cultura organizacional para assegurar a igualdade entre mulheres e homens.

A empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e certificada com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pelas Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Brasil se mobiliza em favor do Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres em Solidariedade pela Igualdade de Gênero /

Sob a liderança do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, prefeitos e prefeitas e autoridades políticas levantam em ato de apoio ao movimento ElesPorElas (HeForShe)
Foto: Bruno Spada/ONU Mulheres

 

No final de maio, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoveu o lançamento do movimento ElesPorElas para mais de 5.000 mil prefeitos, prefeitas e autoridades municipais, em Brasília, durante a XVIII Marcha Nacional dos Municípios. O ato foi comandado pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que firmou cooperação técnica com a ONU Mulheres Brasil em favor da igualdade de gênero.

USP: Impacto 10x10x10 – A Universidade de São Paulo (USP) foi anunciada, na manhã desta quinta-feira (18/6), em Nova Iorque, como uma das 10 universidades escolhidas pela ONU Mulheres para promover ações concretas com relação à igualdade de gênero no movimento ElesPorElas. A universidade brasileira passa a se integrar ao Impacto 10x10x10, para dar o exemplo sobre o que fazer e como mensurar as ações de transformação de praticas institucionais em favor da igualdade de gênero.

No Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2015, a ONU Mulheres lançou a iniciativa piloto Impacto 10x10x10 de ElesPorElas (HeForShe) para acelerar o avanço da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em três setores: empresas, universidades e governos. Cada setor irá identificar abordagens para combater a desigualdade de gênero e a eficácia dessas intervenções para outras iniciativas de maior escala.

Movimento ElesPorElas – Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.