• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Brasil vai presidir Comissão da ONU sobre Situação das Mulheres, afirma diretora executiva



19.11.2015


Brics e enfrentamento à violência contra as mulheres também estiveram em discussão

Brasil vai presidir Comissão da ONU sobre Situação das Mulheres, afirma diretora executiva/

Presidenta Dilma recebeu a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngucka
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 

Do Palácio do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na quarta-feira (18), a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngucka. Durante o encontro, as duas discutiram sobre a participação do Brasil na 60ª sessão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres, que ocorrerá em março do ano que vem em Nova Iorque.

O Brasil foi eleito para presidir a próxima edição da Comissão sobre a Situação das Mulheres, CSW na sigla em inglês. O objetivo das discussões é fomentar a agenda sobre igualdade de gênero. “A partir dessa posição o país estará em condições de influenciar todos os países do mundo de modo a fomentar a agenda das mulheres, particularmente a Agenda de Desenvolvimento 2030 e o componente gênero ou mulheres”, afirmou.

Segundo a diretora, o Brasil tem mostrado protagonismo nas políticas de combate à violência contra a mulher. “Discutimos na audiência a importância de dar continuidade ao combate à violência contra a mulher e os esforços e o apoio que podemos esperar do governo brasileiro nesse particular”, garantiu Phumzile.

Durante a conversa, a presidenta e a representante da ONU também discutiram propostas para a atuação do novo Banco dos Brics, que deverá iniciar suas operações em 2016. “Discutimos como podemos obter apoio em relação a garantir que o Banco dos Brics considere as mulheres em suas práticas de concessão de crédito e em suas operações”, afirmou.

Dilma também conheceu a campanha global para o fim da violência contra as mulheres, iniciativa da ONU Mulheres. A ação, chamada de “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres” vai iluminar prédios públicos em cerca de 70 países, começando pelo Brasil.