• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

COB e ONU Mulheres levam mensagem de igualdade de gênero para Jogos Escolares da Juventude



11.09.2015


Maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), adotaram a campanha da ONU como tema da edição 2015. A etapa para alunos e alunas de 12 a 14 anos se encerra neste sábado (12), em Fortaleza, enquanto a etapa de 15 a 17 anos acontecerá em Londrina (PR), entre 12 e 21 de novembro

 

COB e ONU Mulheres levam mensagem de igualdade de gênero para Jogos Escolares da Juventude/

Instalação Pequim+20 em Graffiti aborda 12 áreas de preocupação para direitos de mulheres e meninas
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Cerca de 4 mil estudantes, entre 12 e 14 anos, participam do Jogos Escolares da Juventude 2015, em Fortaleza, até este sábado (12). Meninas e meninos disputam 13 modalidades esportivas: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

No intervalo das competições, a igualdade de gênero é uma das mensagens abordadas na área de convivência numa ação entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a ONU Mulheres Brasil. A instalação Pequim+20 em Graffiti recupera as 12 áreas de preocupação da Plataforma de Pequim, resultante da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher que completa 20 anos em 2015.

No painel ElesPorElas-HeForShe, o movimento solidário internacional proposto pela ONU Mulheres chama a atenção do público para a adesão de homens e meninos na defesa dos direitos de mulheres e meninas. Em maio, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, foi nomeado pela ONU Mulheres como membro de ElesPorElas.

COB e ONU Mulheres levam mensagem de igualdade de gênero para Jogos Escolares da Juventude/

Atletas observam painel da ONU sobre Igualdade. Jogos Escolares da Juventude, etapa 12 a 14 anos
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Na ocasião, Bach declarou: “É uma honra ser nomeado um ElesPorElas pela ONU Mulheres. O Comitê Olímpico Internacional há muito defende a igualdade de gênero e o maior poder às mulheres. Através da reforma de nossa Agenda Olímpica para 2020, estamos ainda mais firmes no compromisso de usar o esporte e a atividade física para promover essa causa. Sabemos que o esporte desafia normas de gênero e estereótipos negativos. Ele ajuda a derrubar barreiras e desafios às normas de gênero, não só no campo de jogo, mas também no trabalho, em casa, nas escolas e em outros aspectos de nossa sociedade. Como um HeForShe, continuarei a apoiar e a promover a igualdade de gênero nas minhas atividades diárias como presidente do COI”, disse Thomas Bach.

Em 2014, após reunião com a ONU Mulheres, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu que a igualdade de gênero seria o tema dos Jogos Escolares da Juventude 2015.

Educação esportiva – Maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), adotaram a campanha da ONU como tema da edição 2015. A etapa para alunos e alunas de 12 a 14 anos se encerra neste sábado (12), em Fortaleza, enquanto a etapa de 15 a 17 anos acontecerá em Londrina (PR), entre 12 e 21 de novembro.

Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento acompanhou também o desenvolvimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo; do semifinalista Leonardo de Deus, da natação; além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.