• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com acesso a emprego formal, venezuelanas constroem carreira profissional no Brasil



28.03.2023


Por meio de compromisso de empresas firmado com o programa Moverse, mais vagas de emprego estão sendo destinadas à integração socioeconômica de mulheres refugiadas e migrantes

Com acesso a emprego formal, venezuelanas constroem carreira profissional no Brasil/noticias mulheres refugiadas mulheres migrantes moverse empoderamento economico

Alicia se orgulha do trabalho que conquistou e pretende aproveitar as oportunidades de aprendizado para progredir no mercado de trabalho (Foto ONU Mulheres / Paola Bello)

A vinda para o Brasil permitiu à venezuelana Alicia não apenas uma vida com mais dignidade, mas também a oportunidade de iniciar a carreira em um setor em que ela nunca havia imaginado estar: o de hotelaria. Há pouco mais de um mês, ela se mudou de Roraima, na fronteira com a Venezuela, para a capital paulista em busca de uma oportunidade profissional. E foi na rede Accor que ela conseguiu ter a carteira assinada e o acompanhamento para fazer planos para seu futuro dentro da empresa.

A rede de hotéis Accor é uma das signatárias da Carta de Compromisso em prol do Empoderamento Econômico de Mulheres Refugiadas e Migrantes, desenvolvida por ONU Mulheres, Fundo de População da ONU (UNFPA) e ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, por meio do programa conjunto Moverse. Segundo Laís Souza, coordenadora de diversidade e inclusão na Accor, a geração de oportunidades é uma pauta presente na empresa. “Em relação ao Brasil, diante da entrada de muitos venezuelanos em situação de refúgio no país, em 2022 fizemos a adesão aos compromissos do Programa Moverse”, explica.

A partir do compromisso assumido, a rede de hotéis tem desenvolvido uma série de ações que vão desde os processos de recrutamento e seleção à informação e treinamento das equipes sobre direitos de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil. “Fizemos um workshop falando sobre estereótipos de gênero e tirando dúvidas sobre o processo de contratação de pessoas refugiadas. Além disso, foi elaborado um guia prático que será disponibilizado para os gerentes de RH e gerentes gerais sobre documentações e toda a parte de explicação de legislação e do contrato para o novo colaborador”, ressalta.

Para Alicia, o tratamento recebido desde a contratação tem sido um diferencial. “Essa foi a primeira empresa em que eu trabalho, tanto aqui, quanto na Venezuela, que se dedicou a me explicar o contrato, quais são os meus direitos, deveres e os benefícios que a empresa oferece”, afirma. “O próprio hotel oferece oportunidades para seguir em frente, para progredir. Não era meu sonho ser uma arrumadeira, então, por que não posso ter metas de crescer profissionalmente? Aqui eu tenho”, completa.

Confira, no vídeo abaixo, um pouco mais sobre a experiência de Alicia e o compromisso assumido pela rede Accor:

Sobre o Moverse – No Brasil, ONU Mulheres, ACNUR e Fundo de População da ONU (UNFPA), com o financiamento do Governo de Luxemburgo, desenvolvem conjuntamente o programa Moverse – Empoderamento Econômico de Mulheres Refugiadas e Migrantes. O objetivo é o fortalecimento dos direitos econômicos e das oportunidades de desenvolvimento entre venezuelanas refugiadas e migrantes. O programa é realizado desde setembro de 2021 e envolve empresas, instituições e governos nos temas e ações ligadas a trabalho decente, proteção social e empreendedorismo. O Moverse também atua diretamente com mulheres refugiadas e migrantes, para que elas tenham acesso a capacitações e a oportunidades no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Outra frente de trabalho do programa é ligada à violência baseada em gênero. Para receber informações sobre o Moverse, inscreva-se na newsletter em http://eepurl.com/hWgjiL