• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com apoio da ONU Mulheres, Festival CINEFOOT Mulheres vai reunir filmes e grandes nomes que contam a história do futebol feminino



27.10.2020


Com apoio da ONU Mulheres, Festival CINEFOOT Mulheres vai reunir filmes e grandes nomes que contam a história do futebol feminino/ods noticias meninas direitosdasmulheres

Mostra, que inclui debates, masterclass, seminários e podcast, acontece em novembro e será toda gratuita e online

Tem mulher no futebol, sim: o CINEFOOT Mulheres adentra ao gramado em 2020 para destacar a presença feminina no audiovisual, com a edição especial sobre a história do futebol feminino. O festival – que inclui filmes, debates, masterclass, seminários e podcast – faz parte do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol e é pioneiro no circuito mundial de festivais de cinema esportivo, reafirmando sua característica de vanguarda.

A programação vai de 5 a 8 de novembro e será toda online e gratuita. Serão 9 sessões de quatro países – Brasil, Nepal, Itália e Suécia – na plataforma de transmissão  . Haverá lives de Abertura (05/11), Encerramento (08/11) e duas mesas transmitidas ao vivo pelos canais do Museu do Futebol Ao todo serão 16 filmes exibidos sobre futebol de mulheres.

O CINEFOOT Mulheres nasce num momento de intensa mobilização de atletas, treinadoras, gestoras, instituições, lideranças e profissionais de diversas áreas, por respeito, valorização, visibilidade, democracia, representatividade, equidade, investimentos e estrutura sólida para o desenvolvimento sustentável do futebol praticado por mulheres no Brasil.

“O Museu do Futebol apoia o CINEfoot desde sua primeira edição, e é incrível participar agora do nascimento de um festival dedicado ao futebol feminino. A modalidade é uma causa nossa, porque o futebol é o maior exemplo de como operam as estruturas machistas na nossa sociedade, e desconstruir isso passa pela cultura”, afirma Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol. No ano passado, o Museu realizou a exposição “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, mostrando a história da modalidade e trazendo à luz o período de 1941 a 1979 quando o futebol feminino foi proibido por Lei no Brasil.

Nesta edição especial sobre a história do futebol feminino, o CINEFOOT MULHERES conta com a participação da ONU Mulheres, que desde 2015, trabalha em parceria com o Comitê Olímpico Internacional para promover o empoderamento das mulheres e meninas por meio do esporte no Brasil, com o programa Uma Vitória Leva à Outra. Em nível global, coordena a iniciativa Esportes para a Geração Igualdade, que convoca agentes do ecossistema de esportes para se unir a uma coalizão poderosa em direção à igualdade nos esportes.

“É com muito orgulho que a ONU Mulheres faz parcerias com o mundo dos esportes no enfrentamento das desigualdades, combate à violência contra meninas e mulheres, falta de investimento direcionado e reprodução de estereótipos negativos e normas sociais. Nos últimos anos, o esporte demonstrou sua enorme capacidade de impulsionar o empoderamento de mulheres e meninas. Mobilizou as diversas comunidades e dialogou com a juventude. Uniu barreiras raciais e étnicas e diferenças culturais. Além disso, ensina às mulheres e meninas os valores do trabalho em equipe, autoconfiança e resiliência; tem um efeito multiplicador sobre sua saúde, educação e desenvolvimento de liderança; contribui para a autoestima, constrói conexões sociais e desafia normas prejudiciais”, ressalta Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.

A ONU Mulheres acredita que muitos agentes do ecossistema esportivo estão fazendo avanços significativos para promover a igualdade. “Organizações estão desenvolvendo seu esporte no nível de base para mulheres e meninas com implementação de estratégias de igualdade, aumento da participação das mulheres na liderança e em todos os níveis da profissão, alocação de recursos para esportes femininos e mais cobertura da mídia”, completa Divinskaya.

Reconhecimento da história das mulheres no futebol – “O direito à igualdade, à compreensão das diferenças, mais a necessidade de reconhecer a importância do papel e da luta feminina na sociedade, torna-se presente cada vez mais, e assim entendemos da importância do Cinefoot Mulheres nessa construção, nesse projeto de valorização e reconhecimento da história de tantas mulheres que lutaram e que lutam pelo futebol no país”, afirma a diretora do CINEFOOT Mulheres, Daniela Fernandes.

A historiadora Aira Bonfim, que integra o projeto, é uma pesquisadora que resgata a verdadeira história do futebol no Brasil. Ela ajudou a implementar o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, em São Paulo, dedicado à pesquisa e gestão de acervos. Para ela, o CineFoot Mulheres é um indicativo da experiência cultural ocupando o ambiente esportivo. “Para conceber uma curadoria de produções audiovisuais a respeito do futebol de mulheres, essas duas áreas se reconheceram e produziram materiais que são reveladores da cultura futebolística brasileira e inclusive internacional, com quantidade e qualidade”. diz Aira.

“É pensar que as mulheres ocuparam esse debate, elas não foram convidadas. Mas, transgrediram um ambiente que é machista, que é misógino. E de alguma forma estão contando histórias, que por vezes não foram reveladas ao longo dos mais de 100 anos do futebol no país e agora podem falar a linguagem do cinema”, celebra. “Podem contar histórias não contadas, que é o caso das memórias mineiras reveladas pela edição do CineFoot Mulheres do ano de 2020”, aponta a pesquisadora.

Confira algumas das convidadas que participam da programação:

Cristiane Rozeira – a maior artilheira do futebol feminino na história dos Jogos Olímpicos

Aline Pellegrino – ex-jogadora de seleção brasileira e responsável pela coordenação de competições femininas da Confederação Brasileira de Futebol(CBF)

Lina Chamie – graduada e mestre em música e filosofia pela New York University, EUA. dirigiu diversos longas-metragens sobre futebol.

Aira Bonfim – pesquisadora que resgata a verdadeira história do futebol no Brasil, ajudou a implementar Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Lu Castro – jornalista especializada em futebol de mulheres

Silvana Goellner – pesquisadora sobre gênero, esporte e futebol feminino

Emily Lima – Ex jogadora de seleção brasileira, foi a primeira mulher a ser Técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, é atualmente Técnica de Seleção de Futebol Feminino do Equador.