• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com apoio da ONU Mulheres, Isa Bot ganha novos conteúdos para enfrentamento da violência doméstica na pandemia Covid-19



28.04.2020


ONGs Think Olga e Nossas.Org se unem ao Facebook, Google e ONU Mulheres para disponibilizar orientações sobre o que fazer, onde e como buscar ajuda em casos de violência doméstica, situação que se agravou com o distanciamento social

 

Com apoio da ONU Mulheres, Isa Bot ganha novos conteúdos para enfrentamento da violência doméstica na pandemia Covid 19/violencia contra as mulheres noticias covid19

 

A organização Think Olga e o Mapa do Acolhimento, projeto do Nossas.Org, anunciam nesta terça-feira (28/4) uma atualização da ISA.bot, bot para Messenger e Google Assistente lançado no fim de 2019 com recursos para segurança online das mulheres. A bot – que conta com apoio do Facebook, Google e da ONU Mulheres – agora trará também informações e ferramentas  para mulheres em situação de violência doméstica.

De acordo com a ONU Mulheres, em diversos países, os índices de violência doméstica contra mulheres vêm crescendo durante a quarentena pelo novo coronavírus (Covid-19). No Brasil, pesquisa recente, divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, traz indícios desse aumento.

Pensando nisso, a ISA.bot apresentará dicas e orientações para mulheres que estejam vivendo essa situação ou para pessoas que possam estar em condições de ajudar. São informações e dicas para manter-se segura, como, por exemplo, informar alguém de confiança sobre o que está acontecendo, ou pedir que ligue diariamente para saber como está.

 

Com apoio da ONU Mulheres, Isa Bot ganha novos conteúdos para enfrentamento da violência doméstica na pandemia Covid 19/violencia contra as mulheres noticias covid19

Há ainda recursos sobre o que fazer em situações urgentes, como a linha telefônica policial, 190, e a linha de apoio específica para violência doméstica, 180. Caso não possam usar o telefone, as mulheres também encontrarão informações sobre ferramentas  online, como o aplicativo PenhaS ou a plataforma  do Mapa do Acolhimento, uma rede de solidariedade que conecta mulheres que sofreram violência de gênero a psicólogas e advogadas voluntárias de todo o Brasil.

Por meio de uma experiência interativa, a bot apresenta conteúdos voltados para diferentes públicos e situações. As usuárias podem navegar por três fluxos principais: Violência Doméstica, Violência Online e Saber Mais. Ao acessar as duas primeiras a bot oferecerá ferramentas para mulheres que estejam sofrendo ou tenham sofrido violência. Para quem escolher “Saber mais“, a bot indicará conteúdos para quem deseja ajudar, além de dicas para ajudar as mulheres a manterem-se seguras.

Para ativar a ISA.bot, basta chamá-la no Messenger da Página IsaBot no Facebook, e ativando, por escrito ou verbalmente, por ” OK Google, falar com Robô Isa” no Google Assistente. Ao somar o recurso do chat (pelo Messenger) ao recurso de voz, o objetivo é ampliar o alcance e a atuação da bot, considerando que nem todas são fluentes na linguagem escrita ou digital.

Lançada originalmente no final de 2019, a ISA.bot rapidamente se transformou em uma forte aliada das mulheres vítimas de violência, sendo acessada por mais de 69 mil mulheres até o momento.

 

Mais informações:

Facebook:

Everton Arashiro – (11) 98303-9049

facebook@idealhks.com

 

Google:

Tatiana Gianini – (11) 97589-9661

imprensa@google.com

 

ONU Mulheres:

Isabel Clavelin – (61) 98175 6315

isabel.clavelin@unwomen.org