• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Com o apoio da ONU Mulheres, TEDx Parque das Nações abordará igualdade de gênero e empoderamento das mulheres nesta sexta-feira (29/5), em Brasília



28.05.2015


Sob o tema “Momentum”, o TEDxParquedasNaçõesWomen discutirá formas de dar um passo decisivo por um planeta 50:50, onde mulheres e homens têm direitos iguais. O evento conta com o apoio da ONU Mulheres e da Embaixada da França no Brasil e patrocínio da Heads Propaganda

Clique aqui para acompanhar o evento ao vivo

Com o apoio da ONU Mulheres, TEDx Parque das Nações abordará igualdade de gênero e empoderamento das mulheres nesta sexta feira (29/5), em Brasília/

Acesse o site www.tedxparquedasnaçõeswomen.com.br para mais informações

Acontecerá, nesta sexta-feira, dia 29 de maio, em Brasília, um TEDx totalmente voltado para a temática de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O evento será realizado no auditório Le Corbusier da Embaixada da França em Brasília, no dia 29 de maio, a partir das 14h. Sob o tema “Momentum”, a proposta do TEDxParquedasNaçõesWomen é expor formas de acelerar o passo para alcançar um planeta 50:50 — onde todos os seres humanos usufruam de seus direitos e liberdades em todas as dimensões de gênero, da raça e da etnia.
As palestrantes do TEDxParqueDasNaçõesWomen vão expor ideias inspiradoras que têm o potencial de gerar momentum para a transformação do modo como pensamos, vivemos e trabalhamos. A proposta do evento é espalhar a ideia de que é hora de mudar, de construir a base e de ganhar velocidade para a igualdade de gênero.

Seis mulheres incríveis serão palestrantes no TEDxParqueDasNaçõesWomen. Entre elas está Priscila Kosaka, uma cientista brasiliense que trabalha no Instituto de Microeletrônica de Madrid. Ela desenvolveu um método para detectar câncer utilizando um nano-sensor nas amostras de sangue do paciente, uma maneira menos invasiva que pode detectar o câncer antes de qualquer sintoma inicial e sem a necessidade de uma biópsia. Ainda na área de ciência e saúde, a parteira Naoli Vinaver compartilhará seu conhecimento e experiência sobre parto natural e humanizado, e a Dra. Nilcéa Freire trará à tona o grave problema do aborto ilegal no Brasil.

Além delas, o TEDxParqueDasNaçõesWomen ouvirá Isabela da Cruz, que contará ao público um pouco de sua experiência como uma jovem mulher Quilombola e o modo como seu povo tem lutado pelos seus direitos e pela preservação de sua história e identidade. Já a professora Débora Diniz falará sobre a cadeia de papel e sobre como encontrou uma maneira de se conectar com meninas malfeitoras dessas unidades socioeducativas através da literatura. Além delas, o evento trará a popular YouTuber “JoutJout, Prazer”, que falará sobre como ela tem usado seu canal do Youtube para falar diretamente com as mulheres e sobre o potencial que as redes sociais têm de capacitar as mulheres e transformar o modo de pensar das pessoas.

Além das seis palestrantes, o TEDxParqueDasNaçõesWomen fará uma transmissão inédita de uma sessão do TEDWomen, que estará ocorrendo simultaneamente na Califórnia com palestrantes de todo o mundo, que incluem Elizabeth Nyamayaro, a idealizadora do movimento #ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres; Roxane Gay, autora do livro “Bad feminist” e o poeta Lerato Mokobe.

O TEDxParqueDasNaçõesWomen acontece no momento em que as Nações Unidas celebram e revisam os progressos dos últimos 20 anos para alcançar a paridade de gênero, desde a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim de 1995. Ao passo que as Nações Unidas se preparam para a reunião que definirá a agenda de desenvolvimento pós-2015, mulheres líderes de todo o mundo pedem que o objetivo da igualdade de gênero esteja transversalmente presente em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para eliminar, o mais rápido possível, a grande desigualdade que ainda afeta mulheres e meninas do mundo, alcançando um planeta 50-50.

Apenas 100 pessoas tiveram a sorte de receber os ingressos para o evento, após processo de inscrição e seleção realizado pelo comitê organizador. Aos que não receberam ingressos, mas que desejam assistir ao evento ao vivo pela internet, o link para o webcast poderá ser acessado pelo site http://tedxparquedasnacoeswomen.com.br/ a partir das 13h45m da sexta-feira.

Organizado independentemente e sob liderança do TED, o TEDxParquedasNaçõesWomen conta com o apoio da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, da Heads Propaganda e da Embaixada da França, que tornaram possível a realização do evento.

Sobre o TEDx, x = evento organizado independentemente – No espírito de ideias que merecem ser compartilhadas, o TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, que reunem pessoas para compartilhar uma experiência TED. Em um evento TEDx, palestras ao vivo e em vídeo combinam-se para desencadear uma profunda discussão e conexão entre os palestrantes e o público. Esses eventos locais levam a marca TEDx, no qual o x significa que trata-se de um evento organizado de forma independente. A plataforma TED fornece orientações gerais para o programa TEDx, mas eventos TEDx individuais são organizados independentemente (sujeitos a certas regras e regulamentos).

Sobre o TED – O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a difundir ideias que merecem ser espalhadas, normalmente sob o formato de palestras curtas (de até 18 minutos) e com grande poder de influência, ministradas por alguns dos maiores líderes, pensadores e realizadores da atualidade. Muitas dessas palestras acontecem na conferência anual do TED em Vancouver, Canadá, e são disponibilizadas gratuitamente no site TED.com. Palestrantes renomados do TED incluem Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman.

As ações de divulgação do TED incluem o TED.com, onde novas TEDTalks são postadas diariamente, o OpenTranslationProject, ou projeto de tradução aberta, que fornece legendas e transcrições interativas, bem como a possibilidade de qualquer TEDTalk ser traduzido por voluntários em todo o mundo; e a iniciativa educacional TED-Ed. Além disso, o TED criou o TEDPrize, um prêmio pelo qual indivíduos excepcionais e com vontade de mudar o mundo recebem financiamento para colocar seus desejos em ação; o TEDx, que oferece licença a indivíduos ou grupos para organizarem eventos locais e independentes no estilo TED; e o programa TED Fellows, que seleciona mentes inovadoras em todo o mundo para amplificar o impacto de seus notáveis projetos e atividades.

Acompanhe as notícias do TEDxParqueDasNaçõesWomen pelas redes sociais:
Facebook: @tedxparquedasnacoeswomen
Twitter: @tedxpdnwomen
Instagram: @tedxpdnwomen
Para maiores informações à imprensa e para solicitar entrevistas com as palestrantes do evento, contatar:
Amanda Talamonte
61 8267 2086
imprensa@tedxparquedasnacoeswomen.com.br
www.tedxparquedasnacoeswomen.com.br