• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Comitê Brasil ElesPorElas faz sua primeira reunião em Foz do Iguaçu



07.07.2015


ONU Mulheres está liderando frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, sociedade civil, homens públicos e mídia, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero

 

Comitê Brasil ElesPorElas faz sua primeira reunião em Foz do Iguaçu/

Composto por governos, empresas, universidades, sociedade civil, homens públicos e mídia, Comitê pretende incentivar ações no país em favor da igualdade de gênero
Foto: Isabel Clavelin/ONU Mulheres

Empresas, governos, universidades, sociedade civil, grupos de comunicação e homens públicos. Com esta formatação, o Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe) se reuniu, na cidade de Foz do Iguaçu, em 25 de junho, antecedendo ato de formalização da sua criação. Mobilizado pela ONU Mulheres Brasil, o grupo atuará para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero.

“Estamos diante de uma janela histórica para que o empoderamento de mulheres e meninas realmente possa acontecer, nos próximos 15 anos, e isso depende de consciência pública, prática cotidiana, investimentos e muito trabalho para eliminar as barreiras que separam mulheres de homens e meninas de meninos”, afirmou Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

A representação governamental está com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Seis empresas compõem o eixo corporativo – duas públicas e quatro privadas: Avon, Correios, Itaipu Binacional, KPMG, Renault e Unilever. Pela academia, estão a Universidade de São Paulo (USP), uma das dez universidades globais do Impacto 10x10x10 HeForShe, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A sociedade civil está representada por duas organizações feministas e três voltadas aos homens: Articulação de ONGS de Mulheres Negras Brasileiras, Articulação de Mulheres Brasileiras, Instituto Papai, Promundo e Papo de Homem. Entre os homens públicos, está o deputado estadual Edegar Pretto, coordenador da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Pela mídia, são três representações: GNT-Globosat, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Propeg Comunicação SA.

Apoio de parceiras e parceiros – Para a diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, “é uma honra a Itaipu fazer parte do movimento ElesPorElas. Acredito que esse movimento chegou num bom momento para o desenvolvimento sustentável e a justiça sócia de toda a humanidade”, disse lembrando que a equidade de gênero está há 20 anos na pauta.

 

Comitê Brasil ElesPorElas faz sua primeira reunião em Foz do Iguaçu/

Anfitriã do encontro, Itaipu está representada pela diretora financeira executiva Margaret Groff (centro)
Foto: Isabel Clavelin/ONU Mulheres

 

A professora Claudia Toni, assessora do gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (USP), anunciou que a universidade fará campanha para enfrentamento à violência nos campi e está mobilizando as universidades de Buenos Aires (UBA) e Nacional Autônoma do México (UNAM) para ações em 2016.

O deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS), criador da única Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, comprometeu-se em mobilizar mais parlamentares brasileiros no movimento ElesPorElas. Já o diretor jurídico da Renault, Joaquim Martins Ferraz Filho, salientou a força das mulheres na empresa e nas decisões de compras. Na empresa, elas são 20% dentre os funcionários de suporte e 11% na gestão.

Em sua saudação ao grupo, o vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, Eduardo Reis, apontou que a empresa assume “o compromisso ElesPorElas para despertar a liderança inclusiva”.

Mudanças sociais – Representante da sociedade civil, o coordenador executivo do Instituto Papai, Sirley Vieira, considerou que “uma ação como essa é fundamental para o movimento político que o Brasil vive. Uma ação como essa não pode ser somente o clique [adesão à plataforma online], mas rever práticas, políticas públicas, empoderamento e educação”. Para a coordenadora de Projetos do Promundo, Linda Cedeira, conclamou o Comitê para “fazer uso e influência do poder que vai ter” para fazer avançar direitos para mulheres e meninas, lembrando a escravização sexual e a limitada licença paternidade como alguns dos desafios a serem incorporados pelo movimento ElesPorElas no Brasil.

Comitê Brasil ElesPorElas faz sua primeira reunião em Foz do Iguaçu/

Emanuele Goés representa a Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras
Foto: Isabel Clavelin/ONU Mulheres

 

Representante da Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras, Emanuele Góes, alertou para o cruzamento do racismo e do sexismo. “As desigualdades, no Brasil, seguem as hierarquias de raça e gênero”. A professora Denise Bomtempo, representante da Universidade de Brasília na reunião, mencionou as iniciativas da universidade, tais como Coordenação de Diversidade, UnB contra Todas as Formas de Opressão, espaço de denúncia e acolhimento multidisciplinar, Mulheres das Engenharias, Centro de Convivência Negra, como resposta às práticas discriminatórias na universidade. Apontou, ainda, o Observatório Latino-americano de Responsabilidade Social das Universidades como um espaço importante para o movimento ElesPorElas.

Na rodada, o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, comentou ter o apoio do Conselho Curador da EBC ao movimento ElesPorElas e que é importante “convencer os homens que o empoderamento das mulheres não é o desempoderamento dos homens”.

O encontro teve saudação da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, e foi acompanhado por autoridades do governo paraguaio. Ao final da reunião, ocorrida em 25 de junho, foi instalado o Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe).

ElesPorElas – Criado pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver um bilhão de homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a organizar juntos, homens e mulheres, uma nova sociedade.