• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Concurso de fotografia sobre Lei Maria da Penha recebe inscrições até 10 de dezembro



11.10.2016


Tema da 5ª edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha é empoderamento feminino e superação da violência. Competição é aberta a adolescentes de 14 a 17 anos e também a adultos. Premiação inclui divulgação das fotografias em 3 mil escolas de todo o Brasil. Imagens também serão publicadas em livro em inglês distribuído fora do país

Saiba mais sobre o concurso aqui | Acesse o regulamento aqui | Inscreva-se aqui

Concurso de fotografia sobre Lei Maria da Penha recebe inscrições até 10 de dezembro/

Em 2016 — ano em que a Lei Maria da Penha completa dez anos —, a 5ª edição do concurso de fotografia sobre a legislação tem como tema “o empoderamento da mulher e a superação da violência”. Participantes devem produzir um ensaio ou série de três imagens e enviá-las à organização da competição até 10 de dezembro.

A iniciativa quer estimular o senso artístico e crítico de jovens e adultos. O objetivo é, através da fotografia, incentivar a busca por perspectivas que revelem como a emancipação e o fortalecimento das mulheres podem transformar o contexto social onde elas estão inseridas.

O concurso conta com duas categorias — adolescentes de 14 a 17 anos e adultos com no mínimo 18 anos de idade. As imagens devem ser enviadas em arquivos separados. A primeira etapa escolherá 40 fotos finalistas, que serão publicadas no Facebook. As 20 fotografias mais curtidas serão as grandes vencedoras.

Os prêmios incluem a publicação das fotos em livro distribuído dentro e fora do país, em português e em inglês; a entrega de um troféu no Congresso Nacional para os três fotógrafos com o maior número de curtidas de cada categoria, com passagem e hospedagens pagas; distribuição das fotos em 3 mil escolas de todo o Brasil; e exposição das obras no Salão Negro do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O Banco Mundial no Brasil é um dos realizadores do concurso, ao lado da Procuradoria da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. A ONU Mulheres também apoia a iniciativa.