• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Conferência regional organizada pela CEPAL em coordenação com a ONU Mulheres discutirá igualdade de gênero e sociedade do cuidado



03.11.2022


De 7 a 11 de novembro será realizada em Buenos Aires, Argentina, a XV Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, que contará com a participação de representantes de governos, organismos das Nações Unidas e intergovernamentais, academia e sociedade civil, em particular movimentos de mulheres e feministas. Neste ano, o tema principal da reunião é “A sociedade do cuidado: horizonte para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero”.

Esta conferência, que este ano comemora seu 45º aniversário, é o principal fórum intergovernamental regional das Nações Unidas sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero. É organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e, desde 2020, conta com a coordenação ONU Mulheres.

O encontro será aberto no dia 8 de novembro às 16h (horário da Argentina) por Alberto Fernández, presidente da Argentina, na qualidade de país anfitrião. Também participam da abertura o secretário executivo da CEPAL, José Manuel Salazar-Xirinachs; ministra das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina, Ayelén Mazzina; ministra da Mulher e Equidade de Gênero do Chile, Antonia Orellana, diretora regional para as Américas e o Caribe de ONU Mulheres, María-Noel Vaeza; coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas na Argentina, Claudia Mojica; vice-secretária-geral das Nações Unidas (por vídeo), Amina J. Mohammed; e o presidente do Chile, Gabriel Boric, na qualidade de país que exerce a presidência cessante da Conferência Regional sobre a Mulher (por vídeo).

No dia 9, a CEPAL apresentará o documento de posição “A sociedade do cuidado: horizonte para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero”, que destaca a urgência da implementação de uma mudança no estilo de desenvolvimento para avançar rumo a uma sociedade do cuidado na qual se reconheça a interdependência entre as pessoas, bem como a interdependência entre os processos produtivos e a sociedade; uma sociedade do cuidado que coloque a sustentabilidade da vida humana e do planeta no centro do desenvolvimento.

No dia 10 serão divulgados dois documentos: “Financiamento dos sistemas e políticas de cuidado na América Latina e no Caribe: contribuições para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero”, preparado pela CEPAL e ONU Mulheres, e “Romper o silêncio estatístico para alcançar a igualdade de gênero em 2030: aplicação do eixo sobre sistemas de informação da Estratégia de Montevidéu para a Implementação da Agenda Regional de Gênero no Âmbito do Desenvolvimento Sustentável até 2030”, preparado pela CEPAL no âmbito de dois órgãos subsidiários: a Conferência Estatística das Américas e a Conferência Regional sobre a Mulher.

Sociedade civil – O programa da XV Conferência Regional sobre a Mulher inclui um debate de alto nível sobre a sociedade do cuidado na região, dois painéis temáticos (sobre financiamento dos cuidados e cuidado do planeta) e uma mesa-redonda sobre corresponsabilidade dos cuidados.

Antes da abertura da reunião, no dia 7 e na manhã de 8 de novembro, será realizado um fórum parlamentar e haverá diversas atividades organizadas pela sociedade civil, inclusive o fórum de organizações feministas. Também está prevista a realização de ao menos 31 eventos paralelos.

Os jornalistas interessados em cobrir a reunião presencialmente devem credenciar-se através do seguinte link.

 

Com informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).