• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Conheça Thaiza da Silva, jovem do programa Uma Vitória Leva à Outra, que conduzirá a tocha olímpica nesta 6a. feira



04.08.2016


Um dia na vida de Thaiza Vitória da Silva


Durante o revezamento da Tocha Olímpica nos Jogos Rio 2016, Thaiza tem um dever importante a cumprir: ela carregará a Tocha representando as 400 meninas participantes do programa Uma Vitória Leva à Outra. “É um novo caminho que está se abrindo na minha vida, nas nossas vidas”, diz Thaiza.

Conheça Thaiza da Silva, jovem do programa Uma Vitória Leva à Outra, que conduzirá a tocha olímpica nesta 6a. feira/
São cinco horas da manhã quando o despertador toca na casa de Thaiza Vitória da Silva, uma jovem jogadora de handebol de 15 anos, moradora do bairro de Anchieta, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O sol sequer nasceu, mas a atleta já está de pé. Ela caminha até o ponto de ônibus acompanhada pelo pai, Marcos, e pela irmã mais nova, Thais Maria.

Quando o ônibus chega, as meninas se despedem do pai e embarcam juntas na viagem, que dura cerca de uma hora, até o Centro Educacional Santa Mônica – uma escola particular conhecida pela forte tradição esportiva. Mas as irmãs nem sempre estudaram lá. Thaiza passou a maior parte de sua educação formal em uma escola pública, já que a família não teria condições de bancar um estudo de melhor qualidade.

Foi devido ao talento como jogadora de handebol que Thaiza recebeu uma bolsa de 100% para estudar no Santa Mônica. Para garantir a bolsa, além de jogar handebol, Thaiza precisa manter as notas de todas as matérias acima da média e não deixar o desempenho escolar cair. Com o esporte, Thaiza tem aprendido mais sobre responsabilidade e liderança: “Entendi que ser líder não significa mandar nos outros, mas ser capaz de se tornar um exemplo e escutar a opinião de todos”.

Todos os dias depois da aula, Thaiza vai à Vila Olímpica do Mato Alto, em Jacarepaguá, na Zona Oeste no Rio de Janeiro. A Vila é um dos 22 espaços municipais que oferecem estrutura desportiva gratuita, com professores qualificados e aulas abertas ao público.

Das três às cinco horas da tarde, Thaiza joga handebol. Uma vez por semana, porém, o treino começa uma hora mais tarde para que Thaiza possa se juntar a outras 20 atletas que participam das oficinas do Uma Vitória Leva à Outra. Os encontros são parte de um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a organização Women Win.

O objetivo das oficinas é criar um espaço seguro onde as meninas podem conversar sobre desigualdades de gênero, trabalhar a autoestima, desenvolver habilidades de liderança, aprender sobre seus corpos e como manter a saúde, ter contato com conceitos básicos de gestão financeira e se informar sobre onde conseguir ajuda em caso de violência contra a mulher.
Myriam Romi, uma das 50 facilitadoras do programa, afirma que as oficinas ajudaram Thaiza, uma adolescente tímida e introspectiva, a se expressar com mais segurança e a construir sua própria identidade.

Em quadra, Thaiza sempre mostrou determinação, foco e força. Ela corre, salta, grita, cobra justiça dos árbitros e anima o time rumo à vitória. Através do programa, ela começa a expandir essa energia para outras áreas da vida.

Durante o revezamento da Tocha Olímpica nos Jogos Rio 2016, Thaiza tem um dever importante a cumprir: ela carregará a Tocha representando as 400 meninas participantes do programa Uma Vitória Leva à Outra. “É um novo caminho que está se abrindo na minha vida, nas nossas vidas”, diz Thaiza.