• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Conselheiros das Nações Unidas visitam Casa da Mulher Brasileira de Brasília



11.05.2015


Recebida pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, delegação conheceu as ações do programa Mulher, Viver sem Violência

 

Conselheiros das Nações Unidas visitam Casa da Mulher Brasileira de Brasília/

Conselho da Fundação das Nações Unidas visitaram instalações da Casa, em Brasília
Foto: Leo Rizzo/SPM

Membros do Conselho Diretor da Fundação das Nações Unidas (United Nations Fundation) visitaram, na quinta-feira (07/05), as obras da Casa da Mulher Brasileira de Brasília. O Conselho tem a prática de selecionar um projeto social ou experiência inovadora em algum lugar do mundo para visitar. Este ano, o Brasil e a Casa da Mulher Brasileira foram os escolhidos. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci; a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM/PR, Aparecida Gonçalves e a Secretária-Executiva da SPM/PR, Linda Goulart, receberam os conselheiros Ted Turner, Kathy Calvin, Fábio Barbosa, Gro Brundtland, Timothy Wirth, Muhammad Yunus, Rutherford Seydel e Elisabeth Cousens, além de outros 18 membros da comitiva e a representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. O projeto agradou à comitiva, que saiu da Casa com boas impressões.

“A Casa da Mulher Brasileira representa a integração entre a União, os estados, o Sistema Judiciário e o Ministério Público. É uma política ousada, diferente e avançada, que cumpre os preceitos da Lei Maria da Penha, implanta a lei e quebra a via crucis pela qual passam as vítimas da violência doméstica”, destacou a ministra. “Estamos salvando as mulheres da morte e prevenindo a violência contra elas”.

A visita foi acompanhada, também, pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollenberg; pela secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Marise Nogueira; e por representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Banco do Brasil, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Defensoria Pública do Distrito Federal e da Polícia Civil.

Missão da delegação – A agenda dos conselheiros com a ministra Eleonora Menicucci teve início no Palácio do Planalto, quando foram recebidos pela presidenta Dilma Rousseff. Em seguida, realizaram reunião na Casa da ONU em Brasília sobre o programa “Mulher, Viver sem Violência” da SPM, do qual a Casa da Mulher Brasileira é uma das ações.

Na reunião, a ministra propôs a criação de um grupo de discussão por meio da internet para cooperação entre o governo brasileiro e as Nações Unidas. “Todas as opiniões serão bem-vindas”, reforçou a ministra. Segundo ela, o Brasil cumpriu os objetivos do milênio no que se refere ao combate da violência contra as mulheres, “mas é preciso avançar mais ainda em outras áreas, como a redução da mortalidade materna”.

Eleonora Menicucci falou sobre os instrumentos legais de enfrentamento à violência contra as mulheres: as leis Maria da Penha e do Feminicídio. Também esclareceu os seis eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência”. Um deles é a Casa da Mulher Brasileira, que terá uma unidade em cada estado brasileiro, além do Distrito Federal. A primeira Casa foi inaugurada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e a segunda será a de Brasília.

Eleonora Menicucci ressaltou o trabalho das unidades móveis (ônibus e barcos) que levam informações e os serviços de atendimento às vítimas da violência doméstica para as mulheres do campo, das florestas e águas; do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher; as campanhas de combate à violência contra as mulheres; e a Portaria Interministerial 288, que trata da humanização do atendimento às vítimas, a coleta e o armazenamento dos vestígios de violência sexual.