• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“Crises multiplicam ameaças, mulheres são multiplicadoras de soluções”, diz diretora executiva da ONU Mulheres na CSW 66



22.03.2022


Declaração da secretária-geral-adjunta das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, a 66a Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres  

 

“Crises multiplicam ameaças, mulheres são multiplicadoras de soluções, diz diretora executiva da ONU Mulheres na CSW 66/sima bahous onu mulheres noticias igualdade de genero geracao igualdade direitos humanos direitosdasmulheres csw

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, discursa na abertura da 66ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres em 14 de março em Nova Iorque Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

 

“Nós nos reunimos em um momento que coloca o nosso mandato como ONU em foco especialmente nítido. Todas as crises e conflitos cobram seu preço mais alto de mulheres e meninas; de Mianmar ao Afeganistão, do Sahel ao Haiti, da Palestina à Síria, à Somália, ao Iêmen, à Etiópia. A terrível guerra na Ucrânia agora se junta a esta lista.

O secretário-geral foi claro. A invasão da Ucrânia deve terminar, a guerra deve terminar e a paz deve prevalecer. Vemos a cada dia que passa o dano causado às vidas, esperanças e futuros de mulheres e meninas ucranianas. Reitero a nossa solidariedade e apoio e rezo para que todos aqueles e aquelas que estão passando por conflitos conheçam em breve a paz. 

Encontramo-nos hoje num contexto de crise. No entanto, também estamos nos reunindo neste salão, pessoalmente, pela primeira vez em três anos. A pandemia da COVID-19 revelou as desigualdades globais existentes. Ela trouxe o progresso no empoderamento das mulheres a uma parada brusca. Embora possamos remover nossas máscaras hoje, muitas partes do mundo ainda estão lutando com o acesso a vacinas e cuidados de saúde adequados. Aqui também prevalecem as desigualdades de gênero no acesso aos cuidados. 

Inevitavelmente, os conflitos globais e a pandemia da COVID-19 continuam ocupando muito nossas mentes. São um lembrete gritante da interconexão dos desafios globais que enfrentamos. A guerra na Ucrânia, entre duas nações produtoras de trigo e petróleo, ameaça a segurança alimentar e o acesso a serviços essenciais em todo o mundo. Isso também afetará mais fortemente as mulheres e meninas. 

A pandemia da COVID-19 continua a ameaçar o progresso da Agenda 203 de Desenvolvimento Sustentável. O que é necessário hoje não é apenas solidariedade e soluções globais, mas também um compromisso renovado. 

As conclusões acordadas desta Comissão podem definir um caminho para a resiliência e recuperação global. Esse caminho deve ser guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e ser sustentado pela igualdade de gênero e um compromisso com o multilateralismo, a diplomacia, a paz e a justiça. 

Um dos nossos maiores desafios comuns é a mudança climática: o tema prioritário desta 66ª Comissão. O mundo está em chamas. Afeta todos os cantos do nosso globo e ameaça a paz, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do Pacífico ao Ártico. Como em todas as crises, as mudanças climáticas também cobram seu preço mais alto de mulheres e meninas. Especialmente daquelas que já estão sendo deixados para trás: famílias chefiadas por mulheres; mulheres rurais; mulheres que não podem ter acesso à terra; meninas que precisam caminhar mais para buscar água em tempos de seca e faltar à escola para fazê-lo; mulheres mais velhas; mulheres sem acesso a financiamento – e a lista continua. 

Os Estados Membros da ONU já assumiram muitos compromissos importantes com a igualdade de gênero por meio de acordos ambientais multilaterais, como as convenções do Rio e a Estrutura de Sendai. Agora é a hora de implementar o que já foi acordado e criar planos de ação de gênero onde houver lacunas.   

O relatório de temas prioritários do secretário-geral apresenta recomendações claras, que espero que sejam refletidas em suas Conclusões Acordadas. O relatório é claro. A participação da juventude é necessária e fundamental. A participação e a liderança das mulheres são cruciais para efetuar a mudança. É a única maneira de garantir um futuro sustentável. Devemos alavancar as habilidades das mulheres na gestão da conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Mulheres e jovens estão tomando medidas climáticas e ambientais em todos os lugares. As mulheres jovens estão liderando o movimento climático global. As mulheres indígenas têm soluções a partir de suas experiências vividas. Devemos ouvir; e devemos agir. 

Atualmente, os direitos, prioridades e necessidades de mulheres e meninas são sistematicamente negligenciados pelas políticas e programas climáticos, ambientais e de risco de desastres. Por exemplo, apenas um terço das estruturas nacionais de energia de 137 países incluem considerações de gênero. 

Devemos adotar uma abordagem de todo o governo, reforçando intencionalmente a representação de mulheres, incluindo mulheres jovens, nos parlamentos nacionais, nos mecanismos nacionais de igualdade de gênero, municípios e instituições. As mulheres em toda a sua diversidade devem fazer parte dos espaços de tomada de decisão, de forma significativa e sem barreiras. Essa inclusão, inclusive por meio de medidas especiais temporárias, é uma ação acelerada concreta que você pode adotar para promover a igualdade de gênero e identificar soluções para a crise climática global. 

Sabemos com certeza que as crises e desastres climáticos e ambientais estão aumentando. Quando promovemos e investimos na resiliência das mulheres, estamos construindo as defesas do futuro, bem como os ativos de hoje. Resiliência e empoderamento andam de mãos dadas. 

Nossa capacidade de antecipar as próximas emergências, preveni-las na medida do possível e gerenciá-las quando surgirem depende de equipar ativamente mulheres e meninas e suas organizações. Recursos para isso, como boas práticas em agroecologia e agrofloresta, já existem. Eles devem ser compartilhados e ampliados, com base no conhecimento científico, indígena e ancestral. 

Devemos expandir as soluções energéticas sustentáveis descentralizadas. Devemos apoiar a pesca sensível ao gênero na economia azul. Atualmente, menos de 17% da força de trabalho do setor de água é composta por mulheres. 

Devemos lutar por um ambiente mais estável e pelos ecossistemas dos quais dependem mais de 1,2 bilhão de empregos. Há potencial para cerca de 24 milhões de novos empregos nos setores verdes. É fundamental que as mulheres recebam treinamento e apoio para acessar esses empregos. 

Devemos fechar a divisão digital global de gênero e as diferenças de gênero na educação, informação e habilidades. Devemos construir resiliência por meio do aumento do empoderamento econômico das mulheres e do acesso aos recursos. E devemos alcançar sistemas de proteção e cuidados sociais universais e sensíveis ao gênero. 

A pandemia da COVID-19 nos mostrou como as crises aumentam drasticamente o trabalho remunerado de mulheres e os cuidados não remunerados e o trabalho doméstico de mulheres e meninas. 

Novas estimativas globais da ONU Mulheres e da OIT cobrindo 189 países e territórios revelam que mais de 2 milhões de mães deixaram a força de trabalho em 2020. Isso afetou seu acesso à proteção social, igualdade salarial e segurança de renda, bem como oportunidades para cargos de gestão e liderança . Esta é uma perda cumulativa que nenhuma sociedade pode suportar. 

A expansão de soluções de energia sustentável descentralizada traria benefícios significativos para os meios de subsistência e resiliência de mulheres e meninas, reduzindo seus cuidados não remunerados e trabalho doméstico. Como informei ao Conselho de Segurança, na semana passada, a inclusão das mulheres na recuperação econômica rende enormes dividendos tanto para a paz quanto para a prosperidade. O oposto também é verdade. Quando as mulheres são excluídas, as economias e as sociedades sofrem. 

Exortei o Conselho de Segurança a desempenhar seu papel na inclusão econômica das mulheres. Eu agora exorto esta Comissão, encarregada também de revisar o progresso no empoderamento econômico das mulheres, a fazer o mesmo. A transição verde tem o potencial de criar empregos decentes para as mulheres. Não podemos perder esta oportunidade. 

Eu disse que resiliência e empoderamento andam de mãos dadas. Responder a crises, garantindo que as mulheres liderem a resposta e a prevenção, é uma prioridade para a ONU Mulheres.  

Da mesma forma, o aumento dos níveis de violência contra mulheres e meninas e as crises andam de mãos dadas. Isso também é verdade para as mulheres que são deslocadas por emergências climáticas. Sua saúde também é afetada em crises climáticas, incluindo sua saúde e direitos sexuais e reprodutivos. Devemos fortalecer os sistemas de saúde e expandir a prestação de serviços, incluindo serviços essenciais para mulheres e meninas que sofrem todos os tipos de violência. 

Devemos também promover e proteger ativamente os direitos das mulheres defensoras dos direitos humanos ambientais contra ameaças, violência e assassinatos, melhorando o monitoramento desses abusos e levando à justiça os responsáveis. A impunidade para todas as formas de violência deve acabar. A ONU Mulheres está empenhada em trabalhar em todo o sistema da ONU e com o maior número possível de parceiros, incluindo toda a sociedade civil, para combater essa violação generalizada dos direitos das mulheres. 

Portanto, existem três aspectos interligados que são críticos para abordar o nexo entre mudança climática e igualdade de gênero. São crises, a economia, incluindo cuidados, e violência contra mulheres e meninas. Juntos, esses três aspectos não resolvidos sustentam as barreiras estruturais que bloqueiam o progresso para o desenvolvimento sustentável. 

O relatório do secretário-geral nos mostra que uma resposta eficaz à estabilização do clima e à sustentabilidade ambiental requer um aumento significativo do financiamento público e privado, bem como um compromisso político significativo. O financiamento é especialmente necessário para apoiar organizações, empresas e cooperativas de mulheres. No entanto, os movimentos de gênero e clima são sub-apoiados, sub-recursos, subvalorizados e sub-reconhecidos. 

Todos e todas devemos colocar mulheres e meninas no centro das políticas climáticas e ambientais. Nas Conclusões Acordadas, se tem a oportunidade de se comprometer com um futuro mais sustentável. Isso exigirá uma combinação de transições justas e sensíveis ao gênero e colocar o cuidado com as pessoas e o planeta no centro. Será preciso solidariedade global, forjada na busca unida de um mundo que está acelerando o progresso na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Apesar das perspectivas muito sombrias, ainda temos uma janela para forjar um futuro sustentável onde todos prosperemos. Mulheres e meninas devem ser um pilar crucial de um multilateralismo renovado e vigoroso que represente verdadeiramente toda a diversidade dos povos do nosso mundo. 

Para encerrar, as crises interligadas que enfrentamos hoje continuam a agravar os impactos umas das outras como multiplicadores de ameaças. Mas as mulheres são as multiplicadoras de soluções. 

Apelo aos membros e membras desta Comissão para que cumpram nossa determinação na Agenda 2030, que inclui centralmente – e cito – “proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas; e garantir a proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais”. 

Não podemos falhar nisso, nem na nossa promessa de que “ninguém será deixado para trás”.

Hoje, peço a todos e todas que se comprometam novamente com a inclusão plena e significativa das mulheres e meninas do mundo nas soluções climáticas. Como líderes, como parceiros e parceiras, como inovadores e inovadoras, como implementadores e implementadoras, como co-criadores e co-criadoras.

Comecei a minha declaração com um apelo à ação. Nossos desafios globais estão interconectados. Não haverá progresso para um, sem progresso para todos. A emergência climática e a desigualdade de gênero são dois dos desafios mais abrangentes que enfrentamos. Devemos subir a eles juntos e juntas. É o que devemos a todas as gerações futuras.   

Obrigada”.