• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, recebe prêmio na Cúpula Global das Mulheres



21.05.2015


 Além da honraria, ela reuniu-se com a Ministra de Políticas para as Mulheres e com representantes de grandes empresas brasileiras

Na última sexta-feira (15/05), a Subsecretária Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres fez uma passagem-relâmpago pelo Brasil para participar da Cúpula Global das Mulheres, onde foi laureada com o prêmio Global Women’s Leadership Award (ou “Prêmio Global para Mulheres Líderes”, em tradução livre). Sob o tema “Mulheres Criativas, Economias Criativas”, a 25º Cúpula Global das Mulheres reuniu homens e mulheres líderes do mundo todo em um grande evento de três dias realizado no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

 

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka, recebe prêmio na Cúpula Global das Mulheres/

Phumzile Mlambo Ngcuka é agraciada com premiação
Fotos: Amanda Talamonte/ONU Mulheres

O prêmio foi entregue à Phumzile Mlambo-Ngcuka pelas mãos da presidenta da Cúpula Global para as Mulheres, Irene Natividad. Irene destacou sua longa trajetória em defesa das mulheres e pelo empoderamento das mulheres não só na África do Sul, país onde Mlambo-Ngcuka foi vice-presidenta, mas no mundo todo. O discurso da Diretora Executiva da ONU Mulheres, no qual ressaltou a necessidade de combater a pobreza com trabalho digno para as mulheres, foi ovacionado pelo público, especialmente pela delegação da África do Sul, que foi convidada a subir ao palco para cantar e celebrar o prêmio.

Apoio do Brasil na agenda pós-2015 — Pouco antes da cerimônia de premiação, Phumzille Mlambo-Ngcuka reuniu-se com a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. Dentre os principais assuntos abordados estava a construção de uma agenda comum relacionada aos processos Pequim+20, por um planeta 50:50 em 2030, e à próxima Comissão sobre a Situação das Mulheres, que será presidida pelo Brasil. A Diretora Executiva da ONU Mulheres pediu apoio da SPM para incorporar a perspectiva de gênero nas negociações da agenda pós-2015, incluindo o financiamento para o desenvolvimento.

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka, recebe prêmio na Cúpula Global das Mulheres/

Diretora executiva da ONU Mulheres ao lado da ministra da SPM, Eleonora Menicucci

Além disso, a Ministra Menicucci falou de ações recentes do Brasil para a saúde e segurança das mulheres, como a inauguração da Casa da Mulher Brasileira (que oferece atendimento humanizado e serviços especializados a mulheres vítimas de violência, integrando também atenção judicial e facilidades para inserção no mercado de trabalho) e a aprovação da lei do feminicídio.

Empoderamento das mulheres nas empresas – A Diretora Executiva da ONU Mulheres conversou com presidentes, vice-presidentes e diretores de grandes empresas brasileiras, com o objetivo de fortalecer o compromisso das corporações com a promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho. Destacou como plataformas de ação a adesão e implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

 

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka, recebe prêmio na Cúpula Global das Mulheres/

Empoderamento econômico das mulheres foi tema de reunião

A SPM, também presente na reunião, apresentou o programa do governo brasileiro Pró-Equidade de Gênero e Raça, que conta com apoio da ONU Mulheres, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República). O Programa é orientado a assessorar empresas públicas e privadas na promoção de políticas de igualdade em sua gestão interna e mudanças na cultura organizacional. A última edição do Programa reuniu mais de 80 empresas, que respondem por quase 1 milhão de funcionárias e funcionários.

Líderes de empresas como Avon, Genzyme e Schneider Electric apresentaram ideias e medidas inovadoras de mercado que suas empresas vêm desenvolvendo para integrar a equidade de gênero em suas estratégias centrais, bem como maneiras de solucionar e monitorar políticas de igualdade de gênero.

Cúpula Global das Mulheres – Fundada em 1990, a Cúpula Global das Mulheres é uma organização não-governamental com sede em Washington, Estados Unidos. Com foco em negócios, foi concebida com a participação dos setores público, privado e terceiro setor, com o objetivo de ampliar oportunidades para mulheres por meio do intercâmbio de soluções de trabalho e de estratégias criativas em diferentes partes do mundo.