• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Diretora Regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe é convidada internacional da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres



09.05.2016


Nos dias 10 e 11 de maio, em Brasília, mais de três mil mulheres discutem os direitos das mulheres e empoderamento político

Diretora Regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe é convidada internacional da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres/

Luiza Carvalho é diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe
Foto: ONU Mulheres

A diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, é uma das convidadas internacionais da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. São aguardadas mais de três mil participantes de todas as regiões do Brasil.

“A 4ª Conferência de Políticas para as Mulheres é o coroamento de um processo de mobilização, discussão e negociação política que as mulheres brasileiras se envolvem para construir mais direitos e participar ativamente das mudanças que desejam para as suas vidas e em favor de todo o país. Este é um momento importante para a defesa da democracia brasileira por meio da proposição de políticas relacionadas à diversidade de pautas das mulheres brasileiras, com a finalidade de fortalecer a inclusão social com equidade de gênero, raça e etnia, como eixos fundamentais da democracia efetiva”, considera a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho.

O tema desta edição é “Mais direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, em evidência, desde junho de 2015 quando se iniciaram as etapas municipais da conferência, e debatido por mais de 120 mil. As discussões têm como base quatro eixos temáticos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a conferência é um espaço estratégico para o empoderamento político das mulheres. “A partir das suas diferentes realidades e vivências, as mulheres levaram novos desafios para a participação política das mulheres por meio da avaliação dos mecanismos de poder local e nacional que precisa avançar em favor da paridade de gênero e da igualdade substantiva para as mulheres”, afirma Nadine Gasman.

A 4ª CNPM é promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com o apoio da ONU Mulheres Brasil.

Agenda oficial – Dentre os compromissos da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe destacam-se:
 9 de maio – Abertura do Seminário Internacional “Transformar Economias, Realizar Direitos: Oportunidades e Desafios para a Igualdade de Gênero”, das 9h às 12h, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
 11 de maio – Visita à Sala de Situação Zika da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial da Saúde, em Brasília. O encontro terá a presença dos representantes da OPAS, Joaquim Molina, do Fundo de População da ONU (UNFPA), Jaime Nadal, e da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, para discutir as respostas das Nações Unidas em favor dos direitos das mulheres à saúde no contexto das doenças provocadas pelo aedes aegypti, especialmente vírus zika.
 12 de maio – Ato de adesão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) ao movimento global ElesPorElas em Solidariedade à Igualdade de Gênero (HeForShe), liderado pela ONU Mulheres. A cerimônia terá as presenças do desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJ-RJ; do desembargador Caetano Costa, diretor-geral da EMERJ, e demais representantes da justiça. O evento acontecerá no o Rio de Janeiro, às 11h.

Eventos públicos para a cobertura de imprensa

Seminário Internacional “Transformar Economias, Realizar Direitos: Oportunidades e Desafios para a Igualdade de Gênero”
Data: 9 de maio de 2016 (segunda-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: Auditório da Escola Nacional de Administração Pública (SAIS Área 2A, s/n) – Brasília/DF

Abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Data: 10 de maio de 2016 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental) – Brasília/DF

Ato de adesão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) ao movimento global ElesPorElas em Solidariedade à Igualdade de Gênero
Data: 12 de maio de 2016 (quinta-feira)
Horário: das 11h às 13h
Local: TJ-RJ (Av. Erasmo Braga, 115 – Centro) – Rio de Janeiro/RJ