• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em foco: Comissão da ONU sobre a Situação da Mulheres (CSW67)



06.03.2023


 

Em foco: Comissão da ONU sobre a Situação da Mulheres (CSW67)/igualdade de genero

 

Começa neste segunda (6/3) a 67ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, que acontecerá entre os dias 6 e 17 de março com foco no tema “Inovação e mudança tecnológica, e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”.  

A era digital está criando oportunidades novas e sem precedentes para melhorar a vida das mulheres e meninas em todo o mundo. As tecnologias digitais estão transformando rapidamente todas as esferas da vida, incluindo os nossos sistemas econômicos, sociais e políticos – estabelecendo novos pontos de entrada e plataformas para grupos historicamente marginalizados.  

No entanto, além das oportunidades, a era digital também está criando ameaças sem precedentes ao bem-estar das meninas e mulheres. Os espaços online proporcionam novos locais para a violência contra as mulheres, oferecendo aos perpetradores um aumento do anonimato e da impunidade. A discriminação no setor tecnológico e o preconceito nos próprios sistemas automatizados perpetuam e enraízam ainda mais as desigualdades de gênero. E a falta de leis e regulamentos globais deixa os grupos vulneráveis ainda mais expostos a violações de direitos e privacidade.  

No contexto da COVID-19 e de numerosas outras crises globais que se cruzam, o acesso a espaços online tornou-se ainda mais crucial. À medida que avançamos para o futuro, temos de assegurar que não deixamos as mulheres e meninas no passado.  

A CSW67 oferece uma oportunidade única de moldar o nosso futuro digital para melhor. Durante as próximas duas semanas, governos, organizações da sociedade civil, especialistas e ativistas de todo o mundo se unirão para enfrentar os desafios – e especialmente o enorme potencial – da tecnologia para o empoderamento de todas as mulheres e meninas.