• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em Recife, ONU Mulheres participa de workshop sobre zika e impactos sociais



31.01.2017


Evento organizado pela Fiocruz aborda Zika vírus. ONU Mulheres participa de evento, destacando os direitos das mulheres

Da Fiocruz

Em Recife, ONU Mulheres participa de workshop sobre zika e impactos sociais/

ONU Mulheres participa de evento, destacando os direitos das mulheres

Pernambuco promove nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o workshop “Impactos Sociais e Zika”. Na ocasião, pesquisadoras e pesquisadores do departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz, do Instituto Fernandes Figueira, da London School e da Universidade Federal de Pernambuco, se reunirão com representantes de organizações não-governamentais (ONG) e de movimentos sociais para discutir a realização de uma pesquisa voltada para o tema.

Sabe-se que, embora os casos da síndrome congênita do Zika (SCZ) não se restrinjam a determinada classe social, aqueles que vivem na extrema pobreza são os mais atingidos pela epidemia, com 70% dos casos de microcefalia registrados nesta camada da população. No Brasil, de acordo com o Censo 2010, aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm água encanada, mais de 100 milhões não têm acesso a esgoto e mais de oito milhões de habitantes de cidades não contam com coleta de lixo regular.

Diante da urgência causada pela velocidade, amplitude e gravidade dos casos de SCZ, a maior parte dos estudos desenvolvidos, neste último ano, envolvendo a zika, concentraram suas investigações nos aspectos clínicos e epidemiológicos da doença. Assim, a pesquisa “Impactos sociais e econômicos do vírus zika no Brasil”, visa possibilitar melhores estratégias de prevenção/cuidado, assim como a elaboração de políticas públicas culturalmente adequadas e uma melhor compreensão do custo humano da epidemia.

O estudo
– Financiado pela fundação do Reino Unido, Wellcome Trust – terá duração de um ano, contado a partir do whorkshop, e será aplicado nas cidades do Recife e Rio Janeiro. O evento será realizado no auditório da Fiocruz Pernambuco, aberto ao público no dia 31/01 e só para convidados no dia 01/02.