• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Empresas, Nações Unidas e União Europeia avaliam ações do setor privado para igualdade de gênero e empoderamento das mulheres



04.10.2019


Fórum WEPs 2019 terá como tema central a ação pela transformação social, com destaque ao papel das empresas no empoderamento econômico das mulheres. Atividades acontecerão, de 8 a 9 de outubro, em São Paulo

 

ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), União Europeia (UE) e empresas de diferentes setores econômicos estarão reunidas, 8 e 9 de outubro, em São Paulo, para promover uma série de debates sobre o empoderamento econômico das mulheres e o papel das empresas com a igualdade de gênero no Fórum WEPs 2019. O evento acontece no âmbito do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios, uma iniciativa realizada pela ONU Mulheres e OIT, em parceria e com o financiamento da União Europeia em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai. As atividades acontecerão, das 9h às 18h30, no Espaço de Eventos Villa Blue Tree.

O objetivo do Fórum WEPS 2019 é incentivar um modelo sustentável de participação do setor privado sensível a gênero que contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da discussão de avanços, desafios e boas práticas de negócios para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento econômico das mulheres nas empresas, em suas cadeias de valor e nas comunidades onde operam.

A abertura do Fórum WEPs 2019 será feita pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio; pela diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, Maria-Noel Vaeza, e pelo secretário-executivo da Rede Brasileira do Pacto Global, Carlo Pereira. Entre as autoridades presentes, estarão a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e o diretor da OIT no Brasil, Martin Hann.

Ao longo do encontro, serão apresentados painéis por CEOs de empresas signatárias dos WEPs, além de outras companhias, organizações e empresárias aliadas ao Programa-Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios na Argentina, no Brasil, no Chile, na Costa Rica, na Jamaica e no Uruguai. Entre os temas que serão abordados estão: igualdade salarial, licenças parentais, compras sensíveis a gênero, barreiras das empresas de mulheres para a exportação e o acesso ao crédito, eliminação dos estereótipos de gênero na publicidade, entre outros.

WEPs é a sigla em inglês para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU que orienta as empresas no caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres. Conta com mais de 2.400 adesões, sendo 257 apenas no Brasil – 3º lugar no ranking global. Os WEPs são a plataforma guiadora do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios.

Destaques da Programação Fórum WEPs 2019 – O primeiro dia do Fórum WEPs 2019, na terça-feira (8/10), começará com um painel sobre o “Apoio da alta gestão para a igualdade de gênero e direitos humanos”, no qual será discutido o papel das empresas no aumento da representação de mulheres em cargos de alta gerência e fortalecimento do compromisso dos homens com o empoderamento econômico das mulheres.

Ainda no dia 8, a especialista em Empoderamento Econômico das Mulheres do Escritório Regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Raquel Coello, apresentará a ferramenta de Diagnóstico de Igualdade de Remuneração (DIR), criada pela ONU Mulheres. Este mecanismo permite que organizações avaliem se o princípio da igualdade de remuneração, por realizar um trabalho de igual valor, está sendo respeitado e identifiquem práticas que possam promover a igualdade de gênero no ambiente do trabalho. Outros destaques do primeiro dia de evento serão painéis que abordem estratégias de comunicação e marketing com foco em gênero, eliminando estereótipos e contribuindo com um ambiente mais inclusivo e plural, e o desenvolvimento das ofertas nas compras e no empreendimento de mulheres.

No segundo dia do Fórum WEPs 2019, quarta-feira (9/10), as apresentações abordarão temas como soluções com perspectiva de gênero para as barreiras de empréstimos e créditos e os desafios para que as mulheres exportem. A especialista em Investimentos de Impacto e Financeiro Inovador da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Gabriela Rosero, apresentará as conclusões do “Diagnóstico de situação sobre mecanismos de investimento e financiamento com enfoque de gênero”. Além disso, o segundo dia de evento promoverá os painéis “Políticas de tolerância zero contra todas as formas de violência no trabalho” e “Licenças parentais e apoio a atividades de trabalho não remuneradas”.

O Fórum WEPS 2019 se encerrará com um convite para que as empresas continuem desempenhando um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento econômico das mulheres por meio da implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Toda a programação contará com a reunião de representantes da alta liderança de empresas, de instituições e de organizações nacionais e internacionais.

O Fórum WEPs 2019 terá tradução simultânea em Libras e será transmitido ao vivo pelo link: www.premioeforumweps2019.com.br.

Fórum WEPs de 2019: Um chamado à ação pela transformação social
Data: 8 e 9 de outubro de 2019
Horário: das 9h às 18h30
Local: Villa Blue Tree (Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio, São Paulo)
Clique aqui para registro na cerimônia do Prêmio e para o Fórum WEPs 2019.
Informações à Imprensa
Joana Marins e Giovanna Jardim, InPress:
joana.marins@inpressoficina.com.br e giovanna.jardim@inpressoficina.com.br
(61) 99852-2330 e (61) 99970-2706

Gabriela Fogaça, Comunicação Regional Programa Ganha-Ganha:
gabriela.fogaca@unwomen.org
(11) 98256-8408

Isabel Clavelin, Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
61 3038 9140 | 99318 9393 | 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org