• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

GDF e parceiros iniciam campanha de combate ao câncer de mama, nesta quarta-feira (1/10), em Brasília



30.09.2014


Às 18h30, haverá o acendimento sincronizado da iluminação rosa, que vai colorir prédios e monumentos públicos

O Governo do Distrito Federal (GDF) e parceiros abrem nesta quarta-feira (1º de outubro), às 18h30, no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama.

Na ocasião, haverá o acendimento sincronizado da iluminação rosa que vai colorir monumentos e prédios públicos (Congresso, Palácio do Planalto, STF, Palácio da Justiça, Itamaraty, Catedral, Palácio do Buriti, Ponte JK, entre outros) durante o mês de outubro, como principal marca da campanha.

Pouco antes, será aberta a exposição Recomeçar, que traz fotos de mulheres mastectomizadas (operação de retirada do seio). Elas estarão no local para mostrar que é possível superar a doença e levar uma vida normal e feliz. Após discursos de autoridades e anúncio da programação da campanha, haverá show musical com Dona Gracinha da Sanfona e Célia Porto.

GDF e parceiros iniciam campanha de combate ao câncer de mama, nesta quarta feira (1/10), em Brasília/

Este é o quarto ano consecutivo em que o GDF se integra à campanha, realizada anualmente em todo o mundo durante o mês de outubro. Em âmbito local, a organização está a cargo do Grupo de Trabalho (GT) formado por órgãos do GDF, do governo federal, Congresso Nacional, entidades internacionais (ONU e Opas) e da sociedade civil.

No DF, a intenção é orientar as mulheres a procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa ou ainda uma das cinco unidades móveis, conhecidas como Carretas da Mulher, para fazerem mamografias, ecografias e exames preventivos. A mensagem da campanha é “Informação transparente, decisão consciente”.

Diagnóstico precoce
– O câncer da mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Segundo estimativas do Inca, deverão ser registrados este ano no País 57 mil novos casos da doença.

No entanto, se detectado e tratado logo cedo, as chances de cura do câncer de mama são de quase 100%. A mamografia é hoje a forma mais segura de diagnóstico precoce. Relativamente rara antes dos 35 anos, a incidência da doença cresce rápida e progressivamente acima desta faixa etária.

Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas unidades básicas de saúde. Caso seja identificada alguma alteração, deverá ser pedida uma mamografia.

Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos, história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama 2014
Programação

Evento: Lançamento da campanha com acendimento sincronizado de luzes de prédios e monumentos públicos do DF na cor Rosa.
Serão iluminados: Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Nacional, Monumento JK, Palácio do Buriti e Anexo, Catedral, Ponte JK, Palácio da Justiça, Itamaraty, Secretaria Especial de Politicas para as Mulheres da Presidência da República, Delegacia da Mulher e Câmara Legislativa do DF.
Data: 1º/10 – quarta-feira
Local: Panteão da Pátria Tancredo Neves – Praça dos Três Poderes
Horário: 18h30

Data: 4/10 – sábado
Evento: Roda de Capoeira: “Outubro rosa da copoeira na ginga contra o câncer de mama”
Local: Feira do Guará
Horário: 10h
Grupo: N’golo de Capoeira – Mestre Dionísio

Evento: “O Guará tem compromiso com a prevenção”
Data: 10/10 – sexta-feira
Local: Casa da Cultura do Guará – QE 23 – Área Especial do CAVE – próximo ao Kartódromo – Guará II – Telefone: 3383.7277/78
Horário: 20h

Evento: “Caminhada contra o Câncer de Mama” Defensoria Pública do DF
Data: 12/10 – Domingo
Local: Parque da Cidade – Concentração no estacionamento 12
Horário: 8h
Obs: Haverá atendimento Jurídico da Defensoria Itinerante do DF à comunidade.

Evento: Quintas femininas
Data: 16/10/2014 (quinta-feira)
Local: Ala Nilo Coelho – Plenário 2 – Senado Federal
Horário: 10h
Tema: “Câncer de mama: informação transparente, decisão consciente”
Palestrantes: Dra. Carolina Fuschino – Sociedade Brasileira de Mastologia e Dr. Arn Migowski, Sanitarista, epidemiologista, tecnologista da Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCA).
Usuária: Lilian Marinho – Colaboradora da Rede Feminista

Evento: “Caminhada e Corrida contra o Câncer de Mama 2014″
Data: 19/10/2014 – domingo
Local: Início do Eixão Norte do Lazer – na altura do Prédio dos Correios
Horário: 9h
Patrocínio: Secretaria de Esporte do DF
Quantidade de inscrições gratuitas: mil
Percursos: caminhada de 1km, corrida de 5km e 10 km
Observações: As inscrições serão abertas na semana anterior à prova por meio da página da Secretaria de Esporte na Internet. www.corredorderua.com.br
Os corredores e corredoras receberão Kit contendo camiseta, chip, número de peito, sacolinha e medalha de participação. É oferecido lanche na chegada, com fruta, bolachas e suco de caixinha.

Evento: Abertura da exposição fotográfica “Recomeço” no térreo do Palácio do Planalto. (a confirmar)
Data: 16/10/2014
Horário: 10h.

Evento: Quintas Femininas
Data: 23/10/2014 (quinta-feira)
Local: Auditório do prédio Ministério do Esporte – Esplanada dos Ministérios – Bloco A
Horário: 10h
Tema: “Prevenção e tratamento do câncer de mama: avanços e desafios”
Palestrante: Dra. Fernanda Salum – Mastologista – Secretaria de Saúde do DF e Dr. Anderson Silvestrini – Oncologista – Grupo Acreditar.
Usuária: Joana Jeker – presidente da Recomeçar – Entidade de Mulheres Mastectomizadas de Brasília

Evento: Quintas Femininas
Data: 30/10/2014 (quinta-feira)
Local: Auditório da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Públicado DF. Setor Comercial Sul – Edifício Venâncio 2000 – Quadra 8 – 2º andar – telefone: 2196.4409
Horário: 14h
Tema: “Reconstrução mamária”
Palestrante: Dra. Kátia Torres – Cirurgiã plástica – ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do DF e Dr. Daniel Barbalho – mastologista do Hospital Sírio Libanês unidade Brasília e Dr. Ricardo Caponero – oncologista e presidente do Conselho Técnico da Femama.