• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Globo e ONU Mulheres iniciam campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres



14.11.2015


Filme da campanha entra na programação nesta sexta-feira, 13 de novembro. Outras ações de mobilização em torno do tema serão lançadas pela Globo entre 25 de novembro e 10 de dezembro, estipulado pela ONU como os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Assista aqui para assistir ao filme

Globo e ONU Mulheres iniciam campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres/

Campanha faz referências a ‘desculpas’ usadas por mulheres que escondem agressões sofridas, como ter caído da escada
Foto: Divulgação Globo

“A cada 15 segundos uma mulher cai da escada, escorrega no banheiro ou tropeça no tapete. E a cada uma hora e meia uma mulher não sobrevive para contar a próxima desculpa”. Com este alerta, a Globo e a ONU Mulheres, liderança global na defesa dos direitos das mulheres em todo o mundo, lançam uma campanha de enfrentamento à violência de gênero.

O filme da campanha, lançado nessa quarta-feira, 11 de novembro, durante o ‘Jornal Hoje’, ressalta a importância da denúncia das agressões. O trabalho, produzido pela Comunicação da Globo, apresenta cenas comuns a todos os lares, como uma beira de escada, um banheiro com a porta entreaberta e a ponta de um tapete no chão. Em off, uma locução revela que as imagens fazem referência às desculpas utilizadas, por muitas mulheres, para esconder as violências que sofrem. O filme termina com um apelo, “Quando uma mulher é agredida, toda sociedade é agredida também”, para que agredidos e testemunhas não se omitam, denunciem por meio do telefone 180, e entendam que esta atitude pode salvar vidas.

“Não podemos ficar indiferentes diante da publicação dos novos dados sobre violência contra a mulher. Junto com a ONU Mulheres, usaremos nosso poder de comunicação para mobilizar a sociedade em torno de uma agenda de defesa de direitos, que atue pela mudança de comportamento e pelo fim da violência”, afirma a diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo.

De acordo com o estudo “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres”, divulgado na segunda-feira, 9 de novembro, a taxa de homicídios de mulheres no Brasil é a 5ª maior do mundo – são 4,8 assassinatos para cada 100 mil mulheres, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), avaliou 83 países.

“O Brasil está na 5ª posição de 83 países no ranking internacional de assassinatos de mulheres. Essa realidade cruel somente será mudada se a população brasileira compreender que a vítima em potencial está dentro de sua casa, do seu local de trabalho ou de sua escola ou universidade. Isso significa que, no dia a dia, todas as pessoas devem tomar posição diante dos primeiros sinais da violência”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

O filme da campanha entra na programação nesta sexta-feira, 13 de novembro. Outras ações de mobilização em torno do tema serão lançadas pela Globo entre 25 de novembro e 10 de dezembro, estipulado pela ONU como os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O período culmina com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Ficha Técnica:

Direção de criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Criação: Monica Tommasi e Alexandre Tommasi
Atendimento: Carla Sá, Andrea Couto, Flávio Carrijo
Edição e finalização: Marcio Vieira e Carolina Miranda
Gerente de Produção: Jaqueline Couto
RTV: José Fernando e Thais Soares

Produção da trilha: Cream Estúdio
Imagens utilizadas nos filmes: Bancos de Imagens Getty Imagens, Shatter
Locução: Professor Pardal