• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

GOL Linhas Aéreas apoia campanha global da ONU “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres”



01.12.2015


Companhia aderiu à campanha 16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres e incluiu mensagens de não violência na saudação de bordo a passageiras e passageiros

GOL Linhas Aéreas apoia campanha global da ONU “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres”/

GOL leva mensagens de não violência para passageiras e passageiros durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

 

A GOL Linhas Aérea é uma das empresas apoiadoras da campanha global liderada pela ONU Mulheres “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres”. Na saudação de passageiras e passageiros para um bom voo, a companhia área incluiu sua mensagem de apoio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A ação se iniciou no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se estenderá até 10 de novembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a cada ano cerca de 5 mil mulheres são assassinadas e 50 mil são violadas sexualmente. De acordo com o Mapa da Violência contra as Mulheres, em 10 anos, aumentou em 54% o número de mulheres negras vítimas de feminídio, crescendo em 190% a taxa de vulnerabilidade de mortes de negras em relação à taxa de mulheres brancas.

“A GOL tem como símbolo a cor laranja e percebemos a oportunidade de a empresa se unir à iniciativa de tornar o mundo laranja como expressão do compromisso e ação para garantir o direito de mulheres e meninas de viver sem violência. A violência de gênero é uma realidade no mundo inteiro. Este quadro exige reação e atitude para a prevenção. Temos de evitar que a violência aconteça. Chegou a hora de as empresas também assumirem liderança na defesa dos direitos das mulheres”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Para Nadine, este é o momento de investir em mais prevenção. “O Brasil tem boas leis e está fazendo investimentos sólidos em políticas públicas. Cidadãs, cidadãos, empresas e mídia devem ser desafiados para não aceitar a violência e assumir posição ativa na prevenção da violência contra as mulheres. A mudança na sociedade, isto é, nas relações das pessoas e das instituições é o que falta para acabar com a violência e garantir a igualdade entre mulheres e homens, meninas e meninos”, completa.

Além da mensagem sobre a necessidade de prevenir e combater a violência contra as mulheres, a empresa está apoiando a campanha nas redes sociais e na revista. “A GOL, por ser uma empresa plural e democrática, reforça essa corrente em prol de um país sem agressão contra as mulheres”, ressalta Florence Scappini, diretora de Marketing da companhia.

Tornar o #mundolaranja (#orangetheworld) – Um futuro de esperança e sem violência. Com este objetivo, a campanha “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres” (orangetheworld), é uma iniciativa da ONU Mulheres nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A campanha mundial se iniciou no Brasil, em 19 de novembro, durante a visita da diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, e da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho.

O Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro; e monumentos de Brasília (Supremo Tribunal Federal, Palácio Buriti, Catedral de Brasília, Biblioteca Nacional, Memorial JK e Embaixada da Áustria) acenderam as primeiras luzes laranja da campanha global, unindo-se aos arranhacéus da Times Square, Niagara Falls (Canadá/EUA), edifício da Comissão Europeia (Bélgica), ruínas arqueológicas em Petra (Jordânia), Palácio da Justiça na República Democrática do Congo, entre outros. Mais de 70 países aderiram à campanha “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres” e 450 ações estão acontecendo até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, quando se encerrarão os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.