• Português

20.04.2017 - Igualdade significa negócios: ONU Mulheres e Pacto Global realizam Fórum WEPs sobre o Empoderamento das Mulheres no setor privado


Com a participação de representantes da alto-nível de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, o Fórum WEPs acontece ao longo desta quinta-feira em São Paulo

Igualdade significa negócios: ONU Mulheres e Pacto Global realizam Fórum WEPs sobre o Empoderamento das Mulheres no setor privado/

A ONU Mulheres, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, promovem hoje (20/4), em São Paulo, o Fórum WEPs. “WEPs” é a sigla em inglês para os “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que orienta as empresas para que sigam um caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres.

Intitulado “Igualdade significa negócios – Empresas pelo Empoderamento das Mulheres Brasileiras”, o evento reúne representantes das Nações Unidas e de grandes empresas brasileiras signatárias dos princípios incluindo Presidentes, com o objetivo de compartilhar experiências, casos de sucesso e fazer novas propostas para engajar o setor privado em compromissos para o empoderamento das mulheres no mundo corporativo.

O primeiro painel do evento será sobre a importância do comprometimento da alta-liderança das empresas e contará com a participação dos CEOs , presidentes e vice presidentes das seguintes empresas que têm investido em iniciativas de empoderamento das mulheres internamente e em sua cadeia de valor: Banco do Brasil, Mauricio de Sousa Produções, Grupo CENE, Schneider Electric Cone Sul, Coca-Cola Brasil e Grupo Boticário.

Em seguida, professores, professoras e especialistas apresentarão resultados de pesquisas recentes sobre igualdade de gênero e a situação das mulheres no Brasil, além de mostrar a forma que a desigualdade impacta a cultura e a sociedade. A importância da publicidade livre de estereótipos de gênero e com conteúdo que melhor representa a empodera as mulheres também será abordada, visando a incentivar empresas a investirem em uma mudança rápida na maneira com as marcas são apresentadas em campanhas publicitárias.

O papel do setor de recursos humanos e a importância da criação de um programa de desenvolvimento para mulheres na liderança, também serão assuntos levantados por especialistas. Além disso, um painel será dedicado para falar sobre a necessidade de criar programas de inclusão em prol da igualdade de gênero com uma perspectiva racial, o que só é possível a partir do reconhecimento e da eliminação do racismo institucional em todas as esferas.

Como se tornar uma empresa signatária dos WEPs – Expressamente projetados para o negócio, os WEPs fornecem um método abrangente para alcançar a igualdade de gênero. Para participar, as empresas, pequenas ou grandes, são incentivadas a assinar a Declaração de Apoio de CEOs aos WEPs; usar os sete Princípios para avaliar as políticas e programas da empresa; desenvolver um plano de ação para integrar a perspectiva de gênero nos mecanismos existentes de prestação de informações identificando marcos de referência e indicadores; informar o progresso aos stakeholders e adotar a orientação de prestação de informações dos WEPs; entrar em contato com outras empresas e stakeholders para efetuar um trabalho de conscientização sobre os WEPs e promover sua implementação; compartilhar as boas práticas e lições aprendidas com outros; apoiar a iniciativa dos WEPs.

Conheça as sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:
• Princípio 1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros
• Princípio 2: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação
• Princípio 3: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras
• Princípio 4: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres
• Princípio 5: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres
• Princípio 6: Promover a igualdade através de iniciativas comunitáras e de defesa
• Princípio 7: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros

Para saber mais, clique aqui para ler a cartilha WEPs.