• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Índice de participação das mulheres na população economicamente ativa continua abaixo dos homens, alerta ONU Mulheres



05.03.2017


O mercado de trabalho está mudando em grande velocidade devido à inovação e ao aumento da mobilidade e da informalidade. Mas a mudança tem que ser mais rápida no que diz respeito a capacitar as mulheres que, por meio do seu trabalho, têm gerado muitos dos ganhos globais das últimas décadas. Em sua maioria, as mulheres continuam em trabalhos menos lucrativos e que não permitem desfrutar dos benefícios. Elas ganham menos que os homens e, ainda, sustentam o enorme peso – fundamental em termos econômicos – que representam o trabalho de cuidado não remunerado e trabalho doméstico.

Alcançar o empoderamento econômico das mulheres requer uma mudança para dividir a prosperidade de forma equitativa, sem deixar ninguém para trás. A comunidade internacional assumiu esse compromisso na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Todas as mulheres deveriam poder desfrutar o seu direito a um emprego decente. Como defensora mundial a favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres, a pergunta que se faz à ONU Mulheres é: como conseguir?

ACABAR COM A BARREIRA NA PARTICIPAÇÃO
Um número sem precedentes de mulheres recebe dinheiro pelo trabalho que realizam. Mas o índice de participação das mulheres na população economicamente ativa continua abaixo dos homens…

Índice de participação das mulheres na população economicamente ativa continua abaixo dos homens, alerta ONU Mulheres/

Tailândia, 2015. Foto: ONU Mulheres/Pornvit Visitoran. | Líbano, 2015. Foto: ONU Mulheres/Joe Saad. | Quênia, 2016. Foto: CIAT/Georgina Smith.

Três quartos dos homens com idade de trabalhar estão ativos, mas para as mulheres isso representa a metade. Em algumas regiões do mundo, as taxas de desemprego das mulheres jovens são mais altas que as dos homens jovens.

Essas diferenças parecem indicar que nem todas as mulheres que querem trabalhar podem fazê-lo. Muitas mulheres não vêem como superar os obstáculos, por exemplo, a falta de licenças parentais ou serviços de cuidado infantil e atenção às pessoas mais idosas. Qualquer que seja a razão, as mulheres têm direito a participar em condições de igualdade. As cifras econômicas são outro motivo de peso: o PIB anual poderia aumentar aumentar em 28 bilhões de dólares de agora a 2025.

O que podemos fazer? Estabelecer licenças parentais remuneradas e políticas de trabalho flexível, proporcionar serviços de cuidado infantil e incentivar as empresas públicas e privadas a se garantir a paridade de gênero em todas as fases de recrutamento.