• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Instituto Avon e ONU Mulheres realizam 2º café da manhã com CEOS e líderes da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra as Mulheres



25.11.2020


Evento reforçou a importância do engajamento das empresas no enfrentamento à violência de gênero e definiu os objetivos para o próximo ano

 

Na manhã do dia 24 de novembro, um dia antes do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Instituto Avon e a Avon, em parceria com a ONU Mulheres Brasil, realizou o segundo Café da Manhã com CEOs e Líderes da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. O evento contou com a presença de mais de 130 líderes das empresas signatárias da Coalizão, além da participação da jornalista Miriam Leitão, que enfatizou a importância do engajamento do setor privado e da alta liderança corporativa nas transformações sociais.

Criada em agosto de 2019, a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que tem o objetivo de engajar líderes do setor privado promovendo o compromisso voluntário para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, já apresenta resultados bastante positivos. A iniciativa conta com quase 130 empresas signatárias, 70 novas companhias em fase de adesão, mais de 12 milhões de pessoas impactadas por meio das campanhas de comunicação realizadas pelo grupo e 12 empresas que desenvolveram uma política interna específica para a prevenção de qualquer forma de assédio no ambiente de trabalho e acolhimento das colaboradoras em situação de violência.

“A Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas é um arranjo inovador que nos permite colocar em movimento a nossa esperança, nossos valores e a nossa responsabilidade coletiva em sintonia com o propósito que nos une: construir uma sociedade em que toda mulher possa desfrutar de uma vida digna e livre de violência”, destacou a diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin, durante a abertura do evento.

Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil, reconheceu a potência da iniciativa e reforçou que “a Coalizão continue desempenhando um papel-chave para eliminar a violência e empoderar mulheres e meninas em toda a sua diversidade, assim como agir para prevenir e erradicar a violência contra funcionárias e apoiar as sobreviventes da violência doméstica, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e igualitária a partir da perspectiva de gênero no Brasil”.

Daniela também aproveitou o momento para anunciar o lançamento do site da Coalizão Empresarial (www.coalizaoempresarial.com.br), uma plataforma criada para reunir informações sobre a iniciativa, além de oferecer conteúdos relevantes sobre a causa e orientações para as empresas que queiram juntar-se a iniciativa.

Também durante o evento foram reconhecidas as iniciativas da Rede de Hotéis Accor e do GPA, que estiveram com o Instituto Avon contribuindo para a criação de ações de impacto emergencial para o apoio às mulheres em situação de violência durante a pandemia. “Diante de um ano tão desafiador para a causa de enfrentamento à violência contra mulheres, essas empresas foram além e se uniram para desenvolver ações em resposta ao aumento do índice de violência – alavancado pelo isolamento imposto pela pandemia”, completou Daniela.

O encontro discutiu e priorizou focos de ação a serem adotados pela Coalizão Empresarial para 2021, sugeridas pelos próprios e pelas próprias CEOs presentes no evento. Entre eles estão a criação de ações de engajamento com os homens, para despertar a consciência do papel deles na causa, e a criação de iniciativas que possam extrapolar os muros das companhias signatárias e assim impactar também as comunidades que estão no entorno das empresas.

SOBRE O INSTITUTO AVON – Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica em salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investe em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 420 projetos e ações, beneficiando milhões de mulheres.

Violências contra as mulheres e meninas – No enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas, o Instituto Avon atua há 12 anos e já destinou R$ 39 milhões para 225 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a formação de mais de 12 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e agentes de saúde), apoiou mais de 2 mil advogadas e terapeutas para oferecer serviços voluntários às mulheres em situação de violência, mais de 5 mil atendimentos online pelo Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher e mais de 100 empresas participantes da Coalizão Empresarial pelo fim das violências contra mulheres e meninas.

Para cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as iniciativas do Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação: Conhecimento, Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto. Mas, o grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a concretização de seus projetos e ações é a capacidade de articulação de diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais e órgãos públicos de todas as esferas. Além disso, o Instituto conta ainda com a força de vendas Avon, composta por mais de um milhão de revendedoras, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de necessidades específicas de atendimento da população em suas respectivas comunidades.

Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon estar presente em 100% dos municípios brasileiros.

SOBRE A ONU MULHERES  – A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030, a ONU Mulheres está promovendo parcerias para acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores, para a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br

SOBRE A COALIZÃO EMPRESARIAL – Formalizada em agosto de 2019, a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas é uma iniciativa liderada pelo Instituto Avon, Fundação Dom Cabral e ONU Mulheres com o objetivo de engajar líderes do setor privado e garantir o compromisso voluntário com o fim da violência contra mulheres e meninas. São mais de 100 empresas signatárias que atuam alinhadas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e em contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres.

Dentre as ações da Coalizão, estão previstas adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, engajamento pessoal da liderança empresarial para a realização de ações, atividades de formação e capacitação para o enfrentamento de diversas formas de violência contra as mulheres, desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos contra assédio sexual nas empresas, ambiente de trabalho seguro para funcionárias e colaboradoras vítimas de violência, promoção de campanhas de comunicação e conscientização para o enfrentamento da violência contra as mulheres e compartilhamento de resultados.

 

Assessoria de imprensa Instituto Avon
Zeno Group
Tatiane Datcho: tatiane.datcho@zenogroup.com
11 3060-3368

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
Isabel Clavelin: isabel.clavelin@unwomen.org
61 98175 6315