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A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Itaipu reforça igualdade de gênero com adesão à campanha mundial #ElesporElas



25.06.2015


Solenidade será nesta quinta-feira (25), no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu

Itaipu reforça igualdade de gênero com adesão à campanha mundial #ElesporElas/

Itaipu mobiliza funcionários para fazer adesão individual à campanha por meio do site www.heforshe.org/pt


A Itaipu Binacional dará nesta quinta-feira, 25, mais um grande passo pela igualdade de gênero. A empresa, que pertence ao Brasil e Paraguai, abraça a campanha mundial da ONU Mulheres #ElesPorElas. 
 O compromisso será formalizado em uma solenidade, a partir das 14h, no Cineteatro dos Barrageiros, na usina. 

A iniciativa da ONU Mulheres no engajamento de homen e meninos pelos direitos de mulheres e meninas ganhará também o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), da comunidade de Foz do Iguaçu e das cidades vizinhas da região de fronteira.
O documento assumindo o compromisso será assinado pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor-geral paraguaio, James Spalding.

Para a ONU, todas as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, e a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. O objetivo do movimento ElesPorElas é sensibilizar empresas, universidades e governo em relação ao tema.

Pioneirismo – Com a adesão, Itaipu torna-se a primeira empresa pública no Brasil a aderir ao movimento mundial #ElesporElas. Já reconhecida em todas as quatro edições do selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal, e pela ONU na aplicação dos 7 princípios, Itaipu se compromete a reforçar as ações que já vem desenvolvendo dentro e fora da empresa pela remoção de barreiras que impedem as mulheres de atingirem seu potencial.

Para a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff, embaixadora do empoderamento feminino, participar dessa campanha é uma grande oportunidade de colocar o tema em evidência. “A igualdade de gênero é uma agenda urgente. Apesar dos avanços dos últimos anos em muitos lugares, nenhum país do mundo atingiu a igualdade entre homens e mulheres. Na Itaipu, muito se fez, mas essa é uma construção permanente e não podemos nos acomodar”, diz.

Para Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, ao aderir à campanha, Itaipu mostra seu protagonismo, por se tratar de uma binacional. “Itaipu está ampliando o movimento ElesPorElas para funcionários, clientes, fornecedores e corporações”.

O evento – Entre as autoridades que participam da solenidade, estão confirmadas a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM); a ministra paraguaia Ana Maria Baiardi, do Ministerio de la Mujer; a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho; e as representantes da ONU Mulheres Brasil e Paraguai, Nadine Gasman e Carolina Taborga. São esperadas 800 pessoas.

A programação começa com apresentações artísticas, a partir das 14h. A banda londrinense de jazz Cluster Sisters, que inclui mulheres e homens entre os integrantes e participou da primeira edição do programa Superstar, da Rede Globo, abre a programação musical. Em seguida, os roqueiros do conjunto paraguaio Revolber sobem ao palco. O jornalista Carlos Gruber e a atriz paraguaia Lali Gonzalez serão os mestres de cerimônia.

Histórico – O Movimento ElesPorElas (HeForShe) foi lançado mundialmente, em setembro de 2014, na Assembleia Geral da ONU, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, pela diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, entre outras autoridades. A embaixadora global da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, tornou-se uma das principais porta-vozes do movimento, conseguindo mobilizar juventude, universidades, empresas e governos.

No Brasil, o movimento começou em maio deste ano, com a adesão da Confederação Nacional dos Municípios, durante a 18ª Marcha Nacional dos Municípios. O evento contou com a participação de mais de 5 mil prefeitos e autoridades municipais. Nesta quarta-feira, 24, em São Paulo, a campanha foi apresentada pelo canal fechado GNT.

Além de mais conteúdo sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, as redes sociais do GNT/Globosat estão fazendo a mobilização dos públicos para adesão de homens e meninos no site www.heforshe.org

Mobilização interna – A mobilização de Itaipu para aderir ao movimento mundial #ElesporElas, já começou internamente, com os empregados de todas as áreas da usina posando para fotos com cartazes da campanha, nesta quarta-feira,24. A comunidade também foi convidada a dar o seu apoio à iniciativa e acompanhar a solenidade de adesão, por meio do endereço www.pti.org.br/heforshe.

Totens e cartazes – Durante o evento, o público masculino poderá aderir ao movimento por meio de totens que ficarão espalhados pelo Cineteatro. Cartazes da campanha #ElesporElas estarão disponíveis para os homens que quiserem compartilhar fotos nas redes sociais.

Corpo funcional – Itaipu tem cerca de 3 mil empregados, entre brasileiros e paraguaios. Hoje, as mulheres representam 20% do quadro. A cultura interna da empresa vem se modificando com ações afirmativas e a inclusão cada vez maior de iniciativas pelo respeito à diversidade com benefícios tanto para as mulheres quanto para os homens.

Pioneira no setor elétrico na implementação de política de promoção da mulher, a empresa foi reconhecida em todas as quatro edições do Selo Pró-Equidade de Gênero do governo federal, e pela ONU na aplicação dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs).

Orientações do movimento Heforshe para as empresas
1. Utilizar os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) como orientação, desenvolver um plano de ação de gênero que inclua metas e indicadores específicos alinhados com os Princípios para medir e divulgar publicamente o seu progresso.
2. No Brasil, as empresas podem se somar ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, do governo federal, concorrendo a certificações em selo como reconhecimento às ações inclusivas.
3. Adotar medidas para a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa política estratégica para empresas que estão empenhadas em adequar suas operações e estratégias aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
4. Usar o mapa de compromisso ElesPorElas para medir o envolvimento de funcionários do sexo masculino, contabilizando as adesões da sua empresa no site www.heforshe.org.
5. Estabelecer iniciativas de formação de conscientização com relação ao gênero e iniciativas de igualdade de gênero.
6. Inserir o tema da igualdade de gênero em grandes conferências, eventos e reuniões corporativos.
7. Promover uma política de zero tolerância à violência contra as mulheres no espaço de trabalho.
8. Estabelecer sua própria campanha 10x10x10 e divulgar informações sobre o movimento ElesPorElas por meio de sistemas de distribuição corporativos e cadeias de fornecimento.
9. Organizar grupos de reflexão sobre temas que promovam o empoderamento das mulheres.
10. Utilizar sua pegada corporativa para inspirar fornecedores e clientes a se unirem ao movimento ElesPorElas.

O que já mudou em Itaipu – Itaipu hoje é exemplo no Brasil e no exterior pela aplicação da cultura da equidade de gênero e do empoderamento da mulher. Além do aumento do número de mulheres em cargos de chefia, a empresa adota como política interna, entre outros itens, a inclusão como dependentes dos benefícios concedidos pela empresa de companheiros (as) em união estável, inclusive homoafetivos; e a introdução do horário móvel para facilitar que pais e mães possam levar e buscar os filhos na escola.
Até 2003, as mulheres detinham aproximadamente 10% dos cargos gerenciais em Itaipu; em 2015, já representam 22%. Pelas ações de gênero, a diretora Margaret Groff foi vencedora em 2013 do Oslo Business for Peace Awards, tornando-se embaixadora do empoderamento das mulheres.

Reconhecimento – Em reconhecimento a esse trabalho, a Itaipu Binacional recebeu por quatro vezes consecutivas o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal, em suas quatro edições. E, em 2013, Itaipu foi agraciada pela ONU Mulheres e o Pacto Global com o 1º Prêmio de Liderança em Empoderamento das Mulheres, na categoria “Sete Princípios” da ONU Mulheres e Pacto Global.
Agora em 2015, a Itaipu vai lançar a segunda edição do Prêmio Weps Brasil – Empresas Empoderando Mulheres. A primeira edição foi em 2013. Mais de 30 empresas de pequeno, médio e grande porte foram premiadas ou receberam menção honrosa.

Sobre ElesporElas – ElesPorElas (HeForShe) é um movimento de solidariedade, desenvolvido pela ONU Mulheres para envolver lideranças governamentais e políticos, organizações masculinas e outras organizações da sociedade civil, universidades e escolas, homens e meninos em geral, pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos das mulheres.

Esses parceiros são encorajados a agir contra as desigualdades enfrentadas por mulheres adultas e meninas. O objetivo é promover a reflexão e a ação sobre a responsabilidade que homens e meninos têm para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da violência contra mulheres e meninas. Para mais informações, acesse www.heforshe.org

Sobre a ONU Mulheres – A ONU Mulheres é a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Foi criada para acelerar o progresso nos direitos das mulheres e meninas em todo o mundo. Para mais informações, acesse o site www.onumulheres.org.br e www.unwomen.org

Sobre a Itaipu – Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.