• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Luxemburgo apoia programa conjunto da ONU Mulheres, ACNUR e UNFPA para o empoderamento de mulheres venezuelanas no Brasil



14.12.2019


Luxemburgo apoia programa conjunto da ONU Mulheres, ACNUR e UNFPA para o empoderamento de mulheres venezuelanas no Brasil/onu mulheres ods noticias mulheres refugiadas mulheres migrantes

Diretora-executiva adjunta da ONU Mulheres e embaixador de Luxemburgo firmam cooperação em programa de ajuda humanitária

 

Luxemburgo firmou o seu apoio ao programa conjunto “Liderança, empoderamento, acesso e proteção para mulheres migrantes, solicitantes de refúgio e refugiadas no Brasil”, liderado pela ONU Mulheres, em parceria com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), em Roraima. O acordo foi assinado pela secretária-geral assistente das Nações Unidas e diretora-executiva adjunta da ONU Mulheres, Åsa Regnér, e pelo embaixador Christian Braun, em 12 de dezembro. A assistência humanitária tem duração estimada de dois anos, com contribuição de 600 mil euros do governo de Luxemburgo ao programa conjunto implementado pelas três agências da ONU no Brasil.

A iniciativa se destina a apoiar o governo brasileiro na resposta adequada às necessidades de mulheres migrantes e refugiadas no Brasil. Segundo o governo brasileiro, cerca de 5.500 cidadãs e cidadãos venezuelanos vivem em abrigos e mais de 1.000 moram nas ruas em situação de extrema precariedade, sem acesso a água, alimentos e outros serviços básicos, o que limita sua proteção e dignidade. O programa conjunto tem como diferencial a incorporação da dimensão de gênero para atender de forma apropriada as necessidades das mulheres no contexto de crise humanitária.

Para atender às necessidades das mulheres, o programa se articula por meio de três estratégias: criar espaços seguros para mulheres migrantes e refugiadas venezuelanas e brasileiras; criar oportunidades de integração socioeconômica e criar mecanismos para incorporar a igualdade de gênero na resposta humanitária.

 

Crise humanitária – De acordo com a Polícia Federal brasileira, 96.000 cidadãs e cidadãos venezuelanas solicitaram refúgio ou residência temporária no país. De acordo com as autoridades, em média 500 cidadãos e cidadãs venezuelanas cruzam a fronteira com o Brasil todos os dias.

Problemas globais – A ONU Mulheres trabalha em respostas às crises humanitárias complexas em 30 países, para restaurar a dignidade, promover a resiliência de famílias chefiadas por mulheres e oferecer soluções duradouras para refugiados e refugiadas. Somente em 2016, a ONU Mulheres atendeu 120.000 mulheres e meninas deslocadas e refugiadas no programa global Liderança, Empoderamento, Acesso e Proteção das Mulheres nas Respostas às Crises (LEAP, na sigla em Inglês).