• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Marcha das Mulheres Negras acontecerá nesta quarta-feira (18/11), em Brasília



18.11.2015


Estão previstas audiências com a presidenta da República, Dilma Rousseff e a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka

Leia o Manifesto completo no endereço www.marchadasmulheresnegras.com
Além da marcha, haverá diversos shows e apresentações artísticas
Entrada gratuita

Marcha das Mulheres Negras acontecerá nesta quarta feira (18/11), em Brasília/

Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, marchará com as mulheres negras

Milhares de mulheres de todos os estados do Brasil estão a caminho de Brasília para participar, nesta quarta-feira (18/11), da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, que reunirá cerca de 20 mil pessoas em um momento histórico na luta pela igualdade de direitos, por um país mais justo e democrático e pela defesa de um novo modelo de desenvolvimento baseado na valorização dos saberes e da cultura afro brasileira. A marcha acontece no âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2024 e do mês da Consciência Negra.

O ponto de partida será o Ginásio Nilson Nelson, com percurso até o Congresso Nacional, a partir das 8h30. Além da marcha, haverá oficinas, apresentações musicais e feira de afro empreendedorismo a partir do dia 16/11. Haverá, ainda, uma audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff, que receberá um grupo de representantes de diversas organizações e movimentos sociais. Na ocasião, as mulheres entregarão um manifesto que cobrará do Estado Brasileiro, entre outras pautas, medidas emergenciais para reduzir a mortalidade feminina. A pesquisa Mapa da Violência 2015, divulgada na última semana, aponta um aumento de 54% em dez anos no número de homicídios de mulheres negras. Além disso, a diretora executiva da Onu Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka reconhecida internacionalmente por ter atuado na luta contra o apartheid e pelo fim do racismo na África do Sul participará de uma reunião com as mulheres negras brasileiras.

A marcha é uma iniciativa de diversas organizações e coletivos do Movimento de Mulheres Negras e do Movimento Negro, além de contar com o apoio de importantes intelectuais, artistas, ativistas, gestores e gestoras, comunicadores e comunicadoras e referências das mais diversas áreas no Brasil, América Latina e África. Estarão presentes trabalhadoras rurais, catadoras de material reciclável, pescadoras, marisqueiras, quilombolas, estudantes, mestres e mestras da cultura tradicional, empreendedoras, yalorixás, entre outras mulheres negras dos diversos setores da sociedade. A proposta da Marcha surgiu durante o Encontro Paralelo da Sociedade Civil para o Afro XXI, realizado em 2011, em Salvador, capital do estado da Bahia. A partir de então, mulheres negras e do movimento social de mulheres negras atenderam ao chamado e deram início as mobilizações para a Marcha. De 2011 até agora, foram realizadas diversas ações entre debates, oficinas, passeatas, eventos formativos, articulações em âmbito local, regional, nacional e internacional.

Marcha das Mulheres Negras 2015
Data: 18 de novembro de 2015
Concentração: A concentração será a partir das 8h30, nas imediações do Ginásio Nilson Nelson. O percurso previsto será até o Congresso Nacional.
Shows, apresentações artísticas e feira de empreendedorismo acontecerão no Ginásio Nilson Nelson.

Leia o Manifesto completo no endereço www.marchadasmulheresnegras.com

Informações: Ionara Silva ( 55) 61 9657-7741 / Naiara Leite (55) 71 9718-5144
E-mail: comunicacaomarcha@gmail.com
PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
MULHERES NEGRAS PELO BEM VIVER
18 de Novembro de 2015
Data: 18/11
Local: Ginásio Nilson Nelson, Brasília – DF
Horário: a partir das 13h
Entrada Gratuita – *Verifique a classificação indicativa

Luana Hansen (São Paulo)
Tássia Reis (São Paulo)
Vera Verônica e Donas da Rima (Distrito Federal)
MC Sofia (São Paulo)
Andrea Felix (Minas Gerais)
Jéssica Pérola Negra (Minas Gerais)
Banda Didá (Bahia)
Ilê Aiyê (Bahia)
As Caixeiras do Divino (Maranhão)
Banda Afro Axé Dudu ( Pará)
Banda Akomabu (Pará)
Nanan Matos (Distrito Federal)
Mariza Black (Pará)
Márcia Moura (Rio de Janeiro)
Lilian (Maranhão)