• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Movimento #ElesPorElas conquista o apoio de 10.000 homens brasileiros em defesa da igualdade de gênero



03.07.2015


Adesões individuais são feitas no portal www.heforshe.org/pt Em uma semana, é registrado aumento de 55%, de 6.579 para 10.063 adesões, no período entre 18 de junho a 1 de julho de 2015

Movimento #ElesPorElas conquista o apoio de 10.000 homens brasileiros em defesa da igualdade de gênero/

O ator Caio Blat e outros 10 mil homens brasileiros já aderiram à plataforma www.heforshe.org/pt
Foto: GNT

 

Um crescimento de 55% de adesões de homens brasileiros à plataforma online www.heforshe.org/pt no período de uma semana. Até o momento, 10.228 brasileiros assumiram o compromisso na defesa dos direitos de mulheres e meninas, proposto pelo Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero. Em 18 de junho, eram registradas 6.579 adesões, representando um aumento de 3.649 homens engajados. No mundo, são computadas mais de 335 mil adesões.

“Estamos confiantes que o engajamento público de homens e meninos brasileiros vai crescer ainda mais como expressão do apoio que eles têm de dar para a garantia da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas. Essa é uma reivindicação histórica dos movimentos feminista e de mulheres. Chegou a hora de os homens e os meninos também fazerem o trabalho de construção da igualdade de direitos para a humanidade. Estamos vendo uma resposta positiva e esperamos muito mais”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

 

Movimento #ElesPorElas conquista o apoio de 10.000 homens brasileiros em defesa da igualdade de gênero/

GNT está mobilizando apresentadores e apresentadoras para divulgar o movimento #ElesPorElas no Brasil para promover a igualdade de gênero

 

O aumento das adesões é atribuído à visibilidade do movimento no país, intensificada, na semana passada, com o lançamento da campanha #ElesPorElas, da ONU Mulheres e do GNT, envolvendo a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, apresentadores e apresentadoras do canal, tais como Rodrigo Hilbert, Marcelo Tas, Leo Jaime, Xico Sá, João Vicente de Castro, Astrid Fontenelle, Maria Ribeiro, Bela Gil. A estratégia inclui spots em televisão e ação nas redes sociais, que ganhou o apoio de jogadores dos times de futebol Grêmio e Internacional. No lançamento da campanha, Luiza Trajano, Pitty, Jout Jout Prazer, Juliana de Faria, Djamila Ribeiro, entre outras convidadas e convidados especialistas em gênero, demonstram apoio ao movimento em evento público e nas redes sociais.

 

Movimento #ElesPorElas conquista o apoio de 10.000 homens brasileiros em defesa da igualdade de gênero/

No twitter, funcionários do Conselho Nacional de Justiça incentivam adesões de mais homens brasileiros

 

Outro momento importante do movimento #ElesPorElas

Movimento #ElesPorElas conquista o apoio de 10.000 homens brasileiros em defesa da igualdade de gênero/

Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe) foi criado, em 25 de junho de 2015, em Foz do iguaçu
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu

foi a adesão da Itaipu Binacional ao movimento, em ato que reuniu cerca de 1.000 pessoas, em Foz do Iguaçu, e a criação do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe). Há pouco mais de uma semana, também foi ativado o site em Português da plataforma www.heforshe.org/pt

 

 

 

Em meados de junho, a Universidade de São Paulo (USP) foi anunciada como única universidade latino-americana a fazer parte do Impacto 10x10x10, que destaca 10 empresas, 10 universidades e 10 governos defensores da igualdade de gênero para a realização de iniciativas inovadoras e piloto a serem seguidas por seus setores. No final de maio, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez o lançamento da campanha “Eu também governo para as mulheres” em apoio ao movimento #ElesPorElas, em ato que reuniu cerca de 5 mil autoridades municipais.

 

Movimento #ElesPorElas conquista o apoio de 10.000 homens brasileiros em defesa da igualdade de gênero/

Sob a liderança do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, prefeitos e prefeitas e autoridades políticas levantam em ato de apoio ao movimento ElesPorElas (HeForShe)
Foto: Bruno Spada/ONU Mulheres

 

Sobre o movimento – ElesPorElas (HeForShe) é um movimento solidário lançado, em 2014, pela ONU Mulheres – a Entidade das Nações Unidas encarregada de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no mundo, para acabar com as desigualdades e estereótipos de gênero por meio da participação ativa de homens e meninos como defensores, participantes e agentes da mudança.