• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Mulheres e COVID-19: cinco coisas que os governos podem fazer agora



30.03.2020


Por Anita Bhatia, diretora Executiva Adjunta das Mulheres da ONU

 

Os governos de todo o mundo estão lutando para conter a pandemia do COVID-19. Embora algumas vozes tenham denunciado os impactos sobre as mulheres, as preocupações de gênero ainda não estão moldando as decisões que os homens líderes estão tomando. Ao mesmo tempo, muitos dos impactos do COVID-19 estão atingindo as mulheres com mais força. Aqui está o porquê:

Primeiro, embora os impactos econômicos e sociais sobre todas as pessoas sejam severos, eles são ainda mais para as mulheres. Muitas das indústrias da economia formal diretamente afetadas por quarentenas e bloqueios – viagens, turismo, restaurantes, produção de alimentos – têm uma participação muito alta da força de trabalho feminina. As mulheres também constituem uma grande porcentagem da economia informal nos mercados informais e na agricultura em todo o mundo. Nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento, muitos empregos no setor informal – trabalhadoras domésticas, cuidadoras – são realizados principalmente por mulheres que normalmente não têm plano de saúde e não têm rede de segurança social para recorrer.

Ao mesmo tempo, as mulheres geralmente carregam uma carga maior de cuidados. Em média, as mulheres faziam três vezes mais cuidados não remunerados do que os homens em casa, mesmo antes do COVID-19. Agora, as funcionárias do setor formal com filhos e filhas estão equilibrando um ou mais dos seguintes itens: trabalho (se ainda o tiverem), assistência à infância, educação escolar em casa, assistência a pessoas idosas e trabalho doméstico. Famílias chefiadas por mulheres são particularmente vulneráveis.

Segundo, a crise está afetando a saúde e a segurança das mulheres. Além dos impactos diretos da doença, as mulheres podem ter dificuldade em acessar os serviços de saúde materna tão necessários, uma vez que todos os serviços estão sendo direcionados para necessidades médicas essenciais. A disponibilidade de contracepção e serviços para outras necessidades pode ser interrompida. A segurança pessoal das mulheres também está em risco. As mesmas condições necessárias para combater a doença – isolamento, distanciamento social, restrições à liberdade de movimento – são, perversamente, as mesmas condições que alimentam as mãos de agressores que agora encontram circunstâncias sancionadas pelo Estado sob medida para desencadear abusos.

Terceiro, como a maioria das profissionais da linha de frente da saúde – especialmente as enfermeiras – são mulheres, o risco de infecção é maior. (De acordo com algumas estimativas, 67% da força global de saúde são mulheres). Portanto, embora seja necessário prestar atenção para garantir condições seguras para todas as cuidadoras, é necessária atenção especial para as enfermeiras e cuidadoras – não apenas no acesso a equipamentos de proteção individual como máscaras, mas também para outras necessidades, como produtos de higiene menstrual – que podem ser facilmente e inadvertidamente ignorados, mas são essenciais para garantir que elas possam trabalhar bem.

Por fim, é impressionante quantos dos principais tomadores de decisão no processo de projetar e executar a resposta à pandemia são homens. Quando qualquer uma ou um de nós liga a televisão em qualquer lugar do mundo, vemos um mar de homens. Isso não surpreende, dado que as mulheres ainda não desfrutam do mesmo grau de participação nos principais órgãos de decisão – governos, parlamentos, gabinetes ou corporações – que os homens. Apenas 25% dos cargos parlamentares em todo o mundo são ocupados por mulheres e menos de 10% das Chefias de Estado ou de Governo são mulheres. Embora tenhamos alguns exemplos brilhantes de mulheres Chefas de Estado ou de Governo, as mulheres são notáveis ​​por sua ausência nos fóruns de tomada de decisão nessa pandemia.

Aqui estão cinco ações que os governos podem tomar agora para resolver esses problemas:

Primeiro, garanta que as necessidades das enfermeiras e médicas sejam integradas em todos os aspectos do esforço de resposta. No mínimo, isso significa garantir que produtos de higiene menstrual, como absorventes e tampões, estejam disponíveis para cuidadoras e atendentes da linha de frente, como parte do equipamento de proteção individual. Isso garantirá que elas não enfrentem desconfortos desnecessários em situações já desafiadoras. Mas o mais importante, converse com as cuidadoras e ouça suas necessidades e responda. Elas merecem todo o apoio que podemos fornecer no momento, principalmente o suporte em termos de equipamentos médicos críticos muito necessários.

Segundo, garantir que as linhas diretas e os serviços para todas as vítimas de abuso doméstico sejam considerados “serviços essenciais” e sejam mantidos abertos e a aplicação da lei seja sensibilizada para a necessidade de responder às chamadas das vítimas. Siga o exemplo de Quebec e Ontário, que incluíram abrigos para mulheres sobreviventes na lista de serviços essenciais. Isso garantirá que a pandemia não leve inadvertidamente a mais traumas, ferimentos e mortes durante o período de quarentena, dada a alta proporção de mortes violentas de mulheres perpetradas por parceiros íntimos.

Terceiro, os pacotes de resgate e estímulo devem incluir medidas de proteção social que refletem uma compreensão das circunstâncias especiais das mulheres e o reconhecimento da economia de atendimento. Isso significa garantir benefícios de seguro de saúde para as mais necessitadas e licença remunerada e/ou doença para aquelas que não podem comparecer ao trabalho porque estão cuidando de crianças ou pessoas idosas em casa.

Para as funcionárias do setor informal, que constituem a grande maioria da força de trabalho feminino nas economias em desenvolvimento, devem ser feitos esforços especiais para oferecer pagamentos compensatórios. Identificar essas trabalhadoras do setor informal será um desafio e precisará levar em consideração as circunstâncias específicas de cada país, mas vale a pena o esforço para garantir mais equidade nos resultados.

Quarto, os líderes devem encontrar uma maneira de incluir as mulheres na tomada de decisões em resposta e recuperação. Seja no nível local, municipal ou nacional, trazer as vozes das mulheres para a tomada de decisões levará a melhores resultados; sabemos de muitas configurações que a diversidade de pontos de vista enriquecerá uma decisão final. Além disso, pessoas responsáveis por formular políticas devem alavancar as capacidades das organizações de mulheres. Entrar em contato com grupos de mulheres ajudará a garantir uma resposta comunitária mais robusta, pois suas redes consideráveis ​​podem ser aproveitadas para disseminar e ampliar as mensagens de distanciamento social. A resposta ao Ebola se beneficiou do envolvimento de grupos de mulheres.

Finalmente, as pessoas responsáveis por formular políticas devem prestar atenção ao que está acontecendo nas casas das pessoas e apoiar uma partilha igual do ônus do cuidado entre mulheres e homens. Há uma grande oportunidade de “desestipular” os papéis de gênero que desempenham nas famílias em muitas partes do mundo. Uma ação concreta para os governos, particularmente para líderes do sexo masculino, é se juntar ao movimento ElesPorElas – HeForShe, e ficar atento a mais informações sobre o “HeforShe@home”, por meio do qual recrutamos homens e meninos para garantir que eles estejam fazendo sua parte justa em casa e aliviando alguns dos encargos de assistência que caem desproporcionalmente sobre as mulheres.

Essas ações e outras mais são urgentes. Construir soluções com base nas necessidades das mulheres oferece uma oportunidade de “reconstruirmos melhor”.

Qual a melhor homenagem à nossa humanidade compartilhada do que implementar ações políticas que construam um mundo mais igualitário?