• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Mulheres representantes da sociedade civil participam de roda de conversa sobre valorização do trabalho de cuidado em Belém



30.03.2023


Encontro é parte das atividades do projeto Ver-o-Cuidado e irá subsidiar diagnóstico das demandas da população

Mulheres representantes da sociedade civil participam de roda de conversa sobre valorização do trabalho de cuidado em Belém/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Mulheres representantes das organizações falaram sobre seus trabalhos e também indicaram necessidades das populações atendidas (Foto: ONU Mulheres / Lali Mareco)

A tarde da última terça-feira (28) foi marcada por momentos de escuta, trocas e reflexões sobre o trabalho de cuidado em Belém (PA). Mais de 20 mulheres representantes de organizações da sociedade civil participaram de uma roda de conversa organizada pelo projeto Ver-o-Cuidado, uma parceria entre ONU Mulheres e Prefeitura de Belém, com o financiamento da Open Society Foundations. O encontro teve como principal objetivo ouvir as representações sobre as necessidades da população relacionadas aos serviços e demandas de cuidado, avançando no processo de escuta que apoia a construção coletiva para o desenho de um sistema municipal de cuidados na cidade, que poderá ser o primeiro no Brasil.

Participaram da roda de conversa representações da Associação de Doulas Amazônidas do Pará, da Associação Grupo Mulheres Brasileiras, da Associação de Idosos do Pará, da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescente de Quilombos do Pará, da Associação dos Discentes Quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA), do coletivo Mulheres Por Elas Belém, do Coletivo Sapato Preto, do Movimento Olga Benário, do Instituto Nossa Voz, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Belém), do Núcleo de Mães da UFPA, do Coletivo Mães Universitárias, do Projeto Preamar Teatral, além de representantes de instituições do comitê gestor do projeto Ver-o-Cuidado.

Kassya Fernandes, gerente de projeto na ONU Mulheres, explica que o encontro foi o início de uma grande agenda de trabalho junto à sociedade civil que prevê não somente a construção das propostas para o sistema municipal de cuidado, mas também ações de advocacy sobre o tema. “Com essa escuta, pudemos fortalecer a articulação com essas representantes para que atuem ativamente nas ações do projeto. Isso é fundamental, porque são elas que trazem todos os aspectos relacionados à diversidade das mulheres de Belém para que o projeto realmente reflita as suas necessidades e anseios. Esse foi apenas o primeiro momento. Ao longo do projeto, iremos convidar mais organizações e elas serão envolvidas em diferentes etapas”, sinaliza.

Compreensão de cuidado – No início do encontro, todas as mulheres presentes foram convidadas a falar sobre suas experiências e a responderem o que significava a palavra cuidado. As respostas indicaram palavras como amor, trabalho, zelo, empatia, inclusão, responsabilidade, sobrecarga e outras. Ruth Almeida, consultora de ONU Mulheres que conduziu a atividade, chamou atenção para as palavras que se repetiam no exercício, indicando um senso comum sobre o cuidado, mas também sinalizou a diversidade nas respostas, o que evidencia a experiência vivida dentro da realidade de cada participante.

A partir do exercício, as participantes conheceram a proposta do Projeto Ver-o-Cuidado e a importância do envolvimento da sociedade civil para a construção de um sistema municipal de cuidados em Belém. Os apontamentos apresentaram os inúmeros desdobramentos existentes dentro da realidade do trabalho de cuidado e serviram de base para que a mulheres presentes nas atividades associassem suas atuações diante dos 5 Rs da Economia do Cuidado – reconhecer, redistribuir, reduzir, recompensar e representar o trabalho de cuidado remunerado e não remunerado.

Compreender as diversas nuances do tema significou muito para Márcia Monteiro, representante da Associação de Idosos do Pará (ACI-PA). “Como cuidadora, eu não sabia que existiam tantos outros cuidados. Às vezes pensamos que só existem cuidadoras de idosos e de crianças e comecei a perceber que não é bem assim. Trabalhamos com mulheres, com mulheres que são mães solo e que precisam desse cuidado não só no seu trabalho”, revela. Márcia explicou ainda que grande parte das associadas à ACI-PA não possui nenhum curso de qualificação como cuidadora profissional. A fala de Márcia reforça o quanto o trabalho de cuidado ainda é naturalizado como uma responsabilidade das mulheres.

Diagnóstico local – Novas reflexões foram propostas e, divididas em grupos, as participantes da roda de conversa listaram os serviços de cuidado que suas organizações prestavam, os serviços de cuidado que utilizavam na cidade e também os que sentem falta. O encontro foi finalizado com a apresentação das listas, que proporcionaram momentos de troca sobre desafios, oportunidades e conexões que podem ser feitas a partir do conhecimento que cada organização detém.

Mulheres representantes da sociedade civil participam de roda de conversa sobre valorização do trabalho de cuidado em Belém/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Durante o encontro as participantes puderam dialogar sobre as necessidades do público atendido por cada organização (Foto: ONU Mulheres / Lali Mareco)

Fabíola Negreiros, gerente geral da Apae Belém, prevê o impacto que o projeto poderá causar na realidade das mais de 600 pessoas envolvidas diretamente com a associação. “O encontro foi muito interessante pela sua diversidade. Me faz refletir e voltar para a Apae, conversar com a minha equipe e ter condições de acrescentar com essa discussão muito rica que vai ajudar inclusive a nossa instituição que atende não só pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mas também as suas famílias”.

Mulheres representantes da sociedade civil participam de roda de conversa sobre valorização do trabalho de cuidado em Belém/ver o cuidado noticias empoderamento economico

A atividade reuniu representantes de organizações da sociedade civil e de instituições que integram o comitê gestor do projeto Ver-o-Cuidado (Foto: ONU Mulheres / Lali Mareco)

Ver-o-Cuidado – O projeto Ver-o-Cuidado é resultado de uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa), financiado pela Open Society Foundations, que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio de 2022, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado.

Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.  A iniciativa é conduzida por um comitê gestor do qual fazem parte 11 organizações: Fundação Papa João XIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Banco do Povo de Belém, Coordenação Antirracista da Prefeitura de Belém (Coant), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e ONU Mulheres.