• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Na Rio 2016, diretora executiva da ONU Mulheres visita Vila Olímpica e Paralímpica



04.08.2016


Recebida pela prefeita Janeth Arcain, medalhista de duas Olimpíadas, Phumzile Mlambo-Ngcuka conheceu instalações do Parque Olímpico

Na Rio 2016, diretora executiva da ONU Mulheres visita Vila Olímpica e Paralímpica/

Convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, participa dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em apoio ao empoderamento das mulheres e meninas pelo esporte. Nesta quarta-feira (3/8), Phumzile visitou a Vila Olímpica e Paralímpica, ao lado da representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.
Recebida pela prefeita Janeth Arcain, medalha de Prata (Atlanta, 1996) e de Bronze (Sydney, 2000), a diretora executiva da ONU Mulheres assinou o muro pela Trégua Olímpica do Parque Olímpico, assistiu à apresentação de delegações estrangeiras recém-chegadas à Vila e o hasteamento da bandeira dos Jogos.

Na Rio 2016, diretora executiva da ONU Mulheres visita Vila Olímpica e Paralímpica/

Phumzile foi recebida pela responsável do centro médico, onde lhe foi apresentado que lhe apresentou o programa de prevenção e atenção à violência sexual do COI. Percorreu áreas de convivência, praça olímpica, ala das bandeiras e interagiu com atletas da delegação sul-africana, representantes do seu país natal. Em seguida, a diretora assistiu à estreia do futebol feminino na competição entre Brasil 3 x China 0.

Na Rio 2016, diretora executiva da ONU Mulheres visita Vila Olímpica e Paralímpica/

Nesta quinta-feira (4/8), a diretora se reunirá com ativistas dos movimentos de mulheres e feministas.

Revezamento da tocha olímpica – Na sexta-feira (5/8), Phumzile carregará a Tocha Olímpica, às 8h07, em frente ao Jardim Botânico em nome de mulheres e meninas no mundo. Em seguida, às 11h, a diretora vai conferir o revezamento da Chama Olímpica das mãos de Thaiza Vitória, 15 anos, participantes do programa “Uma Vitória Leva à Outra”, da ONU Mulheres e do COI. A adolescente receberá a tocha das mãos do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em Copabacana.

Na sexta-feira à noite, a diretora prestigiará a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã.

Meninas empoderadas pelo esporte
– No sábado (6/8), a ONU Mulheres, Comitê Olímpico Internacional (COI) e Always (#LikeAGirl) vão comemorar o empoderamento de mulheres e meninas através do esporte e compartilhar experiências do programa “Uma Vitória Leva à Outra”, realizado no Brasil. O encontro acontecerá em 6 de agosto às 11h30, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca).

“Uma Vitória Leva à Outra” constrói habilidades de liderança de meninas adolescentes através de programas esportivos de qualidade, para melhorar a capacidade delas próprias em tomar as suas decisões, sem influências externas, que afetam suas vidas em todos os níveis. O programa cria espaços seguros para as meninas, com o objetivo de quebrar as barreiras sociais e equipá-las com habilidades básicas sobre economia, o aumento do conhecimento sobre os seus corpos e da confiança para acessar serviços públicos em caso de violência.

Sexta-feira – 5 de agosto de 2016
Revezamento da Tocha Olímpica – diretora executiva da ONU Mulheres
Horário: 8h07
Local: R. Jardim Botânico, 200 – bairro Jardim Botânico | Rio de Janeiro

Revezamento da Tocha Olímpica – Thaiza Vitória, participante do programa Uma Vitória Leva à Outra
Horário: 11h15
Local: Praia de Copacabana | Rio de Janeiro

Sábado – 6 de agosto de 2016
Evento de celebração do programa Uma Vitória Leva à Outra
Horário: 11h30
Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca).

Informações para a imprensa:
Isabel Clavelin
Assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
(61) 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org