• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Na Semana das Mulheres, Globo, ONU Mulheres e Fundo Elas fazem campanha pela igualdade de gênero



07.03.2017


Vinheta “Direitos Iguais” está sendo veiculada pela TV Globo e pelas emissoras afiliadas, de 6 a 11 de março, em cadeia nacional

Clique aqui para assistir

Na Semana das Mulheres, Globo, ONU Mulheres e Fundo Elas fazem campanha pela igualdade de gênero/

Mulheres e homens com direitos iguais, deveres iguais, oportunidades iguais. Divisão de tarefas de cuidado. Cargos iguais. Salários iguais. Respeito às diferenças. E não às desigualdades.

Com essas mensagens, a vinheta criada pelo Grupo Globo, assinada em parceria com a ONU Mulheres Brasil e o Fundo Elas, defende o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero, recriando espaços de encontro entre mulheres e homens no contexto de igualdade que precisa fazer parte do dia a dia de brasileiras e brasileiros.

“A animação incentiva a igualdade entre mulheres e homens como algo possível, ao mesmo tempo em que mostra para o público como as desigualdades marcam as trajetórias de vida das mulheres e dos homens por gerações. Neste Dia Internacional das Mulheres, a ONU está dedicada ao tema do empoderamento econômico das mulheres. O mundo do trabalho está mudando rapidamente e as desigualdades de gênero, raça e etnia estão se ampliando. É preciso inverter a lógica excludente, substituindo-a pela inclusão e pelas ações afirmativas que são fundamentais para enfrentar as desigualdades e construir um Planeta 50-50 com paridade de gênero”, considera Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

A vinheta “Direitos Iguais” está sendo veiculada pela TV Globo e pelas emissoras afiliadas, de 6 a 11 de março, em cadeia nacional durante a Semana das Mulheres.

Na Semana das Mulheres, Globo, ONU Mulheres e Fundo Elas fazem campanha pela igualdade de gênero/

Sobre o Dia Internacional das Mulheres – Em 1975, Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas celebraram pela primeira vez o Dia Internacional das Mulheres em 8 de março. Dois anos mais tarde, em dezembro de 1977, a Assembleia Geral adotou uma resolução que proclamava o Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional, que poderia ser celebrado pelos Estados-Membros em qualquer dia do ano, de acordo com as suas tradições históricas e nacionais.

A ideia do Dia Internacional das Mulheres se formou no final do século 20, em razão das atividades desenvolvidas pelos movimentos de trabalhadoras na América do Norte e na Europa.

Desde então, o Dia Internacional das Mulheres tem adquirido uma nova dimensão mundial para as mulheres tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. O crescimento do movimento internacional de mulheres, consolidado graças a quatro Conferências Mundiais da ONU sobre as Mulheres, contribuiu para tornar a celebração um ponto de encontro em torno da promoção dos direitos das mulheres e a sua participação nas esferas política e econômica.

Agora, mais do que nunca, o Dia Internacional das Mulheres é um momento de reflexão sobre os avanços alcançados, de apostar nas mudanças e de reconhecer os atos de valentia e decisão das mulheres, na atualidade, os quais têm desempenhado um papel extraordinário na história de seus países e comunidades.