• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

No Dia Internacional da Mulher, 10 grandes empresas brasileiras anunciam assinatura aos Princípios de Empoderamento das Mulheres.



11.03.2016


Fox time, Great Place toWork, IBM Brasil, Laboratórios Sabin, Magazine Luiza, Maquina & Cohn, Maurício de Sousa Produções, Natura, Nestlé e Telefônica

No Dia Internacional da Mulher, 10 grandes empresas brasileiras anunciam assinatura aos Princípios de Empoderamento das Mulheres./

ONU Mulheres, Pacto Global e novas empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres

Dez empresas brasileiras anunciaram, no Dia Internacional da Mulher, a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. A Fox time, Great Place toWork, IBM Brasil, Laboratórios Sabin, Magazine Luiza, Maquina & Cohn, Maurício de Sousa Produções, Natura, Nestlé e Telefônica tornam público seu compromisso com a igualdade de gênero e passam a ter acesso a uma rede de compartilhamento de informações, boas práticas e experiências de outras empresas ao redor do mundo. Com um total de 50 mil funcionários no Brasil, essas dez novas signatárias se somam a uma rede composta por 78 empresas no Brasil. 

O anúncio aconteceu durante evento realizado no dia 08 de março pela Associação Movimento Mulher 360 (MM 360), a revista Época, o Great Place to Work® (GPTW) e a ONU Mulheres. O evento reuniu lideranças do setor privado em São Paulo para discutir formas de implementar políticas e ações de igualdade de gênero internamente e em suas redes de valores.

Na oportunidade, foi lançada a Cartilha dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. A publicação é produto de uma parceria entre a ONU Mulheres e a Coca-Cola Brasil, que se uniram há três anos para mostrar que projetos que visam à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres trazem benefício para os negócios e para a sociedade. Para acessá-la, clique aqui.

Baseados em práticas empresariais reais, os Princípios de Empoderamento das Mulheres ajudam as empresas a adaptar as políticas e práticas existentes – ou estabelecer novas – para concretizar o empoderamento das mulheres e trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado, na cadeia de valor e na comunidade.

Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres.
Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres. Os sete princípios são:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Participação das mulheres em cargos de liderança – Durante o evento, o instituto Great Place to Work apresentou os resultados de sua pesquisa sobre a representação das mulheres nas empresas brasileiras. Ruy Shiozawa, CEO do Instituto, mostrou que, ainda hoje, as mulheres não ocupam nem um sexto das posições de chefia no Brasil, e destacou algumas das organizações que estão empenhadas em mudar esse quadro.

Este é o primeiro estudo do GPTW dedicado ao tema. A organização identificou as 20 melhores empresas para as mulheres – as quais foram homenageadas durante o evento em São Paulo.
Para mais informações: http://bit.ly/1SFRIdh

Donas da Rua – Na ocasião, a Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica de Sousa, lançou o projeto “Donas da Rua”, com o objetivo de encorajar meninas a serem fortes e lutarem por seus espaços desde a infância. Mônica de Sousa inspirou a criação da personagem dos quadrinhos pelo seu pai, Mauricio de Sousa. Há mais de 50 anos, a personagem Monica conquista e inspira meninas de todo o Brasil pela sua personalidade forte e autoconfiança.

“Desde sua criação, Mônica é um exemplo de que as meninas (e as mulheres) devem ter seu espaço garantido na sociedade sem aceitar nenhum tipo de maus-tratos ou violência. Com o projeto Donas da Rua queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio”, diz a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiradora da personagem, Mônica Sousa.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://bit.ly/DonasdaRua

 

No Dia Internacional da Mulher, 10 grandes empresas brasileiras anunciam assinatura aos Princípios de Empoderamento das Mulheres./