No Dia Internacional da Mulher, 10 grandes empresas brasileiras anunciam assinatura aos Princípios de Empoderamento das Mulheres.
11.03.2016
Fox time, Great Place toWork, IBM Brasil, Laboratórios Sabin, Magazine Luiza, Maquina & Cohn, Maurício de Sousa Produções, Natura, Nestlé e Telefônica
Dez empresas brasileiras anunciaram, no Dia Internacional da Mulher, a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. A Fox time, Great Place toWork, IBM Brasil, Laboratórios Sabin, Magazine Luiza, Maquina & Cohn, Maurício de Sousa Produções, Natura, Nestlé e Telefônica tornam público seu compromisso com a igualdade de gênero e passam a ter acesso a uma rede de compartilhamento de informações, boas práticas e experiências de outras empresas ao redor do mundo. Com um total de 50 mil funcionários no Brasil, essas dez novas signatárias se somam a uma rede composta por 78 empresas no Brasil.
O anúncio aconteceu durante evento realizado no dia 08 de março pela Associação Movimento Mulher 360 (MM 360), a revista Época, o Great Place to Work® (GPTW) e a ONU Mulheres. O evento reuniu lideranças do setor privado em São Paulo para discutir formas de implementar políticas e ações de igualdade de gênero internamente e em suas redes de valores.
Na oportunidade, foi lançada a Cartilha dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. A publicação é produto de uma parceria entre a ONU Mulheres e a Coca-Cola Brasil, que se uniram há três anos para mostrar que projetos que visam à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres trazem benefício para os negócios e para a sociedade. Para acessá-la, clique aqui.
Baseados em práticas empresariais reais, os Princípios de Empoderamento das Mulheres ajudam as empresas a adaptar as políticas e práticas existentes – ou estabelecer novas – para concretizar o empoderamento das mulheres e trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado, na cadeia de valor e na comunidade.
Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres.
Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres. Os sete princípios são:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Participação das mulheres em cargos de liderança – Durante o evento, o instituto Great Place to Work apresentou os resultados de sua pesquisa sobre a representação das mulheres nas empresas brasileiras. Ruy Shiozawa, CEO do Instituto, mostrou que, ainda hoje, as mulheres não ocupam nem um sexto das posições de chefia no Brasil, e destacou algumas das organizações que estão empenhadas em mudar esse quadro.
Este é o primeiro estudo do GPTW dedicado ao tema. A organização identificou as 20 melhores empresas para as mulheres – as quais foram homenageadas durante o evento em São Paulo.
Para mais informações: http://bit.ly/1SFRIdh
Donas da Rua – Na ocasião, a Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica de Sousa, lançou o projeto “Donas da Rua”, com o objetivo de encorajar meninas a serem fortes e lutarem por seus espaços desde a infância. Mônica de Sousa inspirou a criação da personagem dos quadrinhos pelo seu pai, Mauricio de Sousa. Há mais de 50 anos, a personagem Monica conquista e inspira meninas de todo o Brasil pela sua personalidade forte e autoconfiança.
“Desde sua criação, Mônica é um exemplo de que as meninas (e as mulheres) devem ter seu espaço garantido na sociedade sem aceitar nenhum tipo de maus-tratos ou violência. Com o projeto Donas da Rua queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio”, diz a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiradora da personagem, Mônica Sousa.
Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://bit.ly/DonasdaRua