• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

No Dia Laranja, ONU alerta para violência contra mulheres indígenas



25.04.2017



As Nações Unidas destacam a importância da educação para a prevenção da violência contra mulheres indígenas e ressaltam iniciativa do Estado Minas Gerais com conteúdos educativos para inclusão da temática no ambiente escolar

No Dia Laranja, ONU alerta para violência contra mulheres indígenas /

Célia Xakriabá em oficina para educadores na Semana de Arte ElesPorElas
Foto: Julia Salles/ONU Mulheres.

Celebrado a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano, culminando no 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O Dia Laranja integra a campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, lançada em 2008 pelas Nações Unidas com o objetivo de dar visibilidade e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência de gênero.

No mês de abril, a ONU ressalta globalmente o tema violência contra mulheres e meninas indígenas. Num contexto de defesa de territórios e exclusões sociais, as mulheres indígenas têm sido alvo de diferentes formas de violência baseada em gênero, que se acentuam na medida em que afirmam seu protagonismo político em defesa dos seus povos e seus direitos. Essa violência se expressa em estupros, exploração sexual, tráfico de pessoas e feminicídios, além das formas mais comuns de violência contra as mulheres como agressões, ameaças e violência doméstica e familiar.

Voz Mulheres Indígenas – O projeto Voz das Mulheres Indígenas, implementado pela ONU Mulheres em cooperação com a Embaixada da Noruega, tem fomentado o empoderamento, a mobilização social e a participação política de mulheres indígenas de mais de uma centena de etnias no Brasil. O projeto fortalece a atuação de mulheres indígenas em espaços de decisão dentro e fora de suas comunidades.

Ao apoiar a construção de espaços internos de tomada de decisão constituídos exclusivamente por mulheres indígenas, o projeto permitiu que, durante um ano e meio, um grupo de mulheres líderes coletassem informações em comunidades indígenas por todo o Brasil e constituíssem, pela primeira vez, uma pauta nacional comum das mulheres indígenas brasileiras.

O Voz das Mulheres Indígenas conta com 5 eixos temáticos: 1. violação dos direitos das mulheres indígenas (incluindo a violência contra mulheres e meninas); 2. empoderamento político; 3. direito à terra e processos de retomada; 4. direito à saúde, educação e segurança; e 5. tradições e diálogos intergeracionais.

No Dia Laranja, ONU alerta para violência contra mulheres indígenas /

Integrantes do Voz das Mulheres Indígenas no Acampamento Terra Livre, 2016, Brasília-DF
Foto: ONU Mulheres

As lideranças indígenas que integram o grupo ressaltam no tema do enfrentamento à violência contra as mulheres uma série de desafios, entre eles, a ausência de serviços especializados de atendimento a mulheres em situação de violência; o despreparo de agentes públicos no atendimento e acompanhamento das mulheres indígenas e a dificuldade do acesso à justiça, incluindo as barreiras culturais e linguísticas como a compreensão e uso da língua portuguesa.

No contexto educacional há outros desafios como a ausência de funcionários indígenas e bilingues nas escolas e universidades, a ausência de práticas e teorias indígenas nos currículos e de material didático adequado à diversidade cultural e linguística.

Educação pela prevenção da violência – No Brasil, onde se falam mais de 270 línguas indígenas e vivem mais de 300 povos indígenas, valorizar uma educação plural e multicultural é valorizar a diferença e construir formas mais respeitosas e plurais de viver e de se relacionar. A Lei 11.645/2008 inclui no currículo oficial da rede de ensino o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena e orienta que os conteúdos ministrados nas distintas disciplinas contemple esses temas, em especial, nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira.

A ONU Mulheres Brasil destaca que o direito à educação para meninas e mulheres indígenas deve ser promovido pelo Estado através das políticas de inclusão no sistema de educação básica e superior. Acesso à educação é também um dos principais meios de prevenção da violência contra mulheres e meninas. Para tanto recomenda que os currículos e práticas escolares incorporem as reflexões sobre gênero e etnia e considerem a diversidade cultural, geográfica, econômica, política e social das populações indígenas, historicamente excluídas na sociedade brasileira.

Dentre as iniciativas no Brasil que promovem os direitos indígenas na educação, a ONU destaca o Portal Escola Interativa, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que dispõe de uma série de materiais (livros digitais, cartilhas, áudios, vídeos), atividades e referências para profissionais de educação e interessados no tema.

O Portal Escola Interativa disponibiliza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, e outros conteúdos como jogos escolares indígenas, brincadeiras e danças.

Conteúdos relacionados:

19.04.2016 – Nota pública: ONU Mulheres alerta para violência contra mulheres indígenas e conclama garantia de direitos

18.03.2016 – Relatora Especial da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas recomenda maior documentação dos problemas enfrentados pelas mulheres indígenas do Brasil

30.12.2015 – “Enquanto eu não ver cada mulher falando por si, minha luta não acabou”, afirma a guarani nhandeva Andreia Lourenço

29.12.2015 – “Quando a gente pega o sabor da luta, a gente não quer parar mais”, afirma Iara Wassu Cocal

28.12.2015 – Entre a aldeia e a universidade, a terena Simone Amado é uma das articuladoras políticas indígenas no Centro-Oeste

23.12.2015 – Mulheres indígenas estão na luta pela terra e sofrem ameaças de madereiros

22.12.2015 – “O compromisso do Brasil tem que ser com os nossos direitos”, diz Sônia Guajajara, do movimento de mulheres indígenas