• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

No Dia Laranja, ONU Brasil aborda o tema violência de gênero na web e homenageia Lola Aronovich



25.10.2018


No #DiaLaranja, que acontece todo dia 25, Nações Unidas destacam, nas redes sociais, pessoas, cidades, escolas, universidades, empresas e outras instituições com atuação relevante para a prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas no Brasil

 

No Dia Laranja, ONU Brasil aborda o tema violência de gênero na web e homenageia Lola Aronovich/violencia contra as mulheres onu mulheres noticias igualdade de genero direitos humanos direitosdasmulheres dia laranja

Lola Aronovich é professora universitária e blogueira

Lola Aronovich é blogueira, professora universitária, defensora dos direitos das mulheres e vítima de violência na internet. Desde abril de 2018, em qualquer busca na internet, o nome dela é associado à Lei 13.642/2018, que alterou a Lei nº 10.446, de 8 de maio de 2002, para acrescentar atribuição à Polícia Federal no que concerne à investigação de crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógino, definidos como aqueles que propagam o ódio ou a aversão às mulheres. Proposto pela deputada federal Luizianne Lins, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, em dezembro de 2017, durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A violência na internet vivenciada por Lola Aronovich, argentina naturalizada brasileira e que vive no Ceará, é uma das que saiu do ambiente virtual e trouxe mudanças para a legislação brasileira e a segurança pública diante do volume e dos crimes cometidos contra as mulheres. Ela registrou 11 boletins de ocorrência e tem sido alvo de violência na internet há quase dez anos. “Teve quase 70 mil denúncias para a Safernet e a gente não tinha resposta da Polícia Federal. Finalmente, quando eles foram presos, em março de 2012, os dois principais autores desse site de ódio, todo mundo pensava que eles iriam sair no dia seguinte e que não tinha nada contra eles. Mas, eles ficaram presos durante um ano e três meses. Foram julgados e condenados”, conta.

Lola relata que após o cumprimento da pena, um dos autores teve reincidência. “Além de ameaças de morte para mim, ele ameaçou meu marido e minha mãe, uma senhora de 82 anos. São muitos ataques nesses últimos cinco anos”, afirma. A prevenção e o enfrentamento da violência na web esbarram no baixo reconhecimento da violência misógina na internet, que se dirige a grupos que defendem os direitos humanos. “Essa quadrilha misógina não só me atacava, mas outras pessoas no Brasil e fora do Brasil desde 2011. Eles lançaram um site de ameaça de morte a mulheres, a negros. Pregavam a legalização do estupro, o estupro corretivo para lésbicas e a pedofilia. Coisas horrorosas. Esse site de ódio viralizou. Era acessado em outros países e mudava de países”.

De acordo com Lola, a violência na web traz também à tona questões como oferta e qualidade de serviços públicos para atendimento às vítimas: 16 estados detêm delegacias especializadas. Contudo, a blogueira considera que os crimes de ódio ainda têm menos resolutividade em relação a outros crimes cibernéticos. “As delegacias estão mais voltadas a crimes patrimoniais, como fraudes de cartão de crédito, e pouco de crimes de ódio. Ainda não estão muito bem equipadas para lidar com esses problemas”. Nas delegacias para as mulheres, a violência cibernética também enfrenta barreiras. “ Em Fortaleza, a delegacia da mulher está sobrecarregada e só lida com temas de violência doméstica”.

Lola faz parte do programa de proteção de defensores de direitos humanos do governo brasileiro. “Com a influência dele, consegui marcar reunião no Ministério Público, com o secretário de Segurança do Estado, o que gerou inquérito baseado em cinco horas de depoimento na delegacia da mulher, o qual foi remetido para a Polícia Federal”.

Diante de todas as violências por que tem passado, Lola considera que hoje está em segurança com a punição dos criminosos. “Eu comecei o blog com 40 anos, agora estou com 51. Talvez eu tenha maturidade maior para lidar com as ameaças e as ofensas que são diárias. E também tenho recebido muito carinho de parentes, leitoras e leitores e comunidade imensa na internet. Foram mais de 200 palestras, nos últimos seis anos, apesar de divergências, as pessoas apresentam seus argumentos com educação. É um debate civilizado quando ocorre. Muita gente é covarde e se esconde atrás do anonimato da internet para fazer o que quiser”.

Sobre a Lei 13.642/2018, Lola espera que o caráter preventivo seja a tônica para impedir a ocorrência dos crimes. “A gente está com a Lei Lola para que as pessoas, principalmente os misóginos, pensem duas vezes antes de atacar e ameaçar uma mulher e entender que a internet não é uma terra sem ninguém”, declara.

#DiaLaranja pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas – Celebrado a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja Pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano, culminando no 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. #UseLaranja todo dia 25.

O Dia Laranja integra a campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, lançada, em 2008, com o objetivo de dar visibilidade e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência de gênero.