• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Nos Jogos Escolares da Juventude, Uma Vitória Leva à Outra fará oficinas para estudantes e professores de João Pessoa sobre empoderamento de meninas pelo esporte



11.11.2016


Legado olímpico e paralímpico chega a escolas da rede municipal de João Pessoa, com transferência de metologia para 15 professoras e professores de Educação Física. Programa é resultado de parceria entre a ONU Mulheres, o Comitê Olímpico Internacional (COI), a ONG Women Win e o Comitê Olímpico do Brasil (COB)

De 14 a 17 de novembro, a ONU Mulheres e a ONG Women Win farão oficinas do programa Uma Vitória Leva à Outra para 150 crianças, entre sete e 12 anos, e 15 professoras e professores de Educação Física da rede municipal de João Pessoa. Realizado em parceria com o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Olímpico do Brasil, com o apoio da Loteria Sueca e da marca Always, o programa está sendo implementado no Rio de Janeiro como parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Depois do Rio de Janeiro, a Paraíba é o primeiro estado a receber a metodologia de Uma Vitória Leva à Outra, que tem como objetivo criar espaços seguros para que meninas possam praticar esportes, se conhecer melhor e adquirir habilidades para a vida. O programa foi adaptado para a realidade brasileira e se baseia em atividades esportivas para meninas, promovidas em outros 25 países pela ONG Women Win, com parceiros locais.

Durante os Jogos Escolares da Juventude serão desenvolvidas atividades lúdicas esportivas sobre empoderamento de meninas, igualdade de gênero e direitos humanos. As dinâmicas acontecerão no Espaço de Convivência durante as visitas das escolas municipais, programadas entre 15h30 e 16h30. Serão realizadas diversas dinâmicas, entre elas: Meninos e Meninas, Caminho da Paz, Meus Direitos, Relacionamentos Saudáveis e Telefone Sem Fio.

As atividades são voltadas à comunicação interpessoal, questões de gênero, identificação dos serviços e recursos disponíveis para meninas e mulheres nas cidades, relações de poder, incentivo à liderança positiva, resolução de conflitos e apoio entre amigas e amigos. Enquanto as crianças se divertem, as professoras e professores de Educação Física aprenderão a metodologia sobre como replicar as atividades com suas turmas. No final da visita, as educadoras e educadores receberão os conteúdos dos jogos e currículo completo do programa Uma Vitória Leva à Outra.

Parceria ONU Mulheres e COI
– Além do programa Uma Vitória Leva à Outra, o COI é parceiro da ONU Mulheres na defesa dos direitos das mulheres. Em 2015, os Jogos Escolares da Juventude realizaram a mostra Pequim+20 em Graffitti sobre a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim em favor do empoderamento de mulheres e meninas. Naquele ano, o presidente do COI, Thomas Balch, fez a adesão ao movimento ElesPorElas (HeForShe), assumindo compromisso pessoal e junto à comunidade esportiva para com o empoderamento das mulheres.

Jogos Escolares da Juventude
– Entre 10 e 19 de novembro, mais de 3.900 atletas de 15 a 17 anos se reunirão na cidade paraibana para a segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, a competição terá a disputa de 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Anualmente, os Jogos Escolares contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil.

Oficinas do programa “Uma Vitória Leva à Outra” nos Jogos Escolares da Juventude
Data: 14 a 17 de novembro de 2016
Horário: das 15h30 às 16h30
Local: Av. Cabo Branco, 4630 – João Pessoa/PB
Participação: restrita às escolas municipais visitantes
Fonte para a imprensa:
Thays Prado, coordenadora do programa Uma Vitória Leva à Outra – 21 99951-4964