• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Nota de pesar pelo falecimento da professora universitária Mireya Suarez



09.05.2019


 

Nota de pesar pelo falecimento da professora universitária Mireya Suarez/onu mulheres noticias igualdade de genero direitos humanos direitosdasmulheres

Professora Mireya Suarez era panamenha e faleceu, no último 7 de maio, aos 80 anos, em Brasília

 

A ONU Mulheres Brasil manifesta pesar pelo falecimento de Mireya Suarez, professora aposentada do Departamento de Antropologia da UnB (Universidade de Brasília), ocorrido em 7 de maio de 2019, em Brasília. Apresenta condolências para familiares, amigas e amigos.

A acadêmica foi colaboradora do UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher, uma das instâncias que originou a ONU Mulheres) nas áreas de gênero e migrações.

Como professora e pesquisadora, Mireya Suarez distinguiu-se pela produção de sólidos estudos sobre gênero e direitos das mulheres, colaborando significativamente para a composição e a consolidação do campo teórico feminista no país e a formação de gerações de pesquisadoras, pesquisadores e ativistas. Na UnB, atuou pela reconstrução do Núcleo de Estudos Antropológicos e pela fundação do Nepem (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher).

Por sua intensa produção acadêmica com foco na antropologia e em estudos feministas, Mireya Suarez deixa um legado teórico a ser valorizado não somente no Brasil ou no Panamá, país natal, mas para os demais países da América Latina e gerações de pesquisadoras e pesquisadores de todo o mundo.

Ana Carolina Querino
Representante interina da ONU Mulheres Brasil