• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Nota pública da ONU Mulheres em solidariedade à Kenia Maria, defensora dos Direitos das Mulheres Negras, e à atriz Gabriela Dias e contra a violência de gênero e o racismo



02.03.2018


 

Nota pública da ONU Mulheres em solidariedade à Kenia Maria, defensora dos Direitos das Mulheres Negras, e à atriz Gabriela Dias e contra a violência de gênero e o racismo/vidas negras planeta 50 50 onu mulheres noticias igualdade de genero direitosdasmulheres decada afro

A ONU Mulheres Brasil se solidariza com Kenia Maria, defensora dos Direitos das Mulheres da entidade, e Gabriela Dias, atriz e filha da defensora, as quais foram alvo de violência de gênero e racismo na quarta-feira (28/2), no Rio de Janeiro, por ação de turista.

São inaceitáveis os ataques dirigidos à Kenia Maria e Gabriela Dias, os quais evidenciam, às vésperas do Dia Internacional das Mulheres, os tipos de violência sexista e racista a que as afro-brasileiras estão expostas. O racismo e o machismo são veementemente repudiados pela ONU Mulheres, sendo alvo do trabalho cotidiano da organização para transformações estruturais voltadas à eliminação de tais práticas.

Como defensora da ONU Mulheres Brasil, Kenia Maria atua sistematicamente para a conscientização pública sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Durante o carnaval 2018, Kenia apoiou campanhas contra o assédio. A defensora exerce o seu voluntariado com afinco para a sensibilização da sociedade brasileira contra o racismo e a violação de direitos das mulheres negras em favor do alcance das demandas da Marcha das Mulheres Negras e em diálogo com ativistas integradas ao Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030, parceiro da ONU Mulheres. Ademais, é uma das voluntárias da campanha Vidas Negras da ONU pelo fim da violência contra a juventude negra.

No Mês das Mulheres, conclamamos a sociedade brasileira, empresas e instituições públicas para tolerância zero à violência contra as mulheres, especialmente as mulheres negras pela vulnerabilidade de violências racistas e sexistas.

Nadine Gasman
Representante da ONU Mulheres Brasil