• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Brasil e governo brasileiro comemoram o Dia Internacional da Juventude com debate sobre direitos da população jovem



11.08.2015


ONU Brasil e governo brasileiro comemoram o Dia Internacional da Juventude com debate sobre direitos da população jovem/

Discussão sobre o Estatuto da Juventude e intervenções artístico-culturais fazem parte das atividades de comemoração

Transmissão ao vivo pelo site: www.unfpa.org.brwww.juventude.gov.br

Acesse aqui o Estatuto da Juventude

 

Na próxima quarta-feira (12) o mundo celebra o Dia Internacional da Juventude. Como parte das comemorações, o Grupo Assessor sobre Juventude do Sistema ONU no Brasil – formado por agências do Sistema, pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) – realiza, em Brasília, o seminário “Da Lei à Prática: 2 anos do Estatuto da Juventude e Caminhos para a sua Implementação”. O encontro terá um espaço para o debate sobre a efetivação e ampliação dos direitos das e dos jovens do país e como garantir o investimento na população jovem. O Estatuto da Juventude, que completa dois anos em agosto de 2015, determina os direitos das e dos jovens que devem ser garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro.

Este será um momento de encontro e debate entre referências na promoção da pauta da juventude. O seminário terá um formato “Talk Show” e contará com a presença do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek; do Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina; do Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif; da Diretora de Políticas de Educação para a Juventude do Ministério da Educação, Cláudia Veloso Guimarães; do conselheiro CONJUVE e representante do coletivo Enegrecer, Walmir Junior; além de representações do Ministério da Cultura, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério do Trabalho e Emprego. Jovens de todo o país representantes de diversas redes e coletivos deverão compor a plateia e fazer as intervenções sobre expectativas e desafios relacionados ao Estatuto.

Dificilmente progressos sociais e econômicos poderão ser alcançados nos próximos anos sem os investimentos certos na maior população jovem da história: no mundo, são mais de 1.8 bilhão de pessoas jovens, e no Brasil esse número ultrapassa 52 milhões. A quantidade sem precedentes de jovens no país e no mundo proporciona um momento histórico único, que precisa ser aproveitado para o alcance do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E para que essa população possa transformar as suas realidades atuais e o destino de seus países, é crucial que as leis e as políticas públicas nacionais estejam orientadas para fortalecer suas trajetórias.

Intervenções artístico-culturais – A expressão e força da linguagem hip hop para a garantia dos direitos da população jovem do país serão valorizadas durante a comemoração do Dia Internacional da Juventude. A partir das 9h, o coletivo Ruas inicia uma intervenção artístico-cultural com a preparação de uma obra em grafite sobre os 11 eixos do Estatuto da Juventude. O painel grafitado, que será lançado após o “Talk Show”, é uma doação do Sistema das Nações Unidas ao governo brasileiro como um marco da celebração do Dia Internacional da Juventude de 2015.

Durante o seminário, o coletivo fará intervenções com dança e batalhas de MCs.

Dia Internacional da Juventude – Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 12 de Agosto como Dia Internacional da Juventude. A celebração tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude. Para as Nações Unidas, a juventude é uma força de transformação e deve desempenhar um papel fundamental no processo de construção do desenvolvimento sustentável.

Grupo Assessor sobre Juventude – O Grupo Assessor do Sistema ONU sobre Juventude é composto por dez organismos das Nações Unidas no Brasil (UNFPA, PNUD, UNICEF, UNESCO, ONU Mulheres, UNODC, OIT, UNAIDS, ONU-Habitat e UNV), pela Secretaria Nacional da Juventude e por organizações da sociedade civil representadas pelo CONJUVE.

 

Seminário “Da Lei à Prática: 2 anos do Estatuto da Juventude e Caminhos para a sua Implementação”
Data: 12 de agosto de 2015
Local: Memorial Darcy Ribeiro (Auditório Beijódromo), Universidade de Brasília, Gleba A – Reitoria, Brasília (DF)

09h às 14h – Intervenção artístico-cultural – execução de painéis em grafite pelo coletivo Ruas
14h – Abertura Oficial do Seminário
14h30 – “Talk Show” com a presença do Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek; do Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina; do Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Gabriel; do conselheiro CONJUVE e representante do coletivo Enegrecer, Walmir Junior; além de representações do Ministério da Cultura, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério do Trabalho e Emprego.
17h15 – Lançamento do painel “Juventudes” e entrega formal para o governo brasileiro.